Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 17 de janeiro de 2003

Content:

1.  Noticias Gentoo

Resumo

Pegue a febre do Gentoo Zetagrid

Nós já reportamos sobre o Projeto Zetagrid antes. Recentemente, a equipe GLUE alcançou a lista top 100 producers e no fechamento desta edição, está atualmente em 86° lugar na lista. Agora, graças a um ebuild do Portage, junto com um arquivo com exemplo de configuração do site zetagrid do Michael, é muito mais fácil para os usuários do Gentoo doar sues ciclos de CPU não utilizados para a equipe GLUE e ajudar a aumentar as chances de ganhar o prêmio de US$1,000,000.

Novos mirrors rsync.

Depois de nossa recente reportagem sobre a lentidão dos mirrors do Gentoo, muitos usuário Gentoo apareceram com ofertas de hospedar novos mirrors do Gentoo Linux, tanto para o Portage, como para os pacotes fontes. O resultado foi um significativo aumento no número de mirrors para download disponiveis para a comunidade Gentoo.

Está disponivel um guia para os usuário que tenham interesse em hospedar um mirror público para ajudar o projeto Gentoo Linux, incluindo instruções para configurar o mirror rsync, que apenas espelha a árvore do Portage, assim como as instruções para configurar os espelhos dos fontes, que espelha os atuais tarballs dos fontes dos vários pacotes que fazem parte do Portage.

Agora Gnome 2.2 no Portage

Os ebuilds do GNOME 2.2 foram lançados para a comunidade Gentoo na semana passada e os usuários do Gentoo Gnome de todos os cantos adoraram as novas caracteristicas como suporte para multiplos monitores, temas unificados e a inclusão oficial do gerenciador de janela Metacity. Uma lista completa das caracteristicas e mudanças encontradas no GNOME 2.2 podem ser vistas nas Notas de Lançamento.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA

Não há alertas de seguranças postadas na semana passada.

Anúncio de Novos Bugs de Seguraça

Os seguintes anúncios de Novos Bugs de Seguraça foram submetidos ao bugzilla esta semana:

3.  Desenvolvedor da Semana

Dan Armak


Figure 3.1: Dan Armak

Fig. 1: Dan Armak

Recentemente houve muita alegria entre os usuários do KDE devido o lançamento do KDE 3.1, e o desenvolvedor desta semana é um dos desenvolvedores responsáveis por traze-lo até o Gentoo: Dan Armak, KDE team leader. Dan começou a usar o Gentoo quando ainda estava entre centenas de distribuições menores ou especializadas, que as vezes era mencionado em algum lugar, ele estava procurando por uma distribuição poderosa. Ele iniciou escrevendo ebuilds para alguns programas importantes que ele necessitava, como o LyX. Foi por esses tempos que Dan apareceu com a idéia um CVS para ebuilds e eclasses, e antes que ele se desse conta, foi convidado para ser um desenvolvedor. Dan escreveu as eclasses do KDE (Dan baseou-se nos ebuilds antigos do KDE, que contém a maior parte do código das eclasses do KDE) e os cvs.eclass, e agora mantém ambos. Graças a estas eclasses Dan não tem que fazer muito esforço com a miscelanea de pacotes do KDE (a menos que tenha um bug nos fontes que ele tenha que corrigir) portanto o kde-base (como o koffice e o kdevelop) toma muito mais tempo de Dan e dos outros mantenedores da equipe KDE.

Além do KDE, alguns dos softwares que Dan mais gosta são mc. Lyx (um front-end do LaTeX), bash e epsxe. Seu laptop Toshiba esta parado para reparos no momento, mas ele tomou emprestado um belo Athlon com muita RAM de um amigo, e um monte de máquinas antigas. Dan mora em Matan, uma pequena cidade de Israel, e é estudante na faculdade Ami Asaf durante a manhã e na Open University a tarde. No próximo ano, ele vai para o exército, mas espera encontrar um bom cargo na unidade de tecnologia e computadores do IDF, onde ele vai se sentir a vontede em usar o Gentoo. Seus hobbies incluem Squaresoft PRG, ler, escrever, observar pessoas interessantes e fazer evangelização do Software Livre entre seus amigos.

4.  Ouvimos na comunidade

Web Forums

Novos powerbooks e Gentoo PPC

Apple Computers alvoroçou o apetite de seus fans com os novos Powerbooks de 12 e 17 polegadas mês passado, e agora eles estã chegando por todos os lados. Os usuário do Gentoo PPC estão excitados, eles estão reunindo suas tropas para instalar Linux assim que seus novos brinquedos cheguem pelo correio. Depois de um ceticismo inicial quanto ao suporte do kernel ao novo hardware, parece que rapidamenten uma solução está disponivel:

Bob the Ebuilder

Houve várias ações de pais Gentoo em reunir informações sobre o software do Linux para crianças pequenas no passado. Uma adição notória são jogos e aplicações educacionais par Linux que foram disponibilizadas por ebuilds, mas muitas outras alternativas do grande mercado Windows de programas para crianças estão esperando para serem Gentooificados. Na semana passada, uma iniciativa coletiva "Bob the Ebuilder" tomou tamanho e promete colocar rapidamente algumas coisas que faltam no Portage. O tópico oficial para postar pedidos, anúncios de ebuilds checados no bugs.gentoo.org, e retorno de beta testers para a faixa etária de 3 a 10 está aqui:

Músicos Gentoo

Os curriculos dos usuário do Linux e tão variado com em qualquer grupo randonomico de pessoas. Apeans porque nós usamos o mesmo sistema operacional não significa que temos outras coisas em comum. Uma convenção planetária de músicos usuários de Gentoo foi criada a partir dos Forums, reuniram-se por coincidência, unindo seus esforços para fazer algo muito especial. Um dos resultados possiveis deste tópico (que mencionam os nomes mais obscuros de software) poderá surgir o GentooSom no LiveCD, algo para fazer um barulho durante a instalação:

Tinta Minutos...

... foi o tempo necessário para escrever um ebuild de um gerenciador de janelas que faltava no Gentoo. Começou com uma pergunta inocente sobre o Gerenciador Desktop Wing e o porque ele não estava disponível como um ebuild, tornou-se um bom exemplo de como alguém com as capacidades corretas e meia hora de tempo sobrando em suas mãos podem remediar um problema. Dê uma olhada neste tópico:

gentoo-user

'gcc: command not found'

Muita conversa sobre o gcc não estar disponivel para o sistema aconteceu no gentoo-user esta semana. Um tópico chamado 'distcc' começou com o autor da solução para o problema 'gcc: command not found'. A raiz do problema é causado por invocar o gcc em um shell onde o /etc/profile não esta codificado. Os três unicas soluções são oferecidas neste tópico apenas! Nick Jones contribuiu com um simples, faça 'su -'. Um monumental esforço e alegria do Gentoo é encorajar a personalização, entretanto escolha qualquer das soluções que melhor encaixem um suas necessiadades.

Todos os tipos de tars fazem o bolo

Brett Holcomb, um veterano do gentoo-user, questionou se o comando "tar" era uma versão modificada do que está no site do GNU. Tar é o utilitário *nix para compressão de todos os tipos de dados em um simples arquivo. Muito interesante, as respostas deixaram claro que o comando tar varia de distro para distro. As opções, especialmente as que tratam de bzip2 e gzip, sempre variam dependendo da compilação dos fontes tar. Isto não representa um problema porque pode ser facilmente contornado usando pipes e utilitários isolados.

gentoo-dev

ProPolice enabled gcc/gentoo.

Matt Rickard implementou uma ProPolice patched GCC ebuild. Ele disse: "Este patch vai dar proteção ao seu código durante a compilação. Isto é uma excelente medida de segurança -- uma das que foi recentemente implementadas a corrente OpenBSD. Pode ser ativada explicitamente pela CFLAG -fstack-protector ou tornar-se padrão com um patch separado." Dylan Carlson apontou que existe um bug rondando este tópico.

5.  Gentoo International

Gentoo Vienna Meeting

Encontros entre os Gentooistas Austriacos começaram a acontecer em Julho do ano passado, mas mas ficaram fora de moda. Semana passada, o tópico oficial dos Usuários Vieneneses do Gentoo começou a tentar reviver a tradição e fazem planos para o próximo encontro. Será logo, mas a data ainda não foi fixada, portanto vocè ainda pode dar a sua sugestão de data.

Pingüino Papúa

tirantloblanc buscou o nome oficial em espanhól do pinguim Gentoo, e descobriu que o mais rápidos dos nadadores entre estas aves vivem na parte mais ao sul do Chile. As maiores colonias do pinguim Papua entretanto, moram nas Ilhas Falk...h..h..Malvinas ao longo da costa da Argentina. O que os torna presumivelmente cidadãos britânicos, mas como é uma ave open source não é razão soficiente para algo mais sério que uma guerra de orgulhos....

6.  Portage Watch

Os seguintes pacotes estáveis foram adicionados ao portage esta semana

Note: Devido o lançamento pendente do 1.4_final, a árvore do Portage esta atualmente congelada. Assim, nenhum pocote estável novo foi introduzido no Portage esta semana.

Atualização de pacotes notáveis

  • gnome-base/gnome - gnome-2.2-r1.ebuild;
  • sys-kernel/* - ac-sources-2.4.21_pre4-r3.ebuild; ac-sources-2.4.21_pre4-r4.ebuild; ck-sources-2.4.20-r3.ebuild; development-sources-2.5.60-r1.ebuild; development-sources-2.5.60.ebuild; hppa-sources-2.4.20_p23.ebuild; hppa-sources-2.4.20_p24.ebuild; hppa-sources-2.4.20_p26.ebuild; mjc-sources-2.5.59-r1.ebuild; ppc-sources-2.4.20-r3.ebuild; rsbac-sources-2.4.20.ebuild; wolk-sources-4.0_pre10.ebuild;
  • dev-php/php - php-4.3.0-r3.ebuild; php-4.3.0-r4.ebuild;
  • app-admin/gentoolkit - gentoolkit-0.1.18-r1.ebuild; gentoolkit-0.1.18.ebuild;

7.  Bugzilla

Resumo

Estatisticas

A Comunidade Gentoo utiliza o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para receber e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desevolvimento. Nos últimos 7 dias, a atividade do site resultou em:

  • 270 bugs novos esta semana
  • 191 bugs fechados
  • 1680 total de bugs marcados como 'new'
  • 574 total de bugs apontados por desenvolvedores
  • 51 bugs fechados foram reabertos.
Existe atualemente 2305 bugs abertos no bugzilla. Destes: 45 são marcados como 'blocker', 82 são marcados como 'critical' e 160 são marcados como 'major'.

Ranking dos Bugs Fechados

Os desenvolvedores e equipes que mais fecharam bugs esta semana são:

Ranking dos novos bugs

Os desenvolvedores e equipes que mais assinalarma novos bugs esta semana são:

8.  Tips and Tricks

Dicas para os comandos do Bash

Como todos os usuários do Gentoo fazem uso do comando de linha, esta semana focamos alguns comandos de navegação que tornam a sua vida mais fácil.

Code Listing 8.1: Combinações de Teclas no Bash

Alt+B   (Volta atrás uma palavra)
Alt+F   (Vai a frente uma palavra)
Ctrl+K  (Deleta tudo do cursor ao fim da linha)
Ctrl+U  (Deleta tudo do corsor ao inicio da linha)
Ctrl+Y  (Cola caracteres deletados na posição do cursor)
Ctrl+H  (Deleta um caractere)
Ctrl+L  (Limpa a tela)
Ctrl+P  (Vai para a entrada anterior do histórico)
Ctrl+N  (Vai para a próxima entrada do histórico)

Você pode usar também !word para re-executar o último comando começando com "word".

Code Listing 1.1: Usando !word

$ gcc -o test test.c
$ !gcc
gcc -o test test.c
$

Cansado de digitar longos nomes de diretórios? Tente usar a pilha de diretórios com estes comandos pushd, popd, e dirs. A pilha de diretórios permite que mantenha uma lista de diretórios e navegue entre eles.

Code Listing 1.1: A pilha de diretórios

(pushd - adiciona um diretório)
~:$ pushd /usr/portage
(dirs - lista os diretórios da pilha)
~:$ dirs
/usr/portage ~
(E - popd - remove a entrada de cima e faz - cd - para este diretório)
~:$ popd
/usr/portage:$

A ideia desta semana veio de Pavel Tcholakov e foi submetido a lista GWN feedback.

9.  Moves, Adds and Changes

Moves

Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe Gentoo:

  • Nenhum esta semana :-)

Adds

Os seguintes desenvolvedores recentemente entraram para a equipe Gentoo:

  • Guy Martin (GMSoft) -- Gentoo/HPPA
  • Graham Forest (vladimir) -- Gentoo/PPC
  • Bartosch Pixa (DarkSpecter) -- Gentoo/PPC

Changes

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de atividade no projeto Gentoo:

  • Nenhum esta semana

10.  Contribua com GWN (Jornal Semanal Gentoo)

Interessado em contribuir com o Gentoo Weekly Newsletter? Nos envie um email

11.  GWN Feedback

Por favor nos envie contribuições e ajude a fazer o GWN melhor.

12.  Outras linguas

The Jornal Semanal Gentoo is also available in the following languages:



Print

Page updated 17 Fev 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 17 de janeiro de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Tom Van Laerhoven
Tradução Holandês

Roel Adriaans
Tradução Holandês

Peter Dijkstra
Tradução Holandês

Nicolas Ledez
Tradução Francês

Guillaume Plessis
Tradução Francês

Eric St-Georges
Tradução Francês

John Berry
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Michael Kohl
Tradução Alemão

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Daniel Ketel
Tradução Japonês

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Andy Hunne
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Ventura Barbeiro
Tradução Português (Brazil)

Bruno Ferreira
Tradução Português (Portugal)

Gustavo Felisberto
Tradução Português (Portugal)

Ricardo Jorge Louro
Tradução Português (Portugal)

Lanark
Tradução Espanhol

Rafael Cordones Marcos
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Pablo Pita Leira
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Tirant
Tradução Espanhol

Jaime Freire
Tradução Espanhol

Lucas Sallovitz
Tradução Espanhol

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.