Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 16 de Junho de 2003

Content:

1.  Noticias Gentoo

Resumo

Proposta de Aperfeiçoamento do Gentoo Linux

Grant Goodyear recentemente anunciou a Proposta de Aperfeiçoamento do Gentoo Linux (GLEPs), cujo objetivo é rastrear e administrar propostas de larga escala, como a proposta de "Herds". Baseado no sistema Python de PEPs (Python Enhancement Proposals) este sistema vai ajudar a garantir que propostas de larga escala não percam a sua meta. O proposta GLEP de Grant ainda está no rascunho e sujeita à revisões baseadas no retorno dos usuários e desenvolvedores da comunidade.

bugs.gentoo.org ganha casa nova

Como foi mencionado anteriormente, Gentoo Linux está passando por várias mudanças de infraestrutura destinadas à acomodar o aumento de carga de nossa infraestrutura de servidores. Uma destas mudanças foi completada semana passada com o sucesso da migração do bugs.gentoo.org para um novo e dedicado servidor. Esta mudança não apenas deu para o bugs.gentoo.org uma capacidade adicional, mas também liberou bastante espaço para o forums.gentoo.org, uma vez que os dois serviçoes compartilhavam o mesmo servidor.

2.  Segurança Gentoo

GLSAs

Note: Não há novos anúncios de segurança esta semana.

Anúncios de novos bugs de segurança

Os seguintes The following nnovos bugs de segurança foram postados esta semana:

3.  Histórias de usuários

Rev. Jeffrey Paul, Gentoo Linux em ambiente de produção e muito mais


Figure 3.1: Rev. Jeffrey Paul, aka Sneak

Fig. 1: Trabalhando com gravações no Rubi-Con 4 (2002)

Esta semana destacamos Jeffrey Paul, aka sneak. Atualmente ele tem 20 anos e mora nos suburbios de Detroit, Michigan. Sneak é um dos membros organizadores do RUBI-CON, um conferência sobre segurança de dados e redes, que acontece toda primavera em Detroit. Ele planeja estar presente e falar na RC6 sobre o uso de Gentoo Linux em ambiente de produção, e espera ter a chance de usar o Gentoo Hardened/SELinux em produção para incorpora-los à sua fala. Ele também foi investigado pelo FBI por crackear computadores UNIX em outros continentes quando tinha 14 anos, entretanto nada apareceu para incrimina-lo. Desde estes dias, ele ficou com os cabelos brancos. Devido a isto Jeffrey é Universal Life Church, um fotografo freelance que bate fotografias de eventos locais e DJ que toca exclusivamente techno de Detroit. Para saber mais sobre ele visite o seu website.

Gentoo Linux em ambientes de produção

sneak é consultor de TI já há cinco anos. O seu foco é em estabilidade e segurança, que é a razão da escolha do Gentoo Linux. Um de seus clientes, uma empresa de vendas e marketing em Troy, Michigan repousa completamente em Gentoo Linux. Sua infraestrutura primária existe principalmente para suportar a LAN do escritório e a WAN entre suas três subsidiárias. Seus dois servidores com Gentoo são responsáveis por sua conectividade com a internet via proxy (Squid), seus banco de dados de última geração (MySQL/PHP/Apache), seu site público (MySQL/PHP/Apache), seus arquivos e colaboradores (Samba e netatalk), suas cópias de segurança (OpenSSH/scp), e seu email (postfix). A velocidade do Gentoo e a conveniência de acomodar em hardware barato tipo x86, e a flexibilidade do Linux permite manter todo o escritório funcionando suavemente com os recursos limitados de IT. Com o Portage, Jeffrey diz que a administração do sistema gasta um décimo do tempo que gastava antes de mudar para o Gentoo.

Outro de seus clientes é um provedor de serviços de TI e desenvolvedor de aplicações em Oak Park, Michigan. Suas infraestruturas existe para abrigar os sites de seus clientes, tanto como provedor de hospedagem como desenvolvimento de aplicações web. Uma mistura de servidores NT (apenas devido o Exchange que não roda em Linux e VBScript funciona melhor em NT) e Gentoo, ele provê consulturia para a rede e o datacenter e administra todos os 3 servidores Gentoo Linux. Lá, Gentoo é usado para tudo, DNA, DHCP, IDS e mail. Estes serviços são providos por qmail, sqwebmail e qmailadmin (no Apache) para a maioria dos clientes. Também roda ISC BIND9, ISC dhcpd e claro OpenSSH. A máquina de administração roda Nagios (chamado Netsaint), MRTG e algumas ferramentas de monitoração.

Ultimamente Jeffrey tem deixado a consultoria de lado, tentando um emprego de tempo integral em TI na área de Detroit. Caso você interesse em conseguir-lhe um emprego, com certeza ele vai gostar.

datavibe.net e a Comunidade Gentoo no Livejournal

Por quatro anos, sneak tem mantido datavibe.net, um provedor sem fins lucrativos para serviços UNIX. Não está usando Gentoo ainda porque ele está aguardando por alguns hardwares, mas vai mudar em breve. Ele planeja usar o Gentoo Hardned no datavibe.net logo que a versão estável estiver pronta.

sneak também é co-mantenedor do Gentoo community at Livejournal, uma fonte que ele fica agradecido em anunciar neste Jornal.

4.  Desenvolvedor da Semana

Rob Holland


Figure 4.1: Rob Holland

Fig. 1: Rob Holland

Rob Holland é membro da equipe sound@g.o que trabalha com o media-sound. Ele participa arrumando bugs nos ebuild, testando e fornecendo ebuilds, tem especial interesse no ardour-cvs, jack-cvs e outras coisas de Estação de Trabalho de Audio Digital que ele usa em sua casa. Foi através de seu trabalho com o ebuild ardour-cvs que Rob tornou-se parte da equipe Gentoo: ele ofereceu algumas atualizações para ele, ele conversou com Jon Ellis, um dos desenvolvedores mais experientes da equipe de som, que convenceu o Rob a trabalhar com ele. (Rob gostaria de dizer "Meh!" para Jon, explicando que não há dúvida que Jon está de gozação como sempre faz) Ele costuma fazer bastante trabalho com o FreeBSD - não como desenvolvedor, mas localmente, construindo sistemas embarcados para ele, e também contribui com bastante sugestões para Paul Davis, o criador do Ardour, algo dele já foi implementado.

Um Desenvolvedor de Sistemas Unix e Administrador de Sistemas (Bob prefere o primeiro) com LINX todo dia, ele também faz consultoria Linux em seu tempo vago (tempo vago ...hahahah diz Bob) Bob usa desktop com WindowMaker, Galeon, irssi e ardour, Muse, timidity e freqtweak para coisas de audio. Ele tem uma pequena rede em sua casa com seu Athlon XP 1400+ com 512MB RAM e uma placa de som delta midiman, as duas máquinas de sua noiva com Windows e um Powerbook Apple (todos com wavelan), assim como um Compaq Evo N400c para o seu trabalho com LINX. Para seus negócios ele usa cinco ou seis pcs, todos x86 com diferentes configurações de hardware. A maioria tem Apache, cyrrus imapd e exim com alguns códigos que ele escreveu em Perl para manusear dominios virtuais sem ter que trabalhar com um monte de arquivos de configurações. Suas aplicações favoritas são vi, porque ele sente-se perdido sem ele, ardour porque permite que ele escreva música sem a preocupação com travamentos, Jack porque não deixa ruidos no audio enquanto escreve, Mulberry porque ele não gosta de email gráfico e tem bom suporte a IMAP, e irssi porque faz tudo o que ele necessita facilmente como um cliente IRC.

Guitarrista, baixista e baterista, Bob dis que ele gosta de tocar e gravar suas próprias canções. Ele gosta de filmes de terror como Seven and Roadkill, jogar em seu XBox, e passar o tempo com Jasmine, seu gato. Em 31 de Agosto, ele via casar-se com sua noiva, Sarah, com a idade de 21 anos.

5.  Ouvimos na comunidade

Web Forums

Local Rsync and Distfile Server

Escolhido para o nosso prêmio de "melhor primeiro post de um novato do Forum" Grimthorne agraciou a Documentação, Dicas e Truques, com uma entrada simples para a sincronização da árvore do Portage e repositório central de arquivos da distro. Para qualquer um administrando mais de um equipamento em casa ou no escritório, isto pode tornar-se muito útil:

XPM bug attempts to remove XFree

Reflexos rápidos no comportamento de um dos moderadores do Forum, bsolar, ajudou a prevenir algum dano nos desktops dos usuários na Quarta-feira. O pacote XPM (XPixMap) foi removido da árvore do Portage, que causaria o desaparecimento de todo o XFree se alguem estivesse com o autoclean ativado, um bug horrivel que mordeu algumas pessoas:

gentoo-dev

Unified tool for Gentoo specific tasks?

Tormentas mentais estão carregandos pensamentos sobre a unificação das ferramentas de configuração especifica do Gentoo. O Gentoo specifig, significa configurações que diz de que espelho o Portage vai pegar pacotes. Michael Kohl, o pai da idéia, falou brevemente sobre a ferramenta.

Proposed md5sum change.

O md5sum é um sistema de avaliar a soma para salvaguardar dados e permitir o usuário saber que todas as informações importantes foram corrompidas. Desta forma o Portage permite o usuário saber se o pacote sofreu mudanças no md5. Entretanto, o Portage procura por um md5sum para o arquivo comprimido baixado do espelho e não do seu conteudo. Leia as diferenças no pros e cons.

Ebuild question...

Quanto flexivel é a compilação de um pacote / processo de instalação com o Portage? Qual a informação passada para o usuário sobre os pacotes durante um emerge de multiplos pacotes.

É possível rodar scripts entre a descompressão / compilação e instalação de pacotes?

6.  Gentoo Internacional

New Website for Swedish Gentooists

Anders Olsson e um grupo de amigos de TI no Royal Institute of Technology em Estocolmo recentemente adiquiriram o dominio gentoo.se e começaram a construir um belo pequeno site com ele. Suécia, acostumada a ser um país apenas de IRC, isto é, com um canal bem ativo na lingua sueca no irc.freenode.net, mas nada mais em termos de documentação e outras informações sobre Gentoo estão disponiveis. Todo o conteudo que você vai encontrar nas páginas nacionais do Gentoo ainda estão em fase de planos, mas gentoo.se já oferece serviço de webmail! seu_nome@gentoo.se, alguém interessado?

7.  Portage Watch

Os seguintes pacotes notáveis foram atualizados ou adicionados esta semana

Os seguintes pacotes estáveis forma atualizados ou adicionados ao Portage esta semana

Total de categorias: 83 (1 categoria adicionada desde a semana passada)

Total pacotes: 4655 (91 pacotes adicionados desde a semana passada)

8.  Bugzilla

Resumo

Estatisticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para gravar e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações das equipes de desenvolvimento. Entre 6 de junho de 2003 e 12 de junho de 2003, a atividade deste site resultou em:

  • 293 novos bugs durante este periodo
  • 438 bugs fechados ou resolvidos durante este periodo
  • 15 bugs previamente fechados formam reabertos durante este periodo

Dos 3303 bugs atualmente abertos: 55 são marcados como "blocker", 137 são marcados como "critical" e 262 são marcados como "major".

Ranking dos bugs fechadoss

Desenvolvedores ou equipes que mais fecharam bugs neste periodo foram:

Ranking dos bugs novos

Desenvolvedores e equipes que mais assinalaram novos bugs durante este periodo foram:

9.  Dicas e Truques

Dicas & Truques fica com uma falha esta semana e vai retornar na semana que vem. Isto significa que se você tem um Dica ou Truque que julgue interessante, envie um email para gwn-tips@gentoo.org

10.  Assinatura da Semana

A assinatura destacada esta semana foi encontrada na mensagem de Stewart Honsberger para o gentoo-dev: "Capitalistas, por sua natureza, organizam-se para protegem a si mesmos. Geeks, por sua natureza, resistem à organização."

11.  Saidas, Adições e Mudanças

Saidas

Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe Gentoo:

  • Chuck Brewer ("killian") -- net-dialup
  • Jeraimee Hughes (A.Sleep)

Adições

Os seguintes desenvolvedores recentemente juntaram-se à equipe do Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de função dentro do Projeto Gentoo Linux

  • nenhum esta semana

12.  Contribua com o GWN

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? GOSTARIA DE AUXILIAR A TRADUÇÃO !! Nos envie um email.

13.  Retorno ao GWN

Por favor envie um email para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

14.  INformações sobre Inscrição

Para inscrever-se no Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar a inscrição do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

15.  Outros linguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes linguas:



Print

Page updated 16 June 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 16 de Junho de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Kim Tingkaer
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japones

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japones

Yasunori Fukudome
Tradução Japones

Takashi Ota
Tradução Japones

Jaroslaw Swierad
Tradução Polonês

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

Ricardo Jorge Louro
Tradução Português de Portugal

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jesús García Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.