Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 19 de Maio de 2003

Content:

1.  Noticias Gentoo

Resumo

Anunciando o Gentoo Games Inc.

Em 15 de maio, Daniel Robbins e vários outros desenvolvedores do Gentoo Linux anunciaram a criação de uma nova companhia chamada Gentoo Games, Inc.

A missão da Gentoo Games é aprimorar os jogos em Linux. Os esforços iniciais do Gentoo Games vai estar focado sobre a tecnologia GameCD, que vai permitir que qualquer um com um PC moderno possa colocar o CD em seu computador, liga-lo, e fazer o boot direto do GameCD para o jogo. O jogo roda do GameCD, e o GameCD cuida da auto-detecção e configuração de todo o hardware.

Fazendo isto, o Gentoo GameCD transforma qualquer PC com um placa gráfica NVIDIA ou ATI em um sistema tipo console. E como o GameCD pode ser usado por qualquer um -- mesmo um usuário do Windows -- isto expande o alcance da tecnologia baseada em Linux tremendamente. O objetivo deste esforço e levar os jogos em Linux á um novo nivel de proeminência que resultará em novas boas coisas para os jogadores em Linux, desenvolvedores de jogos em Linux e vendedores. A adoção do Linux como um todo, e claro os usuários do GameCD terão uma experiência parecido com o console em qualquer PC moderno graças a flexibilidade e poder do software livre.

Gentoo Games, Inc. é uma entidade independente e separada do projeto de software livre Gentoo Linux. Isto foi feito para assegurar que a natureza comercial do Gentoo Games não colidir com a integridade do contrato social do Gentoo Linux. Os fundos gerados pelo Gentoo Games, Inc. serão usados para custear o desenvolvimento futuro do Gentoo Linux assim como do GNU/Linux em geral. Adicionalmente, Gentoo Games espera providenciar exitantes oportunidades para desenvovedores capacitados que queira, como nós, ajudar a transformar os jogos no Linux.

Um dos primeiros beneficios conquistados com a criação do Gentoo Games, Inc. (logo após a existência oficial do Gentoo Games, Inc.) foi o anúncio da semana passada sobre o breve suporte total dos 64 bits da arquitetura AMD Opteron.

Gentoo Linux comparece à E3

Gentoo Linux esteve presente na recente Electronic Entertainment Exposition em Los Angeles para anunciar a criação do Gentoo Games e o Game CD America's Army. O show foi um grande sucesso, com muitas companhias expressando interesse na tecnologia do GameCD do Gentoo Games. Entre encontros, o turma do Gentoo Linux conseguiu verificar parte do resto do show, incluindo um impressionante estande da NVIDIA e do exército americano.


Figure 1.1: A entrada do E3 deste ano

Fig. 1: A entrada do E3


Figure 1.2: NVIDIA comparece ao E3 pela primeira vez, este ano.

Fig. 2: Estande da NVIDIA no E3

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: kopete

O plugin GnuPG do kopete não limpa corretamente a linha de comando quando executa gpg, o que pode permitir a atacantes remotos a executar comandos arbitrários.

  • Gravidade: Critica - Comprometimento criptográfico, execução remota de código arbitrário.
  • Pacotes Afetados: net-im/kopete até o kopete-0.6.2
  • Correção: Synchronize and emerge kopete, emerge clean.
  • GLSA Announcement

GLSA: gnupg

Existe um bug na validação de código do GnuPG que permite chaves com mais de um usuário provocar que a chave de todos sejam tratadas como o do mais válido.

  • Gravidade: Alta - Comprometimento criptográfico.
  • Pacotes Afetados: app-crypt/gnupg até o gnupg-1.2.2
  • Correção: Synchronize and emerge gnupg, emerge clean.
  • GLSA Announcement
  • Advisory

GLSA: shadow

Uma atualização está disponível para o utilitários shadow para mitigar o bug do OpenSSH que permite atacantes remotos a identificar nomes de contas válidos no sistema (veja no último Jornal).

  • Gravidade: Alta - Exposição de informação.
  • Pacotes Afetados: sys-apps/shadow até o shadow-4.0.3-r5
  • Correção: Synchronize and emerge shadow, emerge clean.
  • GLSA Announcement
  • Advisory

Anúncio de novos bugs de segurança

Os seguintes novos bugs de segurança foram postados esta semana:

  • dev-db/firebird
  • sys-apps/xinetd
  • app=games/unreal-tournament
  • app-cdr/cdrtools
  • app-text/lv

3.  Histórias de usuários

Kenneth e como ele mudou a sua escola para o Gentoo Linux

Atualmente, um dos mais antigos da escola, Kenneth faz alguns trabalhos nos computadores da escola em suas horas livres. Um dia um membro da equipe de computação solicitou que ele instalasse o Linux em 6 dos 44 computadores do laboratório da escola, por não estarem contentes com o custo do Office XP. Então Kenneth resolveu criar uma imagem contendo KDE, GNOME, OpenOffice.org, Mozilla, Samba, CUPS, distcc, gaim (que escola maravilhosa! ;), MPlayer, Flash, Java e GNUPlot. E claro, estava usando o Gentoo Linux em seus esforços!

Alguns problemas

Como a escola usa uma rede Windows, Kenneth teve que garantir o logon sem saber a senha do administrador. Além do mais, os estudantes deveriam estar habilitados a acessar o seu espaço no servidor localizado em máquinas rodando windows. E claro, você deve convencer as pessoas que o Linux não é o demônio...

Soluções inteligentes

Para permitir que os login funcionassem, Kenneth adicionou um patch à fonte do GDM para rodar um script que cria a identidade do usuário se ela ainda não existe. smb_auth foi usado para PAM e criar diretórios /home de acordo com o modelo que Kenneth fez. Existia alguns problemas com alguns programas que gravam no diretório /home as suas configurações (como o OpenOffice.org), portanto ele criou um link para usar a conta como diretório. Para montar o compartilhamento Samba no login e desmontar no logout ele usou smb_authtoken e escreveu um programa em C que gerencia a montagem chamado smbmount e smbumont.

Para atualizações mais fáceis Kenneth pegou algumas coisas do /usr/portage do NFS shares, usou distcc nas máquinas e criou um espelho rsync local. Quando administra as suas máquinas, ele usa uma perfil especial do Konsole que roda ssh para cada uma delas e usa "send input to all".

KDE é usado como o ambiente desktop padrão, CUPS manipula as impressoras de rede e o KDE tem vários atalhos para aquivos do servidor.

Conclusão

No primeiro dia, Kenneth registrou mais de 57 novos usuários. Algumas pessoas, incluindo professores, realmente gostaram. Kenneth colocou algumas explicações em cada icone, portanto as pessoas não perdiam tempo imaginado o que aquilo faz, mas algumas pessoas continuaram a procurar pelo Internet Explorer e não entenderam o porque não estava ali. Outros problemas montando disquetes ou a simples recusa de usar algo que não fosse o Windows. Entretanto, Kenneth percebeu que os estudantes apenas usavam os "seus" computadores, mesmo sem saber o que significa kernel. Mas o seu grande dia foi quando o servidor de impressoar NT caiu e todos que queriam imprimir alguma coisa tiveram que usar as máquinas Gentoo para a tarefa. Mesmo o professor de química (que antes ficava maluco com um software diferente) teve que admitir que ele "mexeu com o Linux e teve uma boa impressão".

4.  Desenvolvedor da Semana

Chad Huneycutt


Figure 4.1: Chad Huneycutt

Fig. 1: Chad Huneycutt

Chad Huneycutt trabalha com coisas de laptop. Ocupado na vida real, ele reclama que fica relativamente inativo como desenvolvedor Gentoo, mas atualmente ele está trabalhando em gerar perfis (para que a configuração de várias diferentes redes possam ser armazenadas e escolhidas) e uma configuração automática de rede está por vir. Enquanto o pcmcia-cs já suporto "esquemas", Chad esta procurando por alternativas que permitira integrar com o configuração atual do sistema Gentoo, e imagina que uma solução definitiva vai requerer o melhoramento do init scripts do Gentoo e um pouco de hacking do pcmcia-cs para fazer tudo trabalhar junto. E para o hacking de rede automática, Chad está trabalhando com Peter Johanson para adicionar a detecção de rede wireless ao mix de utilitários que já existe.

Chad começou a usar Gentoo à dois anos atrás quando leu os artigos de drobbins IBM Developerworks, e como a maioria dos desenvolvedores, reuniu-se à equipe submetendo ebuilds, ficando pendurado no IRC (a primeira vez de Chad no IRC), e incomodando-se um bocado. Como ele já tinha um projeto no Sourceforge - ( hodgepodge) -, ele disse que é uma biblioteca com algum código Java que ele escreveu a algum tempo atrás, e que não tinha feito muito trabalho pelo software livre fora do Gentoo. Chad disse que se ele terminar os perfis de rede descrito acima, será o seu maior feito, até agora.

Um estudante de Ph.D em Ciência da Computação no Instituto de tecnologia da Georgia, Chad estuda arquitetura de computador, trabalha em um projeto particular chamado SoftCache, um amalgma de compilador, cache e conceito de sistema embarcado. Chad usa Evolution, Mozilla, Xchat e Gabber todo dia, enquanto suas ferramentas de trabalho são vim, gcc e gdb (na ordem), todos sendo executados atualmente sob o GNOME, mas mesmo assim usa frequentemente o KDE. Chad, 28, mora em Atlanta, Georgia com sua esposa de quase 7 anos e seu filho de dois anos. Gosta de jogar tenis e bridge se tem tempo, mas atualmente ele passa seu tempo com seu filho com jogos de tabuleiro (geralmente alemães).

5.  Heard In The Community

Web Forums

Gamers in Seventh Heaven

The only other news so far this year responsible for an equally generous amount of excitement and controversial debate in the Gentoo Forums was the April fool's joke... The strong gamers and players community in Gentoo (complete with a forum of their own) has greeted the creation of Gentoo Games Inc. with the utmost gratitude and exploded in speculation as to what exactly the new company will be doing, aside from the America's Army CD that served as a kickoff to the new legal entity. While some people prefer to discuss whether it's politically wise to move into this direction to begin with, others tried to alleviate the burden on Supercomputing's server bandwidth by hosting the iso image -- only to see their FTP servers crash almost instantly...

Ahead of Their Times

Strangely enough, Gentoo's much less controversial announcement of teaming up with Super Computer Inc. for porting Linux to the Opteron platform went without mention in this thread, but it seems as if people are already busy optimizing compiler settings for systems with AMD's new 64-bit CPU:

Patch Peeve

John Whitney aka jjw has developed an application that promises to reduce download times when upgrading software, by fetching only differentials between old and new versions of the respective source code, and applying them as patches to the version already locally available. Here's the discussion thread that greets his ebuild submission:

Gentoo Users

Learning the Gentoo Ways

Where is xinetd? An innocent question by a Redhat user who went to look for the missing daemon in Gentoo triggered an interesting debate on open ports, enhancing security and the virtues of a minimal default installation:

Mostly Harmless

One of those pesky error messages recorded during bootup, the "spurious 8259A interrupt", is sufficiently widespread to cause uncertainty among Gentoo users. The long and the short of it: If it hurts when you do that, don't do that. Mark Knecht explains how this error message may sometimes only appear when a system is powered up, but not if it's simply being rebooted. And unless there appears to be something seriously wrong with a system as a result of it, there's no need to worry, says hardware buff Joe Stone:

gentoo-dev

System health and portage diagnostics

Dhruba Bandopadhyay thinks that a lot of the problems user's have when intalling new ebuilds can be solved by issuing ldconfig, env-update, source /etc/profile or revdep-rebuild (from the gentoolkit package). So he proposes "that all tools that are scattered around the various packages intended for diagnosing and maintaining system health be integrated into one and included in portage". He has received no feedback so far!

ChangeLog change

Weeve timidly asked about the changes to the format of ChangeLogs. Gentoo developer Dan Armak explained the reasons behind this "change".. and how it was that there was no change at all!

Improved JDBC support

Gentoo developer Dylan Carlson posted to gentoo-dev to announce the availability of six new packages added to the "dev-java" category that will bring JDBC connectivity support to Gentoo.

[WIP] GCC 3.3

Gentoo developer Spider announced an initial ebuild for GCC 3.3. "Comments and testers are welcome :)"

6.  Gentoo International

Cologne Meeting Aftermath

About a dozen Gentoo users made it to last week's regional meeting in Germany. Hellers Brauhaus in Cologne was packed with laptops, an unusually high density of electronics for this rather down-to-earth brewery outlet, and everybody of course had a splendid time. In a remarkably swift response to the GWN's mistake in announcing the wrong location two weeks ago, the next meeting is indeed scheduled to take place in Bonn - we know a self-fulfilling prophecy when we see one... And this is what German Gentooists look like after dark:


Figure 6.1: Getoo users meet in Cologne, Germany

Fig. 1: Gentoo users meet in Cologne

Journee de Gentooiens in France - Yes, But Where?

In spite of at least one semi-serious offer for a shuttle service from the airport to the venue, the issue of a French Gentoo user meeting raised last week is unlikely to resolve with Martinique as its location. Thanks to her colonial past, France has left a prominent linguistic heritage all over the planet, and lots of French-speaking Gentooists live in very nice spots at that. But it's hard to find an equidistant area for a meeting if you have Guadeloupe, New Caledonia and Belgium sitting on the extremes of the map, so people are gradually shifting towards regional meetings here and there. Feel free to post your own suggestions at this thread in the French forum.

7.  Portage Watch

The following stable packages were updated or added to portage this week

We are aware that the USE variables section has dissapeared from Portage Watch. It will be back shortly!

Total categories: 82

Total packages: 4396

8.  Bugzilla

Resumo

Statistics

The Gentoo community uses Bugzilla (bugs.gentoo.org) to record and track bugs, notifications, suggestions and other interactions with the development team. In the last 7 days, activity on the site has resulted in:

  • 277 new bugs this week
  • 462 bugs closed or resolved this week
  • 3 previously closed bugs were reopened this week.
  • 2531 total bugs currently marked 'new'
  • 336 total bugs currently assigned to developers

There are currently 2910 bugs open in Bugzilla. Of these: 42 are labeled 'blocker', 109 are labeled 'critical', and 233 are labeled 'major'.

Closed Bug Rankings

The developers and teams who have closed the most bugs this week are:

Note: Sven Vermeulen was overlooked in last week's rankings. With 22 closed bugs, he should have been ranked first.

New Bug Rankings

The developers and teams who have been assigned the most new bugs this week are:

9.  Tips and Tricks

Setting the Hardware Clock

This weeks tip shows you how to set the hardware clock on your Gentoo Linux box with the command hwclock.

hwclock is located in /sbin/hwclock and you'll need to be root to use it. Without any options, you'll see your current hardware clock setting. By using the --systohc option, you can set your hardware clock to your system clock.

Code Listing 9.1: Using hwclock

(Viewing hardware clock)
# hwclock
(Setting the hardware clock to system time)
# hwclock --systohc

Note: There are many other options available for hwclock, see man hwclock for more information.

10.  Quote/Signature of the week

This week's featured quote actually originated before we started this new section, but still deserves to be mentioned: "I've got this feeling, shared by others I think, that XML is a hammer and everyone's looking for nail-like objects." (Joseph Carter in a discussion about an init replacement.)

Nothing against XML though, we happily use it for bringing the GWN to you! It's just that the hype gets a little annoying from time to time...

11.  Moves, Adds and Changes

Moves

The following developers recently left the Gentoo team:

  • none this week

Adds

The following developers recently joined the Gentoo Linux team:

  • none this week

Changes

The following developers recently changed roles within the Gentoo Linux project.

  • none this week

12.  Contribute to GWN

Interested in contributing to the Jornal Semanal Gentoo? Send us an email.

13.  GWN Feedback

Please send us your feedback and help make GWN better.

14.  GWN Subscription Information

To subscribe to the Jornal Semanal Gentoo, send a blank email to gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

To unsubscribe to the Jornal Semanal Gentoo, send a blank email to gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org from the email address you are subscribed under.

15.  Other Languages

The Jornal Semanal Gentoo is also available in the following languages:



Print

Page updated 19 Maio 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 19 de Maio de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Kim Tingkaer
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Bernieke
Tradução Holandês

Peter Ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Daniel Ketel
Tradução Japonês

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Andy Hunne
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

Ricardo Jorge Louro
Tradução Português de Portugal

Ricardo Nogueira
Tradução Português do Brasil

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Rafael Cordones Marcos
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Pablo Pita Leira
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Tirant
Tradução Espanhol

Jaime Freire
Tradução Espanhol

Lucas Sallovitz
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.