Gentoo Logo

Aviso : Este documento não é válido e não é mais mantido.


Guia básico do nano

1.  Básico do nano

Propósito

Este guia foi escrito para cobrir as operações básicas do nano, e é feito para ser bem conciso. Para mais informações sobre o nano veja:

http://www.nano-editor.org

Abrindo e criando arquivos

Abrir e criar arquivos é fácil com o nano, simplesmente digite:

Listagem de código 1.1: Criando ou abrindo um arquivo

# nano nomedoarquivo

O nano é um editor sem modos, então você pode começar a inserir texto imediatamente. Se você estiver editando um arquivo de configuração como /etc/fstab use a opção -w, por exemplo:

Listagem de código 1.2: Desativar quebra de linhas

# nano -w /etc/fstab

Aviso: É muito, muito importante que você use a opção -w quando abrir um arquivo de configuração. Não fazer isso pode impedir que seu sistema carregue e outras coisas ruins.

Salvando e saindo

Se você quiser salvar as mudanças que você fez, aperte Ctrl+O. Para sair do nano, digite Ctrl+X. Se você pedir para o nano sair de um arquivo modificado, ele irá perguntar se você quer salvá-lo. Aperte N se você não quiser, ou Y se você quiser. Ele irá então pedir um nome de arquivo. Digite-o e aperte Enter.

Se você acidentalmente confirmou que você quer salvar o arquivo, mas na verdade você não quer, você sempre pode cancelar apertando Ctrl+C quando um nome de arquivo for pedido.

Recortando e colando

Para cortar uma única linha, você usa Ctrl+K (segure Ctrl e então aperte K). A linha desaparece. Para colá-la, você simplesmente move o cursor para onde você quer colar e aperta Ctrl+U. A linha reaparece. Para mover múltiplas linhas, simplesmente corte-as com vários Ctrl+Ks em seqüência, e cole-as com um único Ctrl+U. O parágrafo inteiro reaparece onde você quiser.

Se você precisa de um controle mais fino, você precisa marcar o texto. Mova o cursor para o começo do texto que você quer cortar. Aperte Ctrl+6 (ou Alt+A). Agora mova seu cursor até o final do texto que você quer cortar: o texto marcado fica em destaque. Se você precisar cancelar a marcação do texto, simplesmente aperte Ctrl+6 novamente. Aperte Ctrl+K para cortar o texto marcado. Use Ctrl+U para colá-lo.

Procurando texto

Procurar uma expressão é fácil contanto que você pense em "WhereIs" ao invés de "Search". Simplesmente aperte Ctrl+W e digite a expressão a ser buscada. Para procurar o mesmo texto novamente, aperte Alt+W.

Nota: Nos textos de ajuda do nano a tecla Ctrl é representada por um chapéu (^), portanto Ctrl+W é visto como ^W, e assim em diante. A tecla Alt é representada por um M (de "Meta"), portanto Alt+W é visto como M-W.

Mais opções

Se você estiver interessado em configurar o nano, certifique-se de ler o /etc/nanorc.

Terminando

É isso! Obrigado ao kiyose e quazion do #gentoo. Novamente, para mais informações sobre o nano veja: http://www.nano-editor.org



Imprimir

Atualizado 5 de janeiro de 2006

A versão original desta tradução não é mais mantida

Resumo: Este guia tem a intenção de ser uma simples introdução ao nano. Irá ajudá-lo a se familiarizar rapidamente com sua operação básica.

Sherman Boyd
Editor da documentação do Gentoo

Sven Vermeulen
Editor

Marcelo Góes
Tradutor

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.