Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 02 de Junho de 2003

Content:

1.  Noticias Gentoo

Resumo

América do Norte consegue dois novos espelhos

Assim como muitos usuários da América do Norte sabe, os espelhos fontes do Gentoo Linux geralmente estão sobrecarregados enquanto a distribuição ganha popularidade. Felizmente, a carga será um pouco melhorada com a adição de dois novos espelhos fontes, providenciados pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara e pair Networks.

UCSB, localizada na ensolarada Santa Barbara, California, recentemente foi apontada como a 14º melhor universidade pública dos Estados Unidos. Renomada por suas pesquisas cientificas, os professores da UCSB recentemente ganharam 3 prêmios Nobel em química e fisica por suas pesquisas inovadoras.

pair Networks provê serviço de hospedagem web de primeiro mundo para clientes ao redor de todo o globo. Com mais de 140.000 sites de internet e clientes de 150 diferentes países, pair Networks estabeleceu uma reputação na indústria por serviços de alta qualidade com preços razoáveis.

Gentoo Linux que agradecer tanto a pair Networks como a Universidade da California, Santa Barbara, pelo seu generoso suporte ao projeto. Sem este suporte, junto com o apoio de outros patrocinadores, Gentoo Linux não seria uma distribuição de sucesso como é hoje. Usuários interessados em tirar vantagens destes novos espelhos pode encontrar mais informações em nossa página de espelhos.

Projeto coleção CFLAGS/cpuinfo

Um dos projetos que está sendo desenvolvido junto com o projeto Gentoo Linux e uma aplicação que vai gerar um pacotes de CHOST/CFLAGS/CXXFLAGS recomendados para o sistema a ser instalado. Como forma de tornar esta aplicação a mais acurada possível, nós necessitamos de muitas amostras dos dados do /proc/cpuinfo. Para facilitar isto, uma página web foi criada para a submissão tanto de formulários como através de uma ferramenta rápida. Usuários são encorajados a submeter as suas informações. A página web contém informações adicionais sobre sistemas especificos dos quais necessitamos mais informações.

Mudanças na infraestrutura pela frente

A infraestrutura que suporta o Gentoo Linux estará sofrendo várias mudanças nas próximas semanas. Isto inclui:

  • Migrar o nosso DNS para um provedor externo.
  • Balancear a carga e falhas de serviço entre multiplos servidores que abrigam o www.gentoo.org.
  • Mudar bugs.gentoo.org para um novo e dedicado servidor.
  • Mudar cvs.gentoo.org para um novo e dedicado servidor.
  • Distribuir e decentralizar nossa infraestrutura de email, colocando listas de discussão em um servidor e outros emails em outro servidor.
  • Mudanças significativas na infraestrutura de segurança, incluindo patches do kernel, ambientes chroot para vários serviços públicos, scripts de iptables e outras áreas.
  • Muitas outras pequenas mudanças.

Um esforço considerável será feito para garantir uma mudança o mais suave possível, com pequenas ou nenhum impacto direto sobre os usuários da comunidade. Entretanto, como todas as coisas relacionadas com tecnologia, circunstâncias inesperadas e as Leis de Murphy geralmente derrubam tudo em momentos importunos. Sua paciência enquanto nós trabalhamos sobre estas mudanças será muito apreciada.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: heimdal

Uma fraqueza criptográfica no Kerberos 4 permite a um atacante personificar qualquer usuário de um sistema usando um ataque de texto plano escolhido. Esta vulnerabilidade extende-se à implementação do mit-krb5 (veja o GLSA no JSG de 07 de Abril) e na implementação de Heimdal.

  • Gravidade: Critico - Comprometimento de autenticação.
  • Pacotes Afetados: app-crypt/heimdal até o heimdal-0.6
  • Correção: Synchronize and emerge heimdal, emerge clean.
  • GLSA Announcement
  • Advisory

GLSA: nessus

O mecanismo de script do scanner de segurança Nessus tem várias vulnerabilidades. Explorar estas vulnerabilidades para executar um código arbitrário necessita que o usuário malicioso tenha uma conta válida assim como enganar o usuário para executar o script.

  • Gravidade: Moderada - Execução de código arbitrário, mitigado pela necessidade de privilégios pelo atacante.
  • Pacotes Afetados: net-analyzer/nessus até o nessus-2.0.6a
  • Correção: Synchronize and emerge nessus, emerge clean.
  • GLSA Announcement
  • Advisory

Anuncios de novos bugs de segurança

Os seguintes novos bugs de segurança foram postados esta semana:

  • net-print/cups
  • sys-devel/gcc
  • net-www/apache

3.  Histórias de usuários

Um pequeno lembrete

Tristemente, não recebemos nenhuma submissão de histórias de usuários na semana passada. :( Portanto é uma boa oportunidade para relembra-los para enviarem suas experiências com o Gentoo Linux que pode ser interessante para os companheiros Gentooístas, para user-stories@gentoo.org como Kai, Kenneth e Mathy fizeram!

Felizmente nós temos um candidato (que está bastante interessante, promessa!) para a próxima edição, nós não conseguimos a tempo para esta semana ...

4.  Desenvolvedor da Semana

Jon Portnoy, aka avenj


Figure 4.1: Jon Portnoy, aka avenj

Fig. 1: Jon Portnoy, aka avenj

Esta semana nós destacamos Jon Portnoy, cuja funções na equipe de desenvolvimento Gentoo inclui recrutamento e gerenciamento dos desenvolvedores (junto com o Gerente de Desenvolvimento Seemant Kulleen), coordena os lançamentos, cuida do repositório de arquivos da distribuição e da manutenção de trinta ou mais ebuilds, incluindo ICC, Compilador C++ da Intel. Como recrutador e gerente dos desenvolvedores, Jon é a pessoa com quem os desenvolvedores conversam para pegar alguém para a equipe, supervisiona o treinamento de novos recrutas (que é conduzido pelo mentor/patrocinador original). Ele e Seemant também mantém a politica de criação dos desenvolvedores. Como coordenador de lançamento, Jon supervisiona todo o processo, delegando tarefas como criar os estágios, QA, criação do GRP e trabalha para que o processo flua suavemente. Também ele garante que o repositório da arquivos da distribuição esteja sempre em forma, quanto possível, e tem trabalhado par integrar ICC no Gentoo Linux, atualmente focado para o ambiente GCC desde que se juntou ao grupo. Jon parou no freenode #gentoo procurando ajuda para um problema dificil no initrd, terminou ficando e ajudando as pessoas com os seus problemas, e eventualmente foi convidado por Seemant para juntar-se à equipe com a implementação do ICC. Ele está orgulhoso de tudo que faz para o Gentoo, especialmente por gerenciar os desenvolvedores e coordenar os lançamentos.

Jon usa Enlightenment 0.16.5 com o tema Maw, assim como X-Chat 2, Mutt, Mozilla, XMMS, screen e slrn (ele é bastante ativo no comp.os.linux.advocacy e alt.os.linux.gentoo) em suas estações de trabalho - cerberus, um P3 866mhz com 384MB RAM. Ele também acha o jogo Icebreaker muito atrativo. Ele usa outras máquinas, também: tempest, um P3 para desenvolvimento/testes, eris, um K6-2 servidor nameserver/proxy e lucifer, um celeron 1.8ghz dedicado à compilação. Um estudante morando no meio de nada em New Hampshire, Jon gosta de gastar o seu tempo ao ar livre, longe de seus monitores, enquanto ele esta andando, de bicicleta ou de caiaque. Ele também passa o tempo estudando história, especialmente história russa. Um aficcionado por vários tipos de musica, de Bob Dylan até Lucinda Willians a Juna Reactor até KMFDM, Jon é especialmente um grande fã de música industrial.

5.  Ouvimos na comunidade

Web Forums

Spam, Spam, Spam, Baked Beans and Spam

Você sabia que o Episódio 25 do Flying Circus do grupo Monty Python é a razão de nós chamá-los assim? SPice hAM tornou-se sinonimo de email não solicitado, comercial, desagradável que enraizou na comunidade da Internet. Usuários Gentoo não são diferentes, apesar de terem um combate anti-spam um pouco mais aperfeiçoado e os forums são testemunha de algumas das idéias mais inventivas de como gerenciar o problema nº 1 da Internet por estes dias:

Break My Gentoo

Promovido como "o céu de todos os ebuilds do cvs sem teto desde a Grande Limpeza do CVS de 2003", links para um site mantido por gurus dos Forums karl11 e Lin_Matt estão ocasionalmente fazendo barulho quando algo novo não é imediatamente refletido nas atividades oficiais do Gentoo. Breakmygentoo.net tem um bugzulla próprio, mas todos preferem trocar experiências nos forums Gentoo....

OSnews Poll: And the Winner Is...

Seja lá o que significa isto: Gentoo bateu todas as distribuições majoritárias na enquete de popularidade deste ano do OSnews.com, dos 11 porcento do ano passado para exatemente o dobro para dividir o bolo. Interesantemente, um tópico que solicitou aos Gentooistas para ir e votar (com o atual trafego observado nos forums do Gentoo podem ter contribuido para a liderança na enquete) também disparou a visita rara mas bemvinda de Eugenia Loli-Queru, primeira dama do site favoreito de todos, e usuários do forum Gentoo com um dos primeiros números ....

gentoo-user

Performance of nVidia cards

Um tópico anormalmente ativo, Spider solicitou para a comunidade -user submeter o teste de desempenho do glcgear de suas placas gráficas Nvidia. As submissões geraram uma boa forma de comparar o seu hardware com o dos outros, permitindo encontrar qualquer erro de configuração que pode estar sugando preciosos FPS(frames per second). Tenho certeza que todos vão apreciar o tópico de Ernie Schroder whoopin' it up na 3D world.

** fixpackages **

Enquanto portage viaja pela estrada tornando-se o melhor gerenciador de pacotes do Linux --sempre--, novas caracteristicas são atiradas na mistura. Depois de Tom Veldhouse atualizar o portage, ele logo confrontou-se com um prompt não familiar 'fixpackages'. Outros membros da comunidade também tiveram confusão semelhante. Brett Holcomb notou que, "Isto é uma nova caracteristica que concerta coisas quando pacotes passam de uma categoria para outra." e esta localizada em /usr/lib/portage/bin/fixpackages. O gentoo-forums também criaram um tópico discutindo a nova caracteristica.

gentoo-dev

XFree

Seemant Kulleen postou uma mensagem anunciando o r3 (masked) lançamento v4.3.0

O plano para este terceiro lançamento do xfree é mudar todo a criação dos fontes em pacotes separados. Entretanto, apesar de lançado ainda necessita de algum trabalho.

Menu system for all gentoo wm's

Assim como uma idéia excitante foi colocada para implementar um sistema independente de layout de menus nos gerenciadores gráficos. Um sistema que mantém entradas de programas instalados / removidos de uma maneira não especifica de gerenciador. Algo como o sistema .idesktop do freedesktop.org

Assigning unique system uid/gid for new ebuild

Uma discussão considerável tomou lugar sobre como decidir qual uid/gid o novo pacote deve rodar. O plano aparentemente é tornar o processo de instalação mais flexivel para incluir uma modificação dinâmica da listas de uids/gids. Entretanto por enquanto tudo esta colocado ao redor do /etc/passwd, que é parte do baselayout.

6.  Gentoo International

Documentation Translations

Direto das prensas: Makoto Yamakura anunciou que uma atualização da versão japonesa do Gentoo Installation Guide (x86), está disponível no site principal do Gentoo. Enquanto tradutores para o japones, frances e alemão tem sincronizado seus documentos com o estado atual das coisas, documentação em espanhol, italiano e sueco estão deixando a desejar, ficando para trás. Se você que contribuir com os esforços de tradução da documentação Gentoo, seja polindo uma linguagem existente ou adicionando novas, por favor contacte John P. Davis.

7.  Portage Watch

Os seguintes pacotes notáveis foram adicionados no portage esta semana

Os seguintes pacotes estáveis foram atualizados ou adicionados ao portage esta semana

Total de categorias: 82

Total de pacotes: 4478 (82 pacotes adicionados desde a semana passada)

8.  Bugzilla

Resumo

Devido dificuldades técnicas com o servidor bugs.gentoo.org na sexta feira, as estatisticas de bugs não estão disponivies esta semana. Na próxima semana será incluido o resumo de duas semanas.

9.  Dicas e Truques

Exportanto uma Sessão X

As dicas desta semana mostra como rodar programas gráficos remotamente exportando uma sessão X através de SSH. Observe que isto é totalmente dependente da velocidade de sua conexão de rede. Se você estiver tentando rodar Mozilla fora de sua máquina do outro lado do país através de um modem 56k provavelmente não vai funcionar muito bem. A melhor aplicação para isto é executar programas dentro de uma mesma LAN ou possivelmente através de uma WAN da alta velocidade. Um exemplo fácil desta aplicação é rodar gvim remotamente para ter um editor gráfico.

Para este exemplo vamos assumir que a máquina local tem o IP 192.168.1.2 e que a máquina remota tem o IP 192.168.1.3 Na máquina local você terá a necessidade de dar o acesso remoto para a máquina remota conectar com o seu servidor X. Use o comando xhost para fazer isto.

Code Listing 9.1: Máquina Local

(Este comando permite que a máquina com o IP  192.168.1.3 conecte)
# xhost +192.168.1.3

Na máquina remota, você deverá exportar a variável $DISPLAY para a sua máquina remota. Depois disto, você estará apto a rodar programas gráficos remotamente.

Code Listing 9.2: Máquina remota

# export DISPLAY="192.168.1.2:0.0"
# gvim /etc/passwd
(Você deve ver o gvim abrindo em sua maquina local com o conteudo)
(do arquivo/etc/passwd de sua máquina remota.)

10.  Assinatura da semana

Se você nunca leu um post do desenvolvedor Gentoo Spider (que aposto que você já leu), você deve ter percebido esta assinatura:

Code Listing 1.1: Assinatura de Spider

begin .assinatura
Isto é um vírus .assinatura! Por favor copie me em sua .assinatura!
Veja o artigo Microsoft KB Q265230 para mais informações.
fim

Se você esta curioso sobre o que isto significa, vá em frente e leia o Knowledge Base article.

11.  Mudanças, Entradas e Saidas.

Saidas

Os seguintes desenvolvedores deixaram recentemente a equipe Gentoo:

  • nenhum esta semana ;)

Entradas

Os seguintes desenvolvedores recentemente juntaram-se à equipe Gentoo Linux:

  • Rob Holland (robh) -- media-sound
  • Ned Ludd (solar) -- gentoo-hardened, grsecurity

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de funçao dentro do projeto Gentoo Linux.

  • nenhum esta semana

12.  Contribua com o Jornal Semanal Gentoo

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email (em inglês).

13.  GWN Feedback

Por favor nos envie um email com a sua opinião e ajude o Jornal ficar melhor.

14.  Inscrição para o Jornal Semanal

Para inscrever-se no Jornal Semanal Gentoo, disponivel apenas em iglês, envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para não receber mais o Jornal Semanal Gentoo, envie uma email em branco para o gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do email em que você está inscrito.

15.  Outras linguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponivel nas seguintes linguagens:



Print

Page updated 02 June 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 02 de Junho de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Kim Tingkaer
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Daniel Ketel
Tradução Japonês

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Andy Hunne
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

Ricardo Jorge Louro
Tradução Português de Portugal

Ricardo Nogueira
Tradução Português do Brasil

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jes?s Garc?a Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

        Jaroslaw Swierad
Tradução Polonês

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.