Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 10 de fevereiro de 2003

Content:

1.  Noticias Gentoo

Resumo

Gentoo Linux na FOSDEM

Gentoo Linux esteve presente neste fim de semana na FOSDEM, um encontro de desenvolvedores de software de Código Livre. Aconteceu em Bruxelas, Bélgica, a FOSDEM deste ano reuniu desenvolvedores dos maiores projetos de Código Livre, incluindo KDE, GNOME, PostgreSQL, iptables e outros. Daniel Robbins esteve presente representando o projeto Gentoo Linux.

Novo Gerenciador de Lançamento para o 1.4

Brad Cowan (bcowan) foi indicado recentemente como Coordenador de Lançamento do Gentoo com a tarefa de lançar o Gentoo Linux 1.4, assim como as futuras versões do Gentoo Linux. Por isso, Brad tem estado muito ocupado finalizando uma lista de pacotes para a Plataforma de Referência do Gentoo 1.4, assim como coordenando esforços entre os vários desenvolvedores para determinar o que necessita ser terminado antes do lançamento oficial do 1.4.

Icones para o Gentoo Linux

Originalmente reportado na seção Ouvimos na Comunidade, o Gentoo Icon Set continuou a crescer e atingiu agora o ponto de um conjunto completo de icones. Disponivel no site Gentoo.org. Atualmente, com mais de 160 icones disponiveis e recebendo adições toda semana, este conjunto de icones oferece aos usuários uma maneira de personalizar o seu sistema Gentoo Linux.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: bladeenc

O codificador bladeenc MPR contém uma falha que pode ser explorada por um arquivo WAV cuidadosamente criado para executar um código arbitrário. Um exploit foi demonstrado.

  • Gravidade: Moderada - execução de código arbitrário necessita da participação do usuário.
  • Pacotes Afetados: media-sound/bladeenc até o bladeenc-0.94.2-r1
  • Correção: Synchronize and emerge -u bladeenc, emerge clean
  • GLSA Announcement
  • Advisory

GLSA: qt-dcgui

O cliente qt-dcgui DirectConnect tem uma vulnerabilidade quando manipula nomes de diretórios. Atacantes remotos podem usar este problema para fazer o download de arquivos que não estão explicitamente compartilhados.

  • Gravidade: Alta - Acesso remoto a Arquivos.
  • Pacotes Afetados: net-p2p/qt-dcgui até o qt-dcgui-0.2.4
  • Correção: Synchronize and emerge -u qt-dcgui, emerge clean
  • GLSA Announcement
  • Advisory

GLSA: slocate

O mecanismo de busca slocate contém uma vulnerabilidade de buffer overflow que permite usuários a ganhar acesso com altos privilégios no sistema. Um exploit foi demonstrado.

  • Gravidade: Alto - Elevação do privilégio.
  • Pacotes Afetados: sys-apps/slocate até o slocate-2.7
  • Correção: Synchronize and emerge -u slocate, emerge clean
  • GLSA Announcement
  • Advisory

GLSA: Mail-SpamAssassin

O popular utilitário SpamAssassim é objeto de uma exploit usando caracteres '.' para provocar modificação nos ponteiros de pilha. Isto pode permitir que um email cuidadosamente criado possa executar um código arbitrãrio no sistema.

  • Gravidade: Critica - Execução remota de um código arbitrário.
  • Pacotes Afetados: dev-perl/Mail-SpamAssassin até o Mail-SpamAssassin-2.44
  • Correção: Synchronize and emerge -u Mail-SpamAssassin, emerge clean
  • GLSA Announcement
  • Advisory

Anúncio de Novos Bugs de Seguraça

Os seguintes anúncios de Novos Bugs de Seguraça foram submetidos ao bugzilla esta semana:

3.  Desenvolvedor da Semana

Brandon Low


Figure 3.1: Brandon Low

Fig. 1: Brandon Low aka lostlogic

Esta semana estamos destacando Brandon Low, mantenedor dos fontes do kernel gentoo e sistema eclass do kernel usado para criar os ebuilds. Como muitos de vocês sabem, os fontes-gentoo são criados aplicando vários patches aos fontes do vanilla (como um que vocé encontra em http://www.kernel.org); o trabalho de Brandon é fazer vários ajustes, aumento de performance e patches para suporte a hardware recomendados por Michael J. Cohen, coronel do kernel Gentoo, dos requisitados por usuários ou encontrados por ele mesmo, aplicar todos os patches e fazer os ajustes para garantir que os vários patches trabalham juntos em ordem, para ter um kernel funcional. Antes de colocar no gentoo-sources, as mudanças são testadas nos fontes de teste, onde primeiro são colocados um monte de atualizações e lentamente aprovadas, antes de entrar para o gentoo-sources. Os kernels de Brandon sempre contém documentação no arquivo patches.txt.gz que é colocado no diretório de documentação dos fontes do kernel, mas desde que as informações não são completas, ele diz que a melhor maneira de aprender sobre os pathces do kernel e olhar como eles são aplicados durante o processo de instalação. Os atuais fontes de teste são baseados no patchset de Con Kolivas, com adição de coisas especificas do Gentoo, assim como iptables base e patchsets de otimização. Como Nicholas Jones(que atualmente começou usando Gentoo e ajudando com sugestões), Brandon começou como desenvolvedor Gentoo no IRC e bugzilla, fazendo ebuilds e auxiliando com bugs. Sua cabeça fresca e a tendência de saber que um patch pode causar muitos problemas da a ele a última palavra no gentoo-sources. Um ótimo ebuilder, Brandon continua a fazer ebuilds para aplicações que necessita ou querem que não está na árvore do Portage.

Um estudante de computação no Instituto de Tecnologia de Illinois, Brandon também trabalha como um especialista em tecnologia no CopyTec - não é possível imaginar o problema que é balacear o tempo restante entre o Gentoo e sua namorada. Brandon tem dois computadores, lost and found: lost é uma estação Athlon XP, enquanto o found e um Athlon T-Bird servidor www/mail/DNS. Ele tem uma longa lista do que gosta de executar em sua estação de trabalho: Gaim, Enlightenment, Eterm, Xchat, XMMS, giFT, Midnight Commander, Mozilla, gkrellm2, lm_sensors, mutt, screen, pork, e bash. Na vida real, Brandon gosta de nadar, jogar GameCube e rollerblade.

4.  Ouvimos na Comunidade

Web Forums

What's In A Framebuffer?

Vamos chama-la de A Semana da Procupação com Framebuffer. Um interesse extraordinário nas possibilidades (e limitações) de consoles framebuffer, usando o X ou em seu lugar, a TV-out para uma tela grande, ou outras informações interessantes surgiram com uma densidade não usual:

Fund Raising Ideas

Os forums são notórios pelos posts atirando idéias de processos de instalação ou aplicações impares, mas a moda genérica sempre foi ser apoiador do Gentoo Linux, em conceitos e desenvolvimento. Não é surpreendente, sob este foco, o surgimento de iniciativas em intervalos regulares para tentar um suporte ideal para alguma coisa mais tangivel, para levantar dinheiro para o projeto como um todo. Pessoas estão oferecendo dinheiro por endereço de e-mail que mostra sua afeição ao Gentoo, filiação a um clube (como o do Mandrake) esta sendo discutida, até mesmo pagar por um serviço de instalação noturna, em resumo: qualquer coisa que possa colocar o Gentoo em um estágio de evolução maior:

Using phpBB

Alguns tópicos trataram de detalhes do software que move os forums, phpBB. Sua estrutura algumas vezes impede que muitas coisas sejam mais poderosas como alguns usuários gostariam de ver, mas avanços estão sendo feitos, claramente. A função de busca foi modificada, procurar por todos os termos agora é padrão para ambos a página de Busca e o Busca Rápida, e algumas coisas apenas podem ser feitas com uma atualização do phpBB: postar em Japonês milagrosamente começou a funcionar semana passada.

What Are Those ._cfg* Files Anyway?

Uma das caracteristicas mais frequentemente procuradas do portage, o comando etc-update, tem frequentemente sido tratado nos forums. É um fato muito conhecido que a configuração critica de arquivos são protegidas de serem sobre-escritas durante um emerge, mas depois vocè deve acerta-las com a edição manual de todos os arquivos cujo nome começa com ._cfg que aparecem abaixo do /etc e outros lugares, vocè deve querer dar uma olhada nestes tópicos da semana passada:

gentoo-user

Instalando software não ebuild

Ao contrário do que gostariamos de acreditar, software continua sendo escrito em sistemas não Gentoo e não são empacotados como ebuild. Robert Shar perguntou se existe um método padrão para instalar programas que não tem ebuild. Enquanto as repostas rolavam, ficou claro que não existe um método padrão para manusear software não ebuild, mas as maneiras mais inteligentes de faze-lo. Collins Richey sugeriu modificaçao no script de configuração para instalar o software abaixo de /opt e Pat Double imagina que a maneira menos dolorosa é criar um ebuild. Cal Evans também propôs que um utilitário para converter RPM (atualmente o sistema de pacotes mais populares) para ebuild deve ser escrito.

OOOOoooOOooPPssss

Um tópico popular apareceu no gentoo-user, do compartilhamento dos temas clássicos de histórias de terror. De deletando semanas de trabalho até próximo de ser demitido do trabalho, as histórias trazem memórias nostálgicas desejando que o tempo seja reversivel .... pelo menos para o último comando. Tem também um tópico parecido nos forums. O tempo ajuda, e postar também.

Disk Full?!? Solução rápida

Para o espanto de Jorge Almeida, seu sistema Gentoo fresquinho estava reportando disco cheio depois de uma atualização para o KDE 3.1. O desenvolvedor Nick Jones recomendou remover os arquivos abaixo de /var/tmp/portage, /usr/portage/distfiles, e /usr/portage/packages -- nada que os arquivos da distribuição ou pacotes possam conter arquivos que o portage tenha que fazer o download de novo se forem removidos. Também foi anotado que a limpeza do /var/log é outra maneira rápida de liberar espaço, especialmente se um log rotator não for instalado. Volker Hemmann nos informou que o seu /var/log/.xsession-errors cresceu certa vez até o tamanho de 3.7GB!

gentoo-dev

Gentoo XML Database.

Yannick Koehler começou um tópico muito interessante com "Por diversão, eu criei uma pequena ferramenta muito simples e não testada que pode ler o arquivo cache do gentoo e gerar no stdout um arquivo xml válido. [...] O que é interessante é que o banco de dados é gerado pelo sistema gentoo facilmente devido a presença do cache. Alguém pode imaginar em criar um software para fazer ebuilds -> xml db direto ao invés de passar pelo cache." Vano D propôs esta aplicação "para fazer um "portage server" fazendo ebuilds do portage e gravando as informações do cache (assim como é compilado com as USE flags) para cada máquina cliente que tenha uma conta no db."

Todo/project list for Gentoo.

Kashif Shaikh perguntou: "Tenho usado o Gentoo agora por alguns meses, escrevi alguns ebuilds, amei a simplicidade do Gentoo (sistema de configuração), etc. MAS, eu gostaria de me involver mais com o Gentoo mas não sei por onde começar a ajudar." John Nilsson resumidamente respondeu with "Sua lista de afazeres é chamada de bugs.gentoo.org =)" e continuou com "Seriamente, o que vocé pode fazer que eu gostaria é um gentoo-user-wiki. Para usuários suecos de uma olhada em http://www.susning.nu e vocè vai saber do que eu estou falando. Existe uma equivalente em inglês?"

Follow-up: Portage Database Management.

Ingo Krabbe começou um tópico um bocado ocupado com a pergunta de onde existe planos de ter um banco de dados para o uso do Portage para implementar velocidade! Algumas idéias para sua aplicação foram ampliadas, como a de John Nilsson: "Este db deve ter mais informações detalhadas de cada pacote, HOWTOS, bugs, discussões de todo tipo de informação que você pode querer (a maioria de textos informativos especificos para o gentoo e link para páginas eu imagino, mas vocès PODEM adicionar mais)."

5.  Gentoo International

Impromptu Gentoo Dev & Encontro de Usuários em Barcelona, 12 de fevereiro de 2003

BaSS, um dos desenvolvedores Gentoo da Espanha, esta deixando sua casa em Sevilha para passar alguns dias em Barcelona. Ocasião perfeita para encontrar-se com ele e todo mundo que vai estar na Sagrada Familia em 12 de fevereiro, 18:00. No caso de vocè não saber quem procurar, ele vai estar usando uma sacola preta com os logotipos do Gnome e Guadec nela ...

Snapshot from Japan: Gentoo in User Mode Linux on RedHat 8.0

Masanori "Smiley" Omote não é o que pode ser chamado de um usuário Gentoo de verdade. Ele tem usado o RedHat por muito tempo, e não tem planos imediatos para deixá-lo. Mas seus amigos do Tokyo Linux User Group tem insistido para ele sobre o mais elegante dos pinguins, algo esta para acontecer. Assim que acontecer, alguma coisa muito elegante: Sorria, olhando para uma maneira de executar ambos gcc 2.9x e 3.x na mesma máquina ao mesmo tempo, instalou o Gentoo Linux em uma maquina virtual no User Mode Linux (UML) em seu pequeno Sony Vaio C1, uma subnotebook usando CPU Transmeta, 256 Mb e - RedHat 8.0. Agora, seja qual for o caminho correto para seguir, ou a sequencia correta para colocar um sobre o outro é matéria de debate, mas para alguém com um background RedHat, ele está perfeitamente documentado no manuscrito de instalação que tem uma aparência familiar ....

6.  Portage Watch

Os seguintes pacotes estáveis foram adicionados ao portage esta semana

Note: Devido o lançamento pendente do 1.4_final, a árvore do Portage esta atualmente congelada. Assim, nenhum pocote estável novo foi introduzido no Portage esta semana.

Atualização de pacotes notáveis

  • sys-apps/portage - portage-2.0.46-r12.ebuild;
  • sys-devel/gcc - gcc-3.2.2.ebuild;
  • x11-base/xfree - xfree-4.2.99.4.ebuild;
  • gnome-base/gnome - gnome-2.2.ebuild; gnome-2.2_rc2-r99.ebuild; gnome-2.2_rc2.ebuild;
  • sys-kernel/* - aa-sources-2.4.21_pre4-r1.ebuild; ac-sources-2.4.21_pre3-r5.ebuild; ac-sources-2.4.21_pre4-r1.ebuild; ac-sources-2.4.21_pre4-r2.ebuild; development-sources-2.5.59-r7.ebuild; development-sources-2.5.59-r8.ebuild; linux-headers-2.4.20.ebuild; ppc-sources-benh-2.4.20-r5.ebuild; ppc-sources-crypto-2.4.20.ebuild; sparc-sources-2.4.20-r3.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r48.ebuild; xfs-sources-2.4.20_pre6.ebuild;

Novas variáves USE

  • nenhuma esta semana

7.  Bugzilla

Resumo

Estatisticas

A Comunidade Gentoo utiliza o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para receber e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desevolvimento. Nos últimos 7 dias, a atividade do site resultou em:

  • 251 bugs novos ou reabertos esta semana
  • 1601 total de bugs marcados como 'new'
  • 577 total de bugs apontados por desenvolvedores
  • 52 bugs fechados foram reabertos.
Existe atualemente 2230 bugs abertos no bugzilla. Destes: 44 são marcados como 'blocker', 77 são marcados como 'critical' e 151 são marcados como 'major'.

Ranking dos Bugs Fechadoss

Os desenvolvedores e equipes que mais fecharam bugs esta semana são:

Ranking dos novos bugss

Os desenvolvedores e equipes que mais assinalarma novos bugs esta semana são:

8.  Tips and Tricks

Veja como as variáveis USE afetam um pacote durante um emerge

Uma das mais frequentes capacidade solicitada para o Portage é a abilidade de ver rápida e facilmente o que afeta as variáveis USE durante o processo de emerge. O lançamento do Portage 2.0.46-r12 traz esta capacidade disponivel.

Para mostra os efeitos das variáveis USE, use a -v opção:

Code Listing 1.1: Moste os efeitos das variáveis USE com a opção -v

#emerge -vp exim

Estes são os pacotes que quero emerge, em ordem:

Calculating dependencies ...done!
[ebuild    U ] net-mail/exim-4.12 [4.10] -tcpd +ssl -postgres +mysql +ldap +pam

9.  Moves, Adds and Changes

Moves

Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe Gentoo:

  • Ric Messier (kilroy)
  • Maarten Thibaut (murphy)

Adds

Os seguintes desenvolvedores recentemente entraram para a equipe Gentoo:

  • Zach Welch (zwelch) -- Gentoo/ARM, distcc.

Changes

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de atividade no projeto Gentoo:

  • Brad Cowan (bcowan) -- Gentoo Linux Release Coordinator
  • Jack Morgan (jmorgan) -- Gentoo Events Coordinator

10.  Contribua com GWN (Jornal Semanal Gentoo)

Interessado em contribuir com o Gentoo Weekly Newsletter? Nos envie um email

11.  GWN Feedback

Por favor nos envie contribuições e ajude a fazer o GWN melhor.

12.  Outras linguas

The Jornal Semanal Gentoo is also available in the following languages:



Print

Page updated 10th Feb 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 10 de fevereiro de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Tom Van Laerhoven
Tradução Holandês

Roel Adriaans
Tradução Holandês

Peter Dijkstra
Tradução Holandês

Nicolas Ledez
Tradução Francês

Guillaume Plessis
Tradução Francês

Eric St-Georges
Tradução Francês

John Berry
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Michael Kohl
Tradução Alemão

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Daniel Ketel
Tradução Japonês

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Andy Hunne
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Ventura Barbeiro
Tradução Português (Brasil)

Bruno Ferreira
Português (Portugal)

Gustavo Felisberto
Portuguese (Portugal) Translation

Ricardo Jorge Louro
Portuguese (Portugal) Translation

Lanark
Tradução Espanhól

Rafael Cordones Marcos
Tradução Espanhól

Julio Castillo
Tradução Espanhól

Sergio Gómez
Tradução Espanhól

Pablo Pita Leira
Tradução Espanhól

Carlos Castillo
Tradução Espanhól

Tirant
Tradução Espanhól

Jaime Freire
Tradução Espanhól

Lucas Sallovitz
Tradução Espanhól

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.