Gentoo Logo

Jornal Semana Gentoo: 30 de Junho de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Gentoo Linux adota uma nova estrutura de gerenciamento

Na terça-feira, 24 de junho, Daniel Robbins anunciou uma nova estrutura de gerenciamento para o projeto Gentoo Linux. Esta nova estrutura está desenhada para melhorar os assuntos de gerenciamento, coordenação e comunicação no projeto Gentoo. Esta estrutura é composta de vários elementos-chave, incluindo:

  • Melhora na comunicação através da criação de reuniões agendadas regularmente entre os membros da equipe de administração. Atualmente, as reuniões são organizadas ad-hoc, o que pode causar engarrafamento nos canais de comunicação e nas tomadas de decisão.
  • Delegação de autoridade através da definição clara de funções dentro do projeto Gentoo e atribuindo gerentes que serão responsáveis por estas áreas em particular. Estes gerentes "top-level" serão extraídos da atual equipe de desenvolvimento e terão autoridade completa sobre as decisões do dia-a-dia dentro da(s) sua(s) área(s) em particular. Adicionalmente, decisiões que afetarem multiplas áreas dentro do projeto serão decididas pela equipe de gerenciamento como um todo, ao invés de apenas um ou duas pessoas.
  • Responsabilidade aprimorada assegurando que cada um na equipe sabe quem é responsável por cada área em particular. Projetos sem um dono específico, podem geralmente estagnar ou serem abandonados devido as pessoas não saberem a quem contactar para fazerem perguntas. Esta nova estrutura irá assegurar que cada um sabe quem é responsável pelos grandes projetos dentro do Gentoo Linux.

Implementando essas mudanças, a metodologia de desenvolvimento do projeto Gentoo deverá se tornar muito mais eficiente e compreensiva. Elas também servirão para ajudar a reorganizar o projeto de modo que permita sua planejada migração para uma organização sem fins lucrativos. Embora a maioria das mudanças sejam internas, os usuários irão notar benefícios através da melhora na liberação, aumento do controle de qualidade, e outros benefícios tangíveis.

Anunciado um "fork" no projeto Gentoo Linux

Na quarta-feira, 25 de junho, foi a anunciada a criação de uma nova distribuição linux, a Fundação Zynot criou uma nova distribuição linux, baseada no Gentoo Linux, e irá focar os mercados de embarcados bem como o suporte a novas arquiteturas. Ao focar no mercado de embarcados esta nova distribuição será capaz de desenvolver ferramentas e tecnologias otimizadas para esta área, o que de outra forma, pode torna-lá inadequada para o uso tradicional em ambientes desktop e servidor.

GWN (Jornal Gentoo) a procura de novos tradutores

A procura por tradutores da semana passada foi um sucesso, de modo que iremos tentar novamente. O Jornal Semanal Gentoo está procurando ajuda com a sua tradução para o Português de Portugal. Candidatos devem ter um sólido conhecimento tanto na escrita do Português quanto do Inglês. Interessados devem enviar um email para gwn-feedback@gentoo.org.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: proftpd

O modulo mod_sql do servidor ProFTPD permite um ataque de injeção SQL que pode permitir que um usuário remoto efetue login sem uma senha ou ID de usuário válida.

  • Gravidade: Alta - Vulnerabilidade de segurança remota.
  • Pacotes Afetados: net-ftp/proftpd anteriores a proftpd-1.2.9_rc1
  • Correção: Sincronize e emerge proftpd, emerge clean.
  • Anúncio GLSA
  • Consultivo

GLSA: ethereal

Pode ser possível executar um DoS ou rodar códigos arbitrários através do uso de pacotes maliciosamente formados ou um arquivo trace cuidadosamente manuseado.

  • Gravidade: Alta - Potencial execução de código arbitrário.
  • Pacotes Afetados: net-analyzer/ethereal anteriores a ethereal-0.9.13
  • Correção: Sincronize e emerge atftp, emerge ethereal.
  • Anúncio GLSA
  • Consultivo

GLSA: xpdf

Hyperlinks em arquivos pdf podem executar comandos shell arbitrários em muitos leitores pdf. Usuários devem ativar/seguir os links para ativar o exploit.

  • Gravidade: Moderada - Execução arbitrária de comando exploit requer ação do usuário.
  • Pacotes Afetados: app-text/xpdf anteriores a xpdf-2.02.1
  • Correção: Sincronize e emerge xpdf, emerge clean.
  • Anúncio GLSA
  • Consultivo

GLSA: acroread

Hyperlinks em arquivos pdf podem executar comandos shell arbitrários em muitos leitores pdf. Usuários devem ativar/seguir os links para ativar o exploit.

  • Gravidade: Moderada - Execução arbitrária de comando exploit requer ação do usuário.
  • Pacotes afetados: app-text/acroread anteriores a acroread-5.07
  • Correção: Sincronize e emerge acroread, emerge clean.
  • Anúncio GLSA
  • Consultivo

Anuncios de Novos Bugs de Segurança

Os seguintes bugs de segurança foram postados esta semana:

3.  Histórias de usuários

Michael e sua promessa quebrada

Ok, na edição passada eu disse que a história de usuário estaria de volta nesta semana, mas como eu não recebi nenhuma história, não pude manter a promessa.

Aproveito a oportunidade para novamente lembrá-lo de enviar sua história pessoal com o Gentoo Linux para user-stories@gentoo.org e deleitar-se com as luzes da ribalta! Garotas, garotos ou qualquer outro grupo demográfico que você deseja impressionar vão realmente adorar!

4.  Desenvolvedor da semana

Paul de Vrieze


Figure 4.1: Paul de Vrieze

Fig. 1: Paul de Vrieze

Paul de Vrieze é um desenvolvedor envolvido em vários projetos: faz parte da equipe do KDE, está trabalhando no Gentoo de forma a permitir o uso da biblioteca Berkeley DB4, bem como no Projeto Herds (Rebanho), cujo propósito é o de aumentar o número de desenvolvedores trabalhando nos mais de 4.000 ebuilds presentes na árvore Portage. Depois de um ano acompanhando a lista de email gentoo-dev, escrevendo comentários e indicando referências a discussões passadas para as pessoas, ele foi trazido para a equipe de desenvolvimento porDan Armak que, apesar de já haver preenchido as vagas disponíveis na equipe do KDE, gostou do trabalho que Paul fez com o aegypten. Atualmentem Paul faz correções de código como qualquer outro desenvolvedor, mas também gosta de pensar sobre melhoras para os problemas que encontra. Desta maneira que ele começou a trabalhar com o problema da biblioteca DB4: na configuração antiga, as bibliotecas DB4 and DB3 não podiam coexistir, agora elas podem graças aos símbolos de versão usados pelos ebuilds da biblioteca DB4. Porém alguns pacotes precisam de correções para poder trabalhar com símbolos de versão e a identificação destes tem dado muito trabalho. Neste momento muitos pacotes estão parados devido a este problema com o DB4, o que torna a correção deste problema uma necessidade para que o Gentoo possa prosseguir. De maneira semelhante, ao descobrir que para usar a versão beta do Open Office algumas correções de código tinham de ser feitas, Paul se envolveu com a correção de bugs do Open Office. As pessoas que notaram seu envolvimento neste processo o elogiaram.

As aplicações favoritas de Paul incluem o kpat, que é um jogo KDE de paciência que converteu sua namorada para o Linux, o pdflatex, que é um primo do latex que gera PDFs limpos, o Open Office, que ele considera estar no mesmo nível do MS Office (ele admite que algumas funcionalidades avançadas ainda não estão implementadas ainda, mas outras, como as de desenho, são mais avançadas no Open Office), e o OpenSSH, que tornou sua comunicação muito mais segura. O seu computador de casa é um Pentium III 500MHz com 256MB RAM, um disco rígido de 30GB (7200RPM) que executa o Linux 99% do tempo, apesar do Windows 2000 e 98 também estarem instalados. O Linux se inicia na tela gráfica do GDM ("Sim, é GNOME, mas tem um visual melhor que o kdm", diz Paul) com o tema do Gentoo, de onde ele loga no kde-3.1.2, com os widgets default highcolor, já que ele não gosta do tema keramik. O seu painel kicker está configurado para o tamanho tiny para deixar mais espaço para ícones, aplicações e para o knewsticker. As primeiras aplicações que ele executa são o galeon, o kconsole e o kmail. Ele ainda esta procurando por um bom cliente gráfico para imap, já que o kmail é muito lento. O sua rede de casa incluem o computador de sua namorada, configurado de maneira semelhante porém menos customizado, e um Pentium 60 com 24MB de RAM, que é atualizado com muito pouca frequência, rodando diversos servidors em cima do Gentoo.

Atualmente, Paul é um estudante de doutorado (Ph.D), pesquisando sistemas de modelagem de usuários: sistemas que tentam adaptar seu comportamento ao usuário. Alguns exemplos simples incluem MRU(lista de itens usados mais recentemente) ou a MFU do KDE (lista de itens usados mais frequentemente). Paul nasceu em 30 de setembro de 1979 e tem hoje 23 anos, vive em Tilburg, na Holanda, mas comuta de trem para Nijmegen. Paul passa a maior parte de suas noites contribuindo para o Gentoo, apesar de que nas quartas-feiras ele contribui muito menos devido à uma série de TV de detetives ingleses, como o inspertor Morse, Dalziel e Pascoe, que ele e sua namorada gostam de assistir. Seus outros hobbies incluem a leitura de jornais, jogar hockey e andar de bicicleta com sua namorada.

5.  Ouvimos na Comunidade

Web Forums

Racha? TINC?

Uma plenitude de murmurios surgiram nos fóruns em diversos idiomas semana passada, principalmente depois que as novidades do desenvolvedor líder do Gentoo-ARM, Zwelch, que deixou o time, atingiu o Slashdot e o OSNews. E no bom e velho estilo de fóruns, provas hiperbólicas são o melhor amigo retórico do homem (David Thomas, ex-Pere Ubu). É Drobbins uma confusão ou o messias? A lista de e-mails central é realmente definitiva? É tudo um esquema para fazer quantidades obcenas de dinheiro do Gentoo embarcado que está por trás disto, ou ainda outra divisão porque o "portage" não foi escrito em C++? O tempo e o local para checar suas suposições contra a realidade:

Nova Moderação

Juntando-se ao time moderador está Brandy da Nova Zelandia, ajudando-nos a fechar a lacuna que tinha deixado a Asia muito a escanteio nos fóruns nos últimos meses. O fato de que ela é uma das raras damas geek entre uma vasta maioria de cavalheiros tem acionado alguns (interessantemente) desbalanceados assuntos antes mesmo dela ser promovida a moderadora. Não se de ao trabalho de gastar feromônios nas seguintes linhas de discução, elas estão ambas travadas, a Brandy pode agora tomar conta de deflagração de missogenia similares por si só...

gentoo-user

Fora a usual discussão referente ao racha recente, muitas outras discussões ocorreram no lado gentoo-user. Esta semana, questões variaram do grub comum e módulos do kernel até a discussão do que cada usuário pensava ser um ponto forte na distribuição gentoo.

Desgraças de uma instalação em Laptop

         O usuário Alberto Bert incorreu num dos mais comuns erros em uma instalação gentoo. Vendo que seu laptop não podia "bootar", ele rapidamente postou uma solicitação por ajuda. Veio a descobrir que o sistema estava inapto para montar o sistema de arquivos raiz. Outros usuários rapidamente apontaram que tanto a configuração do grub era a culpada, ou  que o apropriado driver para o sistema de arquivos não estava compilado no kernel. Link aqui.        

O que você mais gosta no Gentoo?

         Timo Boettcher foi recentemente solicitado a fazer uma apresentação utilizando Gentoo no seu GUL (Grupo de Usuários Linux) local e decidiu perguntar pelas opiniões sobre o que os usuários seguidores do gentoo veem como pontos fortes da distribuição. Várias virtudes que são discutidas, incluem as comunidades de desenvolvimento, usuários e suporte, as flags "USE", e ser uma distribuição "baixa manutenção" uma vez instalado. Link aqui.

6.  Gentoo Internacional

Nada de novo aqui. Por favor, prossiga...

As notícias internacionais deram uma pausa esta semana. Se você quiser relatar algo aos leitores do JSG (Jornal Semanal Gentoo), envie seus comentários para gwn-feedback@gentoo.org

7.  Portage Watch

Os seguintes pacotes notáveis foram modificados ou adicionados nas últimas duas semanas

Os seguintes pacotes estáveis foram modificados ou adicionados nas últimas duas semanas

Total categorias: 86 (4 categorias adicionadas nas últimas duas semanas)

Total pacotes: 4478 (241 pacotes adicionados nas últimas duas semanas)

8.  Bugzilla

Resumo

Estatisticas

A Comunidade Gentoo usa Bugzilla (bugs.gentoo.org) para gravar e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 20 de junho e 26 de junho de 2003, a atividade do site resultou em:

  • 313 novos bugs
  • 457 bugs fechados ou resolvidos
  • 10 bugs previamente fechados foram reabertos

Dos atuais 3361 bugs abertos: 65 são marcados como "blocker", 129 são marcados como "critical" e 279 são marcados como "major".

Ranking dos Bugs Fechados

Os desenvolvedores ou equipes que mais fecharam bugs durante o periodo foram:

Ranking dos Bugs Novos

Os desenvolvedores ou equipes que mais assinalaram novos bugs neste periodo foram:

9.  Dicas e Truques

Truques para um backup rápido

Nesta semana nós mostraremos alguns truques rápidos para realizar backups e manter arquivos importantes seguros em caso de falha de máquina. Para fazê-los diariamente, coloque estes scripts em /etc/cron.daily. Eles não encobrem tudo, mas podem ser facilmente ampliados ou combinados com outros scripts simples para garantir que seu sistema fique seguro.

O script a seguir faz um backup de todo meu banco de dados MySQL para um segundo disco rígido montado em /backup. Quando acabar, você terá um arquivo chamado mysql-2003-06-30.bz2 (mysql e a data atual).

Code Listing 9.1

  #!/bin/sh

  mysqldump --user=root --password=senha --all-databases | bzip2 > \
      /backup/mysql-`date +%Y-%m-%d`.bz2

O próximo fará um backup de todos os diretórios .maildir no diretório /home para um segundo disco montado em /backup.

Code Listing 9.2

  #!/bin/sh

  find /home -type d -maxdepth 2 -name '.maildir' | xargs \
      tar -cjf /backup/maildir-`date +%Y-%m-%d`.bz2 > /dev/null 2>&1

O script seguinte fará um backup incremental de /etc/make.conf com data e timestamp. Este comando pode ser facilmente modificado para fazer o backup em um outro servidor. Veja man rsync ou http://rsync.samba.org para mais exemplos.

Code Listing 9.3

  rsync --backup --suffix=.`date +%Y-%m-%d.%T` /etc/make.conf /backup

10.  Assinatura da semana

A assinatura do usuário de forum Anacific é algo para o pequeno geek que existe em cada um de nós: "Para saber o que é recursão, você deve primeiro saber o que é recursão."

11.  Saidas, Entradas e Mudanças

Saidas

Os seguintes desenvolvedores recentemente saíram da equipe Gentoo:

  • Jack Morgan
  • Graham Forest
  • Zach Welch
  • Bart Verwilst

Entradas

Os seguintes desenvolvedores recentemente juntaram-se à equipe Gentoo Linux:

  • Stewart Honsberger (Blkdeath) - proftpd e outros ebuilds
  • Alex Veber (CoronaLVR) - wine
  • Brian Jackson (iggy) - courier
  • Donnie Berkholz (spyderous) - xfree

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de função dentro do Projeto Gentoo.

  • nenhum esta semana

12.  Contribua com o JSG

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

13.  Retorno ao JSG

Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

14.  Informações sobre Inscrição

Para inscrever-se no Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar a inscrição do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

15.  Outras línguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated 30 Junho 2003

Summary: Este é o Jornal Semana Gentoo da semana de 30 de Junho de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brice Burgess
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Yuji Carlos Kosugi
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Gerald J Normandin Jr.
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Kim Tingkaer
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Stefano Lucidi
Tradução Italiano

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Jaroslaw Swierad
Tradução Polones

Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
Tradução Português do Brasil

Eduardo Belloti
Tradução Português do Brasil

Fabricio Pettena
Tradução Português do Brasil

Joao Rafael Moraes Nicola
Tradução Português do Brasil

Marcelo Gonçalves de Azambuja
Tradução Português do Brasil

Otavio Rodolfo Piske
Tradução Português do Brasil

Pablo N. Hess -- NatuNobilis
Tradução Português do Brasil

Pedro de Medeiros
Tradução Português do Brasil

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

Ricardo Jorge Louro
Tradução Português de Portugal

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jesús García Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.