Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 12 de Maio de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Gentoo Linux fará um grande anúncio no E3

Gentoo Linux estará presente na próxima Electronics Entertainment Exposition em Los Angeles. E3, como é mais conhecida, está focada em itens relacionados à diversão eletrônica, incluindo consoles de jogos, video games de computador, software educativos e recreativos e outras tecnologias e indústrias relacionadas à entretenimento. Considerado o principal evento para estas indústrias, E3 traz de tudo para todos os jogadores embaixo de um mesmo teto.

Com o objetivo de criar reconhecimento para a marca e mostrar às pessoas os beneficios do Gentoo Linux, Gentoo Technologies estará fazendo um grande anúncio durante o E3. Para mais detalhes, deverão esperar pelos Jornais das próximas semanas, mas basta dizer que será um dos maiores (senão o maior) e mais importante anúncio que o Gentoo Linux jamais fez.

Gentoo Technologies será parceiro de Super Computer, Inc. para levar o Gentoo Linux para a plataforma Opteron

Continuando a tradição de permanecer como lider no limite da tecnologia, o Gentoo Linux estará em breve disponivel para a plataforma AMD Opteron. O chip da AMD de 64-bits Opteron permite uma transição suave entre as arquiteturas 32 bits para 64 bits é esta sendo a muito esperado pela indústria de tecnologia. Através de hardware fornecido pela Super Computer, Inc., a equipe de desenvolvimento do Gentoo Linux vai iniciar o processo de portar o Gentoo Linux para a plataforma AMD Opteron. E ainda, não haverá um tempo limite para terminar o porte, mas assim que novos detalhes estiverem disponivel, tenham certeza que será reportado aqui.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSAs

Não existe nenhum anúncio do GLSA durante a semana, até o fechamento desta edição.

Anúncio de novos bugs de segurança

Não existe nenhum bug de segurança reportado esta semana.

3.  Histórias de usuários

Iniciando com esta edição, o Jornal Semanal agora tem esta nova seção. Aqui você tem a chance de compartilhar as suas histórias com a comunidade Gentoo!

Então você mudou um servidor para o Gentoo? Você convenceu sua avó a não assar a Larry (the Cow)? Ou você construiu uma estação espacial gigantesca com o Gentoo Linux, para dominar o mundo? Nos conte sua história! Qualquer coisa interessante, engraçada ou próximo do inacreditável que você descobriu enquanto instalava, usava ou modificava o Gentoo Linux é muito bem vinda! Envie sua história para user-stories@gentoo.org e aproveite os seus 15 minutos de fama! ;)

Important: Devido ao grande volume de respostas que esperamos, por favor não fique onfendido se sua submissão não entrar no Jornal Semanal. Existe centenas e centenas de usuários Gentoo, mas apenas uma edição deste Jornal por semana.

Basta de conversa, vamos deixar a bola rolar e dar uma olhada no que o primeiro usuário tem a nos dizer:

Kai-Uwe Kriewald e rsync7.de.gentoo.org


Figure 3.1: Kai e seus servidores

Fig. 1: Kai e seus servidores

Kai atualmente tem 35 anos e mora em Hannover, Alemanha. Lá ele trabalha na University of Applied Sciences and Arts onde, junto com seus 3 colegas, estão tentando manter a estrutura de TI da Universidade de pé e funcionando. Isto não é sempre uma tarefa fácil quando você tem em torno de 6000 estudantes, 100 estações de trabalho (Windows) e 15 servidores (Novell/Windows/Linux). Apesar deste seu trabalho, seus hobbies incluem tudo relacionado a computador, assim como filmes e cinema, correr de bicicleta e ler (especialmente Ficção Cientifíca).

Por que Gentoo Linux?

Kai descobriu o Linux quando o kernel ainda estava na versão 0.9x e usá-lo envolvia muito do "faça você mesmo". Depois de um tempo ele mudou para o SuSE Linux que efetivamente usou por vários anos. Assim como Larry (the Cow) ele ficou frustado com tanto inchaço e artefatos gráficos das últimas versões das distribuições e procurou por um sistema operacional otimizado que lhe desse total controle sobre todos os detalhes da configuração à administração. No final de 2002, ele finalmente descobriu o Gentoo Linux que parecia encaixar-se em suas necessidades perfeitamente.

Configurando um espelho

Atualmente Kai gosta tanto do Gentoo, que ele decidiu configurar um rsync (rsync7.de.gentoo.org) e um espelho de arquivos. Ele fez isto por duas razões: primeiro ele queria um acesso mais rápido para todos os arquivos da distribuição na fase inicial de testar e configurar o Gentoo Linux. Do outro lado ele queria dar um apoio para o Gentoo Linux e devolver alguma coisa para a comunidade que faz esta distribuição tão grandiosa quanto possível. Este é um excelente exemplo de como o software livre/código aberto pode funcionar!

Atualmente um computador Celeron 1.3Ghz, com 256Mb de RAM, um HD de 100Gb e uma conexão de 100MBit é usada para o espelho. Será em breve substituida por um P$ 2.6GHz, com 1GB de RAM, e 205Gb de HD e uma conexão de 1GBit. Mas Kai tem planos maiores para o futuro: ele quer criar um cluster de Alta Disponibilidade usando duas dessas máquinas.

Conclusão e prospecto futuro

Devido aos seus anos de experiência gerenciando espelhos (em seus "Dias Windows" Kay gerenciou o espelho primário do Tucows na Alemanha), aos bons conselhos de Kurt Lieber e as boas pessoas da lista de discussão mirror-amin, ele não teve problemas graves ainda (exceto ao usar o compressed rsync que ele desativou). O espelho está oferecendo arquivos aos usuários de 3 formas diferentes: rsync, WWW (Apache) e FTP (PureFTPd). Todos estes pacotes são bem testados e documentados, portanto executá-los não dá muita dor de cabeça.

Com as próximas atualizações das máquinas Kai e sua equipe continuam a substituir as instalações SuSE com o Gentoo Linux e planeja usa-lo como firewall, proxy, banco de dados e servidor CMS. Infelizmente eles não podem executar Informix 9.3 (Kai imagina que isto é devido as bibliotecas muito recentes do Gentoo Linux), que hoje roda no SuSE 8.1.

Se você tem dúvidas sobre ajustar e administrar espelhos do Gentoo Linux pode entrar em contato com Kai através do e-mail.

4.  Ouvimos na Comunidade

Web Forums

Aliviando a Pressão nos Servidores rsync

Semana passada GWN lembrou os Gentooists que a árvore do portage deveria ser sincronizada com soberania, não abusando do sistema ao executar 'emerge rsync' a toda hora. Alguns dos recorrentes dos Foruns, como sempre, logo pegaram o tema e começaram a oferecer soluções próprias, incluindo checagem dos changelogs do CVS e restringindo a sincronização apenas se alguma coisa de interesse para a configuração da pessoa tenha sido atualizada.

Lotus Domino em Gentoo

Aplicativos só disponíveis em forma binária podem ser difíceis em uma distribuição código-fonte. Em um belo exemplo de autoajuda e, ajuda aos outros, steveb documenta seus init scripts usados para por um servidor Lotus Domino pra rodar:

Pacotes Binários em Gentoo, Portage em Outras Distribuições?

Os evangelistas de distribuições fonte são raramente seduzidos por aplicativos pre-compilados, e mesmo se fossem, configurar todas combinações de flags USE através da Plataforma de Refêrencia Gentoo não parece possível, mas agora... Ao contrário da sabedoria popular, existem bons sistemas de administração de pacotes binários por aí, como o Arch's Pacman ou o sistema Crux' cvsup-based, mas será que fazem sentido como ferramentas para o Gentoo? De uma olhada na mais recente discussão das virtudes das distribuições binary vs. fonte:

gentoo-user

gentoo-user com newsgroup

Sejamos sinceros, todos nós poderíamos nos beneficiar de mais tempo livre durante o dia. Se você é como muitos que sofrem em várias listas de email todos dias, um pouco de tempo gasto organizando pode leva-lo a economizar horas! Não, não estamos tentando vender nenhum organizador pessoal ou mesmo encorajando você a comprar um ficheiro. O que esta rolando é uma boa discussão de como melhor navegar através da lista gentoo-user. Aparentemente, usando gmane um leitor de newsgroup e/ou gnus para navegar entre as discussões é uma solução popular. Martin Gramatke mostra como assinar a lista gentoo-user em forma de correio e usar gmane para ler a lista.

porque rsync?

Parece que alguns membros da comunidade de usuários gentoo, como Rev. Jeffrey Paul, perguntam sobre o uso de rsync na administração de pacotes Gentoo. Sua reclamação é simples; "o rsync requer software especial cliente/servidor, aumenta a sobrecarga em servidores, e significativamente limita o número de espelhos (por não ser compatível com http/ftp)." Outros acham que uma mudança no sistema não é necessária no momento, como Paul de Vrieze melhor descreve. Enquanto outros querem ver o rsync mais elaborado ala Mandrake's Troels e seu sistema para economizar bandwith. De qualquer maneira, esta é uma discussão informativa sobre um tema interessante.

Mais etiqueta de Sync do Portage

Se mantendo ao tema de economia de bandwith e rsync, Louis Candell começou uma longa discussão sobre métodos apropriados para atualizar Gentoo em máquinas ligadas em rede. NFS (Network File System) foi a solução acordada. Rex Young nos contou que "[NFS] funciona simples e fácil. Se você exportar /usr/portage para todas as máquinas da rede, sincronizar uma delas deixa todas em sincronia. Realmente economiza bandwidth, e pode ser usado para facilitar um pouco a administração das maquinas." Se você está pensando em implementar NFS para compartilhar a árvore /usr/portage, pode ajudar ler que o Marius Mauch fez, e tenha certeza que todos os GIDs e UIDs se correspondem nessas máquinas e que você leia o conselho de Lee Fickenscher.

gentoo-dev

Nesta semana tem novidade e foco renovado no sistema de inicição. Sugestões para aumentar a funcionalidade ou até mesmo totalmente substituir o atual sistema baseado em shell scripts por um em puro Python.

Novo serviço de dependências

A idéia vêm para prover meios de comunicação para um script que tenha iniciado com sucesso, entre o init e o script do serviço. De forma que o serviço possa contar com que outro esteja funcional antes de se iniciar.Leia como isso pode funcionar.

Substituição do Init

Uma proposta interessante foi apresentada sobre escrever o init script do Gentoo em Python. Leia os pros e contras

GentooBSD

E, Jeff Jeter está trabalhando para adaptar Portage para rodar em FreeBSD. Veja aqui como está o projeto. Interessados devem contatar Jeff com feedback e sugestões.

XFree 4.3.0

E finalmente, estamos agora na segunda versão do XFree 4.3.0. De uma olhada na última discussão.

5.  Gentoo Internacional

Encontro Regional de Usuários Gentoo em Cologne, não em Bonn!

Corrigindo o erro da semana passada, o encontro de Gentooistas nos arredores de Kࣆln/Bonn vai realmente acontecer esta quarta-feira, 14 de maio de 2003, mas o Hellers Brauhaus fica é claro na Roonstrasse em Cologne, e não em Bonn como haviamos dito. Esteja lá às 18:00, e avise os outros que você está indo aqui.

Mapa de Usuários Alemães Gentoo

É apenas um resultado de um projeto mais ambicioso de ter os usuários Gentoo da Alemnha registrados para um futuro encontro nacional de usuários de toda a Alamanha, e é em si bem legal: o mapa interativo aonde os Gentooistas da Alemanha podem marcar suas localizações atuais com dados de GPS.

6.  Portage Watch

Os seguintes pacotes estáveis foram adicionados ao portage esta semana

Estamos começando a usar um método novo para obter a informação que apresentamos nesta seção portanto, por favor, reporte quaisquer erros ou inconsistências que você encontrar. Obrigado!!

Número total de categorias disponíveis: 82

Número total de pacotes disponíveis: 4167

7.  Bugzilla

Resumo

Estatísticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para receber e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Nos últimos 7 dias, a atividade do site resultou em:

  • 229 novos bugs esta semana
  • 423 bugs fechados ou resolvidos esta semana
  • 5 bugs previamente fechados reabertos esta semana.
  • 2523 total de bugs marcados 'new'
  • 345 total bugs atribuídos a desenvolvedores

Existem atualmente 2914 bugs abertos no bugzilla. Destes: 48 estão marcados como 'blocker', 104 estão marcados como 'critical', e 228 estão marcados como 'major'.

Ranking dos Bugs Fechados

Os desenvolvedores e times que fecharam mais bugs esta semana:

Ranking de Bugs Novos

Os desenvolvedores e times que receberam mais bugs novos essa semana:

8.  Dicas e Truques

Usando Autoagrupamento em Fluxbox

Se você usa o gerenciador de janelas Fluxbox, autoagrupamento e tabs permitem você ver programas com janelas agrupadas ao invés de janelas separadas. A dica dessa semana demonstra este recurso usando Eterm como exemplo.

Primeiro, você precisa editar o arquivo ~/.fluxbox/init. Tenha certeza que o arquivo de grupos esteja definido.

Code Listing 8.1: ~/.fluxbox/init

(Addicione a linha:)
session.groupFile:    ~/.fluxbox/groups

Note: Tenha certeza de que não fique quaisquer tabs ou espaços extras no final da linha ou não irá funcionar corretamente.

A seguir edite o arquivo ~/.fluxbox/groups. Esse arquivo especifica os programas que abrem automaticamente dentro de grupos. Simplesmente adicione um programa por linha.

Code Listing 8.2: ~/.fluxbox/groups

(Usando nosso exemplo do Eterm, adicione esta linha:)
Eterm

Note: Para achar o nome exato de um comando a ser adicionado ao arquivo de grupos, use o comando xprop | grep '^WM_CLASS' clique na janela do aplicativo e cole o nome no arquivo de grupos.

Agora¸quando você abrir Eterms, eles vão abrir como um grupo. Se você quiser que outros programas façam a mesma coisa, adicione-os ao arquivo ~/.fluxbox/groups.

9.  Mensagem/Assinatura da semana

Começamdo esta semana, todas as edições do GWN terão uma assinutara ou mensagem engraçada ou interessante encontrada na comunidade Gentoo (foruns, IRC, lista de email).

O Desenvolvedor Gentoo Sven Vermeulen usa a seguinte assinatura em seus emails: "Obrigado ao DRM, você sabe que alguma coisa foi feita em ambiente de securança de nível indefinido, de fonte que você não pode checar, escrito por programadores que você não conhece, aprovado por controle de qualidade desconhecido e que foi publicado com uma licensa que nega qualquer responsibilitdade..." Algo pra você pensar a respeito...

10.  Moves, Adds and Changes

Moves

Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe Gentoo:

  • Rodney Rees (manson)

Adds

Os seguintes desenvolvedores recentemente entraram para a equipe Gentoo:

  • nenhum esta semana

Changes

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de atividade no projeto Gentoo:

  • nenhum esta semana

11.  Contribua com GWN (Jornal Semanal Gentoo)

Interessado em contribuir para o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

12.  GWN Feedback

Por favor nos mande feedback e ajude a fazer um GWN melhor.

13.  GWN Subscription Information

Para assinar o Gentoo Weekly Newsletter, mande um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar a assinatura do Gentoo Weekly Newsletter, mande um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do email que esta inscrito.

14.  Outras línguas

O Jornal Semanal Gentoo é também disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated 12 May 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 12 de Maio de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Kim Tingkaer
Colaborador

        Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

        Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

        Jorn Eilander
Tradução Holandês

        Bernard Bernieke
Tradução Holandês

        Peter Ter Borg
Tradução Holandês

        Jochen Maes
Tradução Holandês

        Roderick Goessen
Tradução Holandês

        Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Daniel Ketel
Tradução Japones

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japones

Andy Hunne
Tradução Japones

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japones

Yasunori Fukudome
Tradução Japones

Takashi Ota
Tradução Japones

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

Ricardo Jorge Louro
Tradução Português de Portugal

Ricardo Nogueira
Tradução Português do Brasil

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Rafael Cordones Marcos
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Pablo Pita Leira
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Tirant
Tradução Espanhol

Jaime Freire
Tradução Espanhol

Lucas Sallovitz
Tradução Espanhol

Cagil Seker
Tradução Turco

Aycan Irican
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.