Gentoo Logo

Manual do Gentoo

Conteúdo:

1.  O trabalho do Manual do Gentoo

Línguas disponíveis

O Manual do Gentoo está disponível nas seguintes línguas:

Alemão | Checo | Chinês tradicional | Espanhol | Francês | Inglês | Italiano | Japonês | Polonês | Português do Brasil | Romeno | Russo

Introdução

Bem-vindos à página do Manual do Gentoo. Esta página dará a você algumas explicações sobre o Manual do Gentoo e deve responder a maioria de suas dúvidas sobre o manual. Iremos falar sobre as idéias por trás do manual, seu andamento atual, os planos futuros, como relatar bugs, etc...

2.  Veja o Manual

Formato Descrição Links
HTML Última versão, uma página por capítulo, perfeito para ver online x86, sparc, amd64, ppc, ppc64, alpha, hppa, mips
HTML Última versão, tudo numa página x86, sparc, amd64, ppc, ppc64, alpha, hppa, mips
HTML Última versão, tudo numa página, versão para impressão x86, sparc, amd64, ppc, ppc64, alpha, hppa, mips
HTML 2006.0 Instruções específicas para instalação sem rede Manuais do Gentoo 2006.0

Nós também temos manuais específicos para cada lançamento que incluem instruções de instalação sem rede usando os CDs lançados. Se você estiver interessado em fazer uma instalação sem rede, por favor consulte o Manual do Gentoo Linux 2006.0 para sua arquitetura.

Lançamentos históricos

Por razões históricas nós também mantemos as versões dos manuais de lançamentos antigos (desde 2005.0 para a versão em português). Versões para impressão de páginas individuais podem ser alcançadas através do link "Imprimir" no canto direito superior. Para ter uma versão com tudo em uma só página, adicione ?full=1 à URL.

Aviso: Estes manuais não recebem manutenção.

Lançamento Arquiteturas
2005.0 alpha, amd64, hppa, ppc, sparc, x86
2005.1 alpha, amd64, hppa, ppc, ppc64, sparc, x86

3.  Informações sobre o manual

Objetivo

O objetivo do Manual do Gentoo é criar um documento completo que descreva cada aspecto possível do Gentoo Linux. Ele combina guias já existentes em um livro consistente de maneira que o mesmo documento seja usado para qualquer arquitetura possível, qualquer instalação, qualquer usuário. Isto não só torna mais fácil mantê-lo, mas também para que os usuários vejam que as diferenças são poucas, e que outras arquiteturas não pareçam ser entidades separadas.

Também nos permite dar mais exemplos e explicar melhor alguns pontos mais difíceis. Não somos mais forçados a escrever toda a documentação em uma única página, fazendo a leitura da documentação mais suave.

Andamento

Neste momento, a quarta parte sobre Configuração de rede do Gentoo está completa e oficialmente disponível. Esta parte contém uma coberta profunda da opções de configuração rede para o baselayout agora estável.

Se você está interessado no desenvolvimento do Manual, por favor use a lista de e-mails gentoo-doc para estes assuntos, ou envie um e-mail diretamente para Sven Vermeulen.

Relatando bugs e pedidos de melhorias

Se você encontrar um bug no manual, por favor visite nosso Gentoo Linux Bugzilla e crie um bug para Docs-user, Componente Handbook.

4.  Perguntas mais freqüentes

Não seria possível ter um manual gerado automaticamente para cada escolha?

Tudo é possível, mas optamos por não fazer isso por várias razões.

Manter o guia seria muito mais difícil. Nós não teríamos que mapear os relatos de bugs para certas decisões (nem todos os relatos de bug nos diriam qual escolha foi feita antes), mas seria mais difícil escrever o guia: teríamos que prestar mais atenção para a linha no manual, a consistência, etc...

De qualquer forma, nós, atualmente, somente temos uma versão online, outros formatos estão sendo desenvolvidos, como versões em PDF. Se criarmos um PDF para cada arquitetura e opção, teríamos que fornecer vários PDFs em que somente algumas seções diferem. Estamos falando de um desperdício de recursos :).

As escolhas que os usuários fazem são feitas em lugares diferente. Isto tornaria ainda mais difícil para o usuário imprimir o manual -- nós teríamos que primeiro informá-lo de todas as opções possíveis antes que ele possa começar, provavelmente assustando o usuário.

A parte sobre "Instalando o Gentoo" não é a única parte do Manual do Gentoo. Ela é a primeira, mas todas as partes seguintes são independentes das escolhas que o usuário fez. Criar o manual dinamicamente somente para as instruções de instalação seria perda de tempo.

Sem separar as instruções para cada opção possível, o usuário pode ver os resultados das outras escolhas facilmente. Isto fornece uma melhor visão das instruções de instalação para o usuário.

Não consigo encontrar informações sobre o stage1 no Manual do Gentoo

Instruções de instalação usando uma tarball de stage1 ou stage2 estão agora disponíveis nas Perguntas mais freqüentes. Uma instalação de stage3 é a única instalação atualmente suportada.

Eu não concordo com ...

Por favor relate sua idéia; não concordar sem nos fornecer informações construtivas não ajuda a situação. A documentação é feita para a comunidade, então um retorno da comunidade é bastante apreciado.

De qualquer forma, você deve saber que a maioria das decisões feitas durante o desenvolvimento da documentação é baseado em um modelo de consenso. É impossível escrever/estruturar uma documentação de maneira que todos fiquem satisfeitos. Você deve ser capaz de aceitar um "Não" sabendo que acreditamos que a implementação atual agrada a maioria das pessoas.



Imprimir

Atualizado 27 de fevereiro de 2006

A versão original deste documento foi atualizada em 17 de agosto de 2014

Resumo: O Manual do Gentoo é um trabalho para centralizar a documentação em um manual completo. Este manual contém as instruções para instalação via Internet e partes sobre como trabalhar com o Gentoo e com o Portage.

Sven Vermeulen
Autor

Enderson Maia
Tradutor Responsável

Marcelo Góes
Tradutor

Eduardo Magalhães
Tradutor

Marcelo Azambuja
Tradutor

Marcos Vinicius Buzo
Tradutor

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.