Gentoo Logo
Gentoo Spaceship

Get Started
Gentoo Handbook
Downloads

News
Security Announcements
Calendar
Infrastructure Status

Documentation
Gentoo Handbook
Featured Documentation
IBM dW/Intel article archive

Get Gentoo
Downloads
Mirrors

Community
Discussion Forums
IRC Channels
Mailing Lists
Report Issues
Planet (Blogs)
Online Package Database
Wiki
Contact Us
Sponsors

Get Involved
Report Issues
Help Wanted
Help maintaining packages
Discussion Forums
IRC Channels
Mailing Lists
Become a Developer
Offer Resources
Enhancement Proposals (GLEPs)
Source Repositories
Developer's Manual

Other
Developer List
Developer Map
Gentoo Stores
Projects

About
About Gentoo
Philosophy
Social Contract
Name and Logo Guidelines
Logos and themes
Screenshots




1.  Contrato Social do Gentoo

Sobre o Contrato Social do Gentoo

Este contrato social tem a intenção de descrever claramente as políticas gerais de desenvolvimento e padrões para o time de desenvolvimento do projeto do Gentoo. Partes deste documento foram derivadas do Contrato Social do Debian. É em geral muito similar, com a exceção de que certas partes foram esclarecidas e aumentadas, enquanto outras partes foram consideradas redundantes e removidas. Comentários são bem-vindos. Por favor, envie-os para nossa lista de discussão, gentoo-dev@gentoo.org.

O que é o Gentoo?

O Gentoo em si é uma coleção de conhecimento livre. Conhecimento neste contexto pode ser definido como documentação e meta-dados com conceitos ou domínios relevantes a sistemas operacionais e seus componentes, bem como software livre contribuído por vários desenvolvedores para o projeto do Gentoo.

Gentoo, o sistema operacional, é derivado da base conceitual de conhecimento descrita acima. Uma sistema operacional do Gentoo deve satisfazer o requerimento de auto hospedagem. Em outras palavras, o sistema operacional deve ser capaz de se construir do zero usando as ferramentas e meta-dados já mencionados. Se um produto associado com um projeto oficial do Gentoo não satisfizer estes requisitos, o produto não se qualifica como um sistema operacional do Gentoo.

Uma lista oficial de projetos do Gentoo está listada na Meta-estrutura do Gentoo. Um projeto do Gentoo não precisa produzir um sistema operacional do Gentoo para ser oficialmente reconhecido.

Gentoo é e permanecerá Software Livre

Nós lançaremos nossas contribuições ao Gentoo como software livre, meta-dados ou documentação, sob a GNU General Public License version 2 (ou mais recente, à nossa discrição) ou sob a Creative Commons - Attribution / Share Alike version 2 (ou mais recente, à nossa discrição). Quaisquer contribuições externas para o Gentoo (na forma de fontes livremente distribuíveis, binários, meta-dados ou documentação) podem ser incorporadas no Gentoo contanto que estejamos dentro da lei. No entanto, o Gentoo nunca irá depender de software ou meta-dados a menos que esteja de acordo com a GNU General Public License, a GNU Lesser General Public License, a Creative Commons - Attribution/Share Alike ou alguma outra licença aprovada pela Open Source Initiative (OSI).

Nota: Nós estamos considerando expandir a cláusula acima para exigir que todos componentes centrais do Gentoo devem estar de acordo com uma licença aprovada tanto pela OSI quanto pela Free Software Foundation (FSF).

Nós iremos colaborar com a comunidade de Software Livre

Nós iremos estabelecer relações com autores de Software Livre e colaborar com eles quando possível. Iremos enviar consertos de bugs, melhorias, pedidos de usuários, etc. para os desenvolvedores "upstream" do software incluído em nosso sistema. Nós também iremos documentar claramente nossas contribuições para o Gentoo bem como quaisquer melhorias ou mudanças que nós fizermos a fontes externas usadas pelo Gentoo (tanto na forma de patches, "truques de sed" ou outra forma). Nós reconhecemos que nossas melhorias e mudanças significam muito mais para a comunidade de Software Livre maior se forem claramente documentadas e explicadas, já que nem todos têm tempo ou habilidade de entender as mudanças literais contidas nos próprios patches ou truques.

Não iremos esconder problemas

Nós manteremos nosso banco de dados de relatos de bugs aberto ao público a qualquer hora; relatórios que usuários arquivarem online estarão imediatamente visíveis a outros.

Exceções são feitas quando recebermos informações relacionadas a segurança ou relações de desenvolvedores com o pedido de não publicar até certa data.



Atualizado 17 de setembro de 2005

A versão original deste documento foi atualizada em 30 de abril de 2006

Resumo: Este documento contém um compromisso com a comunidade do Gentoo sobre a liberdade do software do Gentoo, a abertura do processo de desenvolvimento e o feedback que nós damos para a comunidade de software livre.

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.