Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 6 de janeiro de 2003

Content:

1.  Noticias Gentoo

Resumo

Inicie o Ano Novo fazendo uma doação para o Projeto Gentoo Linux

Entramos em um Novo Ano, nós convidamos todas as pessoas que foram beneficiadas com o uso do Gentoo Linux a fazer uma doação para o Projeto Gentoo. àatravés de sua generosa doação que o Projeto Gentoo poderá estar presente no próximo LinuxWorld Expo. Doaçoes também ajudam a manter outros esforços, como patrocinar os desenvolvedores para que eles possam trabalhar em tempo integral para o Gentoo Linux. Doações podem ser feitas através de PayPal ou cheques (via Correios é possível mandar vale postal internacional).

Adicionalmente, se sua companhia estiver interessada em patrocinar o projeto de software livre Gentoo Linux através de doações mensais, por favor mande um e-mail diretamente para Daniel Robbins. Entre outras coisas, contribuições corporativas permitem os desenvolvedores Gentoo trabalhar em tempo integral para o Gentoo Linux.

Novo Guia Gentoo de Prelinking (Pré-ligação)

Um novo Gentoo Linux Prelinking Guide foi postado. Pré ligações podem cortar o tempo de inicio de aplicativos, especialmente os maiores como o KDE e o Gnome, em 50% ou até mais. Muitos usuários do Mandrake e do HedHat tem cantado as vantagens do prelinking e seus efeitos sobre o desempenho global do sistema, portanto isto é certamente uma dição muito bem vinda no Gentoo Linux.

Perl 5.8 e libperl

Recentemente, um texto circulou entre os desenvolvedores sobre como efetivamente negociar com o Perl 5.8. Perl 5.8 usa bibliotecas compartilhadas (libperl) que são incompativeis com as versões anteriores do Perl, incluindo Perl 5.6.1. Usuários que fazem o upgrade para o Perl 5.8 podem ter aplicativos previamente compilados com o Perl 5.6.1 não funcionando devido a incompatibilidade da libperl. A solução para o Gentoo Linux é numerar as várias versões do libperl para permitir que multiplas versões de conviver entre si. Como um exemplo:

  • perl-5.6 usa libperl.so.0.5.6
  • perl-5.8 usa libperl.so.1.5.8
  • perl-x.y usa libperl.so.2.x.y
Esta solução poderá permitir que o upgrade Perl 5.6.1 --> Perl 5.8 ocorra suavemente, e poderá servir como uma solução futura para problemas de compatibilidade binária.

Em andamento as futuras melhorias do Gentoo Linux

Enquanto o atual foco dos desenvolvedores Gentoo é colocar para fora o Gentoo Linux 1.4_final, isto não significa que melhorias futuras não estejam sendo discutidas. Somando-se ao Gentoo Reference Platform, que foi desenhada para estabelecer uma base estável para o Gentoo Linux, testes formais e aprovação de hardware pode estar no horizonte. Este processo, que poderá prover os usuários do Gentoo de um conjunto de componentes (hardware) certificados para trabalhar com o Gentoo Linux, poderá ajudar os usuários Gentoo a fazer decisões de compras no futuro. Somando-se ao teste de hardware, existe alguns aperfeiçoamentos atormentadores chegando para o Portage, incluindo:

  • Checagem de dependência reversa no Portage -- uma das mais requisitadas capacidades no Portage, a checagem de dependência reversa o avisará se você tentar desinstalar um pacote do qual outro pacote é dependente.
  • Compilação baseada em dependências -- esta capacidade permitirá que certos pacotes sejam recompildados se necessário, baseados na dependência de outros pacotes. Com esta capacidade, o upgrade do CUPS forçará a recompilação do Ghostscript, mesmo que o Ghostscript não tenha upgrades disponíveis. Esta capacidade irá finalmente resolver incompatibilidade entre bibliotecas compartilhadas.
  • Armazenamento de mensagens da instalação para visualização futura. -- Qualquer um que tenha instalado uma lista de pacotes provavelmente experimentaram a frustação de ver informações circulando pela tela, de acordo o Portage move de um pacote para o outro. Esta capacidade permitirá o armazenamento destas mensagens em um lugar seguro para serem visualizados mais tarde (como ao final de um 'emerge -u world').
Nick Jones (carpaski) está trabalhando nestes aperfeiçoamentos do Portage assim como em outros e está rapidamente reduzindo a lista de Requisição de Aperfeiçoamento do Portage. Apesar de não existir um prazo final rigido para a entrega destas caracteristicas, o futuro do Portage certamente parece brilhante.

2.  Gentoo Security

Resumo

GLSA: leafnode

O leafnode NNTP server pode ser forçãdo um loop interminável e sem reposta quando um artigo em particular é requisitado, obrigando o cliente a reconectar, criando um novo processo. Repetição deste ciclo pode fazer todo o sistema ficar sem resposta.

  • Gravidade: moderado - remote DOS (process spawning)
  • Pacotes Afetados: leafnode-1.9.24 e anteriores
  • Retificação: Synchronize and emerge leafnode.
  • GLSA Announcement

GLSA: xpdf

Os filtros pdftops (incluindo no Xpdf e CUPS) tem um integer overflow bug que pode ser explorado remotamente para ganhar privilégios do usuário alvo, em algumas circunstâncias, no usuário lp.

  • Gravidade: high - remote exploit in the wild
  • Pacotes Afetados: xpdf-1.01-r1 e anteriores
  • Retificação: Synchronize and emerge xpdf.
  • GLSA Announcement
  • Advisory

GLSA: cups

Várias vulnerabilidades no pacote de impressão CUPS (incluindo o integer overflow descrito acima) permitem vários exploits, incluindo um exploit de multiplas vulnerabilidades qeu permite o acesso do sistema como superusuário. Estes exploits foram demonstrados e publicados.

  • Gravidade: critico - remote root exploit in the wild
  • Pacotes Afetados: cups-1.1.17_pre20021025 e anteriores
  • Retificação: Synchronize and emerge cups.
  • GLSA Announcement
  • Advisory

Novos Avisos de Bugs de Segurança

Nas últimas duas semanas vimos muitos dos bugs de segurança sendo fechados com a liberação de novas versões dos pacotes afetados. Os seguintes bugs de segurança foram postados:

3.  Ouvimos na Comunidade

Web Forums

Estratégia de rsync seletivo

Esta discussão aumenta a cada mês, significa que provavelmente tem um ponto. Algumas pessoas querem reduzir o uso da banda de transmissão quando eles sincronizam os seus Portages, eliminando pacotes e classes que eles definitivamente náo querem, necessitam ou imaginam não instalar nunca. A discussão e algumas idéias 'Faça Vocè Mesmo' de como lutar contra o problema:

Preucupações com PCMCIA antecipam o Gentoo 1.4

Um grande número de foruns tem expresso ansiedade quanto a falta dos módulos PCMCIA pcmcia_cs e yenta_socket no kernel do segundo release candidate, e consequentemente, eles temem, no lançamento pendente do Gentoo 1.4. Várias linhas de discussão são dominadas por usuários de laptops e notebooks sem rede on-board, que necessitam de cartão PCMCIA para acessar a internet (e eventualmente para um instalação do Gentoo bem sucedida). Suas preocupações são dificeis de negligenciar, e alguns tem usado métodos alternativos de instalação:

Devemos notar que o situação do PCMCIA no linux de forma geral não é lá essas coisas. Com dois conjuntos de drivers (stock kernel drivers e pacotes pcmcia-cs) que são incompativeis um com o outro, assegurar suporte para todos os cartões PCMCIA é um desafio. [Nome a vir] está trabalhando em incluir suporte para os dois conjuntos de drivers no Gentoo Linux 1.4 LiveCD, que permitirá uma vasta compatibilidade para todos os usuários de laptop.

Se alguém tem um laptop de reserva que possa ser doado para o projeto Gentoo Linux, isto poderá ajudar muito em implementar suporte para PCMCIA nos LiveCDs. Se você está interessado em doar um laptop, por favor entre em contato com o Daniel Robbins diretamente.

Overclockers cuidado!

O moderador Phong do Forum resumiu assim: Overclocking é uma má idéia quando tudo o que faz é reduzir a compilação por meros 100 Mhz de ganho de performance da CPU, menos de 5 por cento dos atuais PC's x86.

gentoo-user

Round 689,554 da Guerra Santa dos Editores de Texto

Nada como começar o Ano Novo com uma boa guerra sobre editores de texto, e os usuários do Gentoo estão tendo uma das boas nos últimos dias. As festividades parece que começaram com este post e provêm dai. Na última conta, havia aproximadamente 60 mensagens em resposta ao post e a guerra continua.

Novo Docbook eclass resolve problemas SGML

Atualizações recentes no sistema Docbook/SGML do Gentoo causou alguns problemas para alguns usuários. Matthew Turk (satai) postou uma mensagem que explica como corrigir este problema, junto com um link para mais explicações detalhadas.

Hardware suportado pelo Gentoo

Freeman Tan perguntou sobre uma lista oficial do 'gentoo supported hardware'. Os mais familiarizados com o Linux devem concordar com a regra de Tom von Schwerdtner; "hardware suportado pela distribuição geralmente é uma concepção incorreta". O kernel do Linux providencia o suporte para hardware, e isto está acima do instalador das distribuições de detectar e adicionar suporte para os atuais componentes. Gentoo é único em não ter um instalador formal mas ajuda a instalar através de um processo de criação a partir do rascunho. Providencia que você possa dar o boot dentro do sistema, o suporte a dispositivos pode ser feito depois. Uma busca no Google por "[hardware] +linux" geralmente o encaminha a direção correta. O tópico conclui que "não há suporte oficial de hardware pelo Gentoo". Entretanto, como percebemos aciam, testes formais de hardware podem ser conduzidos com o Gentoo Linux. Fique ligado.

Como eu telneto meu novo computador Gentoo?

  Primeiramente e antes de tudo devemos saber que telnet é "obsoleto, falho, inseguro e nunca deve ser usado". Se você ainda que viver no lado selvagem, assegure-se que o netkit-telnetd foi instlado, e que tem um servidor inetd configurado. Esta discussão tem instruções detalhadas. Secure Shell (sshd) é a alternativa mais recomendada para o telnet e muito mais fácil de instalar.

gentoo-dev

USE Aware Emerge. Martin Svenningsson postou um bom patch que permite o emerge a mostral qual USE flags afeta a compilação de cada pacote!

Atualização Gentoo Stable Site.

Maik Schreiber postou um anúncio com as atualizações no Gentoo Stable website: "Olá, algumas atualizações no site Gentoo Stable foram feitas: (1). A página de busca é agora um pouco mais fácil de usar. Por exemplo, você tem caixa de seleção quando possivel (categoria, arquitetura...) . (2). Um novo filtro foi adicionado: Agora você pode filtrar em"Portage status on {x86, ppc, sparc, alpha} {is, is not} {stable, unstable/testing, does not work, unmarked}". (3). Várias melhorias de velocidade na busca forma feitas [...]". Joachim Blaabjerg incluiu com "Existiria alguma ferramenta disponível para vasculhar o sistema instalado atrás de pacotes que são marcados como instáveis, e enviá-los como "instalados no meu sistema com sucesso"? Eu sei que tem vários pacote instáveis em meu sistema, mas eu não tive tempo de verifica-los e submete-los ao Gentoo-stable site." e Peter Ruskin enviou eu script que justamente faz isto!

4.  Gentoo International

Gentoo UK foi constituido

Eles não são exatamente do starting blocks ainda, mas muitos usuários britânicos do Gentoo estão determinados a seguir seus colegas da França, Alemanha, Koréia e Japão, no exemplo de criar uma rede de suporte formal aos Gentooistas em seu país. O tópico apenas está começando a ganhar volume. Em particular, eles estão procurando por um nome para o dominio atraente, sinta-se a vontade para enviar sugestões ...

Peninsula ibérica é maioria na comunidade hispanica

Se uma votação no forum é algo a ser considerado, a maioria dos Gentoistas de fala hispanica são da Espanha. Eles são acompanhados por usuários da Argentina e Uruguai, alguns Mexicanos e norte-americanos de fala espanhola, mas uma grande porção de pessoas vivem em um lugar estramente chamado "outros" ...

Mais usuários do Gentoo Linux por todo canto: ZetaGrid

Uma Equipe Gentoo foi formado pela ZetaGrid , um projeto de computação distribuido patrocinado pela IBM da Alemanha cujo diferencial técnico é o kernel seguro Java que fornece, prevenindo acesso exterior e assegurando suas comunicações. O presente projeto é a verificação da Riemann's Hypothesis : sobre o qual está trabalhando 2500 computadores, calculando algo em torno de 2 bilhões de zeros da função Riemann zeta por dia. Sebastian Wedeniwski, o cientista que criou o ZetaGrid, espera usar o resultado do ZetaGrid para comprovar a hipotése. Se ele conseguir ganhará um prêmio de $1,000,000 do Clay Mathematics Institute com os top 100 usuários; tem outros prêmios, incluindo um para o usuário cujo computador encontrar um resultado refutando a hipótese, se isto acontecer.. Tantive fez um ebuild para este cliente mas ainda está oculto, para mais informações veja Zetagrid - team: Gentoo Linux Users Everywhere.

5.  Portage Watch

Security Updates (veja acima)

  • cups - corrigido no cups-1.1.18
  • xpdf - corrigido no xpdf-2.01
  • leafnode - corrigido no leafnode 1.9.31

Os seguintes pacotes estáveis foram adicionados ao portage esta semana

Atualizações de pacotes notaveis

  • sys-apps/portage - portage-2.0.46-r3.ebuild; portage-2.0.46-r4.ebuild; portage-2.0.46-r5.ebuild;
  • sys-libs/glibc - glibc-2.3.1-r3.ebuild;
  • sys-kernel/* - aa-sources-2.4.21_pre2-r2.ebuild; development-sources-2.5.54.ebuild; lolo-sources-2.4.20.1_pre9.ebuild; lolo-sources-2.4.20.1_rc1.ebuild; lolo-sources-2.4.20.1_rc2.ebuild;
  • dev-php/php - php-4.3.0.ebuild;
  • dev-db/postgresql - postgresql-7.3.1.ebuild;

Novas variáveis USE

  • ev6 - Assume que o processador Alpha é um EV6 ou superior

6.  Bugzilla

Resumo

Estatisticas

A comunidade Gentoo usa Bugzilla (bugs.gentoo.org) para registrar e acompanhar bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Nos últimos 7 dias, a atividade no site resultou em:

  • 269 novos bugs esta semana
  • 1322 total de bugs marcados como 'new'
  • 524 total de bugs apontados por desenvolvedores
  • 47 bugs que estavam fechados foram reabertos.
Existe atualmente 1893 bugs abeto no bugzilla. Destes: 40 estão marcados como 'blocker', 74 estão marcados como 'critical', e 113 estão marcados como 'major'.

A equipe de desenvolvedores com mais bugs relatados são:

Por favor deseje a eles (e a toda equipe de desenvolvimento) seus melhores pensamentos, um pedaço de peru que sobrou do Natal, e seu apoio.

Bugs em destaque

Toda semana, nós vamos mencionar alguns bugs em especial, por provocarem discussões relevantes, por serem particularmente problemáticos, complexos ou simplesmente porque eles nos deixaram perplexos. Os bugs indicados desta semana são (sem uma ordem particular):

  • Bug 13055 descreve problemas com o portage querendo desinstalar novas verões de pacotes, provavelmente causados por um algo ligado aos valores do /var/db/pkg/. Maik Schrieber providênciou um script para consertar isto.
  • Bug 13074 discute o problema na instalação do, possivelmente causado pela dependência na compilação do xmms ou na incompatibilidade da versão do autoconf/automake. Um exelente exemplo de interação entre reporter/desenvolvedor.
  • Bug 8539 disucte problemas freqüêntes da instalação do OpenOffice destruindo fontes do sistema afetado. O bug report inclui dois ainda abertos em avaliação.
  • Bug 5152 providencia correção para o mysql start script que provê ao usuário modificações no diretório de valores padrões. Este é um belo exemplo dos membros da comunidade providenciando patches via interface do bugzila.
  • Bug 9849 descreve falhas de compilação quando cdroms são montados ou diretórios (como o /home)describes ebuild failures when cdroms are mounted or directories (like /home) como NFS mounts.

7.  Tips and Tricks

Atualizando um sistema Gentoo

Muitos usuários Gentoo são familiarizados com o sistema Portage usado para instalar softwares. Uma das caracteristicas que você pode não estar familiarizados é com o fato que o Portage pode atualizar o sistema todo de uma vez. Isto é conhecido como um 'update world'.

Code Listing 7.1

# emerge --update world

Algumas vezes isto não atualiza tudo. Para fazer uma atualização mais completa uso a opçõa --deep.

Code Listing 7.2

# emerge --update --deep world

Esta opção calcula as dependências das dependências para garantir que o seu sistema vai ficar atualizado totalmente.

8.  Moves, Adds and Changes

Moves

Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe Gentoo:

  • nenhum esta semana :-)

Adds

s seguintes desenvolvedores recentemente entraram para a equipe Gentoo:

  • Nicholas Wourms (dragon) -- MIPS
  • Tobias Eichert (viz) -- xfs-sources
  • Matthew J. Fanto (mattjf) -- secure-gentoo, kernels
  • Yannik Koehler (ykoehler) -- KDE
  • Luca Barbato (lu_zero) -- ATI, LiveCD

Changes

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de atividade no projeto Gentoo:

  • Jared Hudson (jhhudso) -- Gentoo Linux 1.4 QA Testing Coordinator

9.  Inscreva-se na GWN (Jornal Semanal Gentoo) mailing list

Prefere receber o Jornal (GWN) via email? Inscreva-se em nossa mailing list enviando um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org

10.  Contribua com GWN (Jornal Semanal Gentoo)

Interessado em contribuir com o Gentoo Weekly Newsletter? Nos envie um email

11.  GWN Feedback

Por favor nos envie contribuições e ajude a fazer o GWN melhor.



Print

Page updated 06 Jan 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 6 de janeiro de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Tom Van Laerhoven
Tradução Holandês

Nicolas Ledez
Tradução Francês

Guillaume Plessis
Tradução Francês

Eric St-Georges
Tradução Francês

John Berry
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Michael Kohl
Tradução Alemão

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Ventura Barbeiro
Tradução Português (Brasil)

Lanark
Tradução Espanhol

Rafael Cordones Marcos
Tradução Espanhol

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.