Gentoo Logo

Aviso : Este documento não é válido e não é mais mantido.


Executando NX on Gentoo Linux

Conteúdo:

1.  Introdução

O que é NX?

NX é uma solução cliente/servidor para conexões ao seu desktop X11 a partir de outra máquina. Está é a versão UNIX equivalente ao Microsoft Terminal Services e Remote Desktop Connection (Conexão de Área de Trabalho Remota). O servidor está disponível para algumas distribuições Linux, e também para outras plataformas UNIX. O cliente está disponível para todas as plataformas acima, e para Microsoft Windows.

Uma das grandes vantagens do NX é seu suporte interno de compressão. Isto torna possível acessar remotamente seu desktop X11 sobre links de pouca largura de banda (802.11 WiFi, cabo e banda larga, e links via satelite) com pouca ou nenhuma perda de performance. Se quiser verificar, NoMachine oferece acesso remoto para seu servidor de Test Drive, de modo que possa testar antes de comprar.

A última versão do NX - atualmente em fase beta - permitirá a você reconectar a uma prévia sessão NX utilizada. Pense em um screen -rd para X11, e saberá do que se trata. (E desculpe-me se você não conhece o screen ;-)

Obtendo uma Licença NX

NX é um produto comercial. Para usar o Servidor NX no Gentoo Linux, deve primeiro comprar uma licença NX Server em http://www.nomachine.com. O cliente NX pode ser instalado e utilizado sem uma licença.

Existem 3 versões diferentes de NX Server disponíveis: personal, small business edition, e enterprise. A única diferença que eu conheço entre as diferentes edições é o número de usuários que cada edição suporta. Por favor tenha certeza que está comprando uma licença para a edição correta!

Quando comprar sua licença, você será questionado sobre para qual sistema operacional está comprando. Infelizmente, o site NoMachine não lista o Gentoo Linux como uma opção. Por favor compre uma licença para 'Redhat 9.0'. Usamos os binários do NX 'RedHat 9.0' no Gentoo Linux.

Importante: Não é necessário baixar nenhum software do site NoMachine. Portage fará isso para você quando usar o emerge.

Plataformas Suportadas

Até o momento, NX está disponível somente para a plataforma x86. Usuários de amd64 e ia32 podem ter sucesso também, mas como eu não tenho nenhuma dessas plataformas de hardware, não posso testar ou dar suporte NX para elas agora. Caso alguém queira doar um hardware ia32 ou amd64 para me ajudar a dar suporte NX nessas plataformas, por favor entre em contato por email.

Agradecimentos

Tenho que agradecer a Gian Filippo Pinzari e todo o grupo NoMachine por eles me ajudarem e darem suporte para levar NX para o Gentoo Linux.

Para ser claro: Não sou empregado da NoMachine, e não estive ligado a companhia em nenhum momento. Sou simplesmente um consumidor muito satisfeito. Muito do meu trabalho no Gentoo é feito através do NX, então para mim ele é um dos pacotes mais importantes que vejo após o Gentoo Linux.

2.  NX Server

Escolhendo a Edição Correta

Antes de instalar o NX Server no Gentoo Linux, por favor tenha certeza de ter escolhido a edição correta para você ou sua organização. Você deve ter recebido um arquivo de chave de licença quando comprou sua licença. Pegue a chave - você precisará dela em breve.

Instalando o NX Server

Existem três diferentes ebuilds no Portage, um para cada tipo de edição diferente do NX Server. Para instalar a edição correta, por favor execute um dos seguintes comandos:

Listagem de código 2.1: Instalando o NX Server

(para NX Server Personal Edition)
# emerge -u nxserver-personal
(para NX Server Small Business Edition)
# emerge -u nxserver-business
(para NX Server Enterprise Edition)
# emerge -u nxserver-enterprise

Importante: Tenha certeza que instalou a edição correta do NX Server. A chave de licença que comprou somente irá funcionar com a edição correspondente do NX Server!

O Portage irá automaticamente baixar, compilar e instalar o NX Server e todas as suas dependências. Quando o Portage tiver terminado, se existir uma mensagem na tela explicando alguma configuração manual, você terá que fazê-la para completar a instalação.

Nota: Quando instalar o NX Server, o Portage irá automaticamente instalar o NX Client para você também. NX Server precisa dos arquivos instalados pelo NX Client. Se remover manualmente o NX Client no futuro, sua instalação do NX Server não irá mais funcionar.

Executando NX Server

Por favor consulte a documentação no site NoMachine.

Atualizando NX Server

Se quiser atualizar de uma versão anterior da mesma edição do NX Server, simplesmente execute:

Listagem de código 2.2: Atualizando NX Server

(para NX Server Personal Edition)
# emerge -u nxserver-personal
(para NX Server Small Business Edition)
# emerge -u nxserver-business
(para NX Server Enterprise Edition)
# emerge -u nxserver-enterprise

O Portage irá automaticamente baixar e instalar a última versão disponível da sua edição do NX Server para você. Se para terminar a instalação existirem alguns passos onde será necessária configuração manual, o Portage exibirá uma mensagem lhe dizendo o que é necessário fazer.

Migrando para uma Edição diferente do NX Server

Se desejar mudar para uma outra versão do NX Server (por exemplo, da Personal para Small Business), por favor execute os seguintes comandos:

Listagem de código 2.3: Atualizando para outra edição

rm -f /usr/portage/distfiles/nxserver*.rpm
emerge -C nxserver-personal
emerge -u nxserver-business

O passo rm -f é necessário pois NoMachine usa nomes de arquivos idênticos para os RPMs de cada edição do NX Server. Infelizmente, apesar dos nomes dos arquivos serem os mesmos, os conteúdos dos arquivos não são. Este método incomum não é compatível com o suporte a checksum do Portage (e logo, a assinatura do pacote). Se não usar rm -f no seu velho arquivo RPM do NX Server, serão exibidas mensagens de erro do Portage.

Reportando Bugs sobre NX Server

Você pode reportar bugs sobre NX Server no Gentoo Linux para nosso sistema de bug-tracking. Se o bug for no próprio NX, ao invés do Gentoo Linux, podemos reportar o bug repassando para NoMachine para você.

3.  NX Client

Instalando NX Client

Não importa qual edição do NX Server escolheu, NX Client pode "falar" com todas. Para instalar NX Client, por favor execute estes comandos:

Listagem de código 3.1: Instalando o cliente

# emerge -u nxclient
# env-update
# source /etc/profile

O Portage irá automaticamente baixar, compilar e instalar o NX Client e todas as suas dependências. Quando o portage tiver terminado, se existir uma mensagem na tela explicando alguma configuração manual, você terá que fazê-la para completar a instalação.

Os binários do NX Client estão em /usr/NX/bin. O Portage automaticamente adiciona este diretório ao seu PATH.

Usando NX Client

Para usar o NX Client no Gentoo simplesmente execute este comando no seu xterm favorito:

Listagem de código 3.2: Executando o cliente

# nxclient

A caixa de diálogo exibida deve ser auto-explicativa. Se necessitar de alguma ajuda adicional, por favor consulte a documentação no site NoMachine.



Imprimir

Atualizado 7 de julho de 2004

A versão original desta tradução não é mais mantida

Resumo: Este guia mostra como instalar e atualizar os produtos cliente e servidor NoMachine NX.

Stuart Herbert
Autor

Luiz Silva
Tradutor

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.