Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 07 de julho de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Adeus e obrigado a todos vocês.

Com esta edição, o Jornal Semanal Gentoo marca seu oitavo mês de publicação. Também marca minha saída como editor do Jornal Semanal Gentoo.Apesar de eu estar me retirando da edição da GWN, eu irei continuar com o projeto Gentoo Linux, auxiliando com infraestrutura, relações públicas e responsabilidades de administração em geral, bem como contribuindo com artigos ocasionais para a GWN. Yuji Carlos Kosugi tomará conta do leme da GWN, continuando a partir da onde deixei e aprimorando as coisas daqui por diante.

Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer aos nossos leitores pelo suporte, "feedback" e contribuições dos últimos oito meses. Neste curto período de tempo, a GWN cresceu de nada mais que uma idéia para uma das mais populares atrações do Gentoo Linux. A lista de emails gentoo-gwn tem mais de 5500 assinantes e as páginas estão entre as mais acessadas em nosso site. Nada disso seria possível sem o seu suporte. Então, embora eu esteja triste de deixar esta maravilhosa posição, eu estou feliz de deixar isto em mãos de alguém que pode dedicar mais tempo e empenho do que eu era. Assim, una-se a mim dando as boas vindas a Yuji como editor do Jornal Semanal Gentoo.

-- Kurt Lieber

Gentoo para Windows com Cygwin

Nós estamos contentes em anunciar a criação do projeto gentoo-cygwin, que possibilitará aos usuários tirar vantagem do Portage e outras características da plataforma Gentoo no Windows usando o Cygwin. Em continuação a projetos como o Metapkg, nosso objetivo é aumentar as escolhas dos usuários, dando a eles a escolha de plataformas adicionais e fazendo do Gentoo uma opção para usuários de diferentes sistemas operacionais.

Nós ainda estamos obtendo a infraestura (lista de emails, página do projeto, etc) para este projeto. Notícias sobre desenvolvimentos futuros serão postado na páginas de notícias do Gentoo bem como em futuras edições da GWN.

Atingida a "Milestone" no projeto herds

O projeto herds, que foca no desenvolvimento de uma infraestrutura para ajudar a gerenciar o crescente número de ebuilds atingiu sua "milestone" com a finalização do DTD para o arquivo metadata.xml o qual contém informações extras sobre um ebuild. Usuários: nós precisamos de longas descrições sobre pacotes, e boas sugestões são bem vindas no Bugzilla.

Mudanças na infraestrutura

Durante a semana passada forums.gentoo.org, bugs.gentoo.org, cvs.gentoo.org, e dev.gentoo.org ficaram fora do ar enquanto eram migrados para novas máquinas ou atualizados. Embora algumas dessas mudanças foram ocasionadas devido a ter que devolver hardware emprestado, várias melhorias foram feitas: os servidores do forum e dos bugs estão em um hardware muito melhor que deve escalonar muito melhor que o anterior, e o dev.gentoo.org e o cvs.gentoo.org, que oferecem email aos desenvolvedores, diretórios html públicos e CVS não estão mais na mesma máquina.

Controvérsia sobre conteúdo inapropriado em ebuilds

Um bug postado por um usuário que encontrou conteúdo inapropriado no ebuild x11-themes/windowmaker-themes lançou um longo debate entre os desenvolvedores sobre o que deveria ser feito, e as soluções propostas foram muitas. Aqueles discutindo por escolha sugeriram deixar o ebuild como está, ou concordaram que seria uma má idéia instalar conteúdo inapropriado por padrão e sugeriam a criação de uma "flag" USE. Outros argumentaram que o Gentoo deveria distribuir software, não conteúdo, e assim, remover os temas do Portage. No final, os temas inapropriados foram removidos do ebuild; alguns preocuparam-se que seria ruim modificar um pacote "upstream", mas isto era apenas uma coleção de temas agrupados e colocados no Portage.

GWN procurando por contribuidores

O Jornal Semanal Gentoo está procurando alguém para cuidar da seção Desenvolvedor da Semana, bem como alguns contribuidores adicionais para adicionar profundidade ao time para que não tenhamos seções faltando com frequência. Os candidatos devem ter um sólido conhecimento em escrita em inglês; mande-nos uma linha em gwn-feedback@gentoo.org se você estiver interessado. Também, não existe necessidade de enviar um curriculum - nós falamos literalmente quando dizemos "mande-nos uma linha".

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: phpbb

O fórum phpbb contém uma vulnerabilidade de injeção SQL que permite a atacantes obter senhas.

  • Gravidade: Alta - Vulnerabilidade de segurança remota.
  • Pacotes Afetados: net-www/phpbb anteriores a phpbb-2.0.5
  • Correção: Sincronize e emerge phpbb, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: gnocatan

O jogo gnocatan contém múltiplos "buffer overflows" que podem ser usados para executar código arbitrário no sistema servidor.

  • Gravidade: Alta - Execução remota de código arbitrário.
  • Pacotes Afetados: app-games/gnocatan anteriores a gnocatan-0.7.1-r3
  • Correção: Sincronize e emerge gnocatan, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: mikmod

O mikmod The mikmod tocador MOD é sujeito a um "buffer overflow" que poderia permitir um atacante remoto executar código arbitrário.

  • Gravidade: Alta - Execução remota de código arbitrário.
  • Pacotes Afetados: media-sound/mikmod anteriores a mikmod-3.1.6a
  • Correção: Sincronize e emerge mikmod, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: noweb

A ferramenta de programação noweb contém multiplas vulnerabilidades, causando arquivos temporários inseguros e a possibilidade de usuários locais sobreescreverem arquivos arbitrários.

  • Gravidade: Moderada - Insegurança em arquivos locais.
  • Pacotes Afetados: app-text/noweb anteriores a noweb-2.9-r3
  • Correção: Sincronize e emerge noweb, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: tcptraceroute

O analisador de rede tcptraceroute não abandona privilégios após obter um descritor de arquivo. Isto pode permitir a um usuário obter acesso ao descritor através de outra vulnerabilidade do tcptraceroute.

  • Gravidade: Moderada - Vulnerabilidade local em descritor de arquivo.
  • Pacotes Afetados: net-analyzer/tcptraceroute anteriores a tcptraceroute-1.4-r1
  • Correção: Sincronize e emerge tcptraceroute, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

3.  Histórias de Usuários

Notícias de usuários com cromossomos XX


Figure 3.1: loothi e seu amado laptop

Fig. 1: Lucy Newman aka loothi

Ok, o usuário retratado nesta semana é realmente especial. Não porque ele use o Gento para dominar o mundo. Porém caro geek, atenção, porque "ele" nem mesmo é "ele". Sim, é verdade, há usuárias mulheres do Gentoo por aí! ;) E nesta semana apresentamos uma delas: Lucy, vulgo loothi.

Algumas informações pessoais

loothi, 27 anos, é originária de Londres e atualmente trabalha como desenvolvedora web em Sydney, Austrália. Mas como ela gosta de perambular pelo mundo com seu laptop, já está a caminho da Holanda onde irá passar um ano trabalhando. Lucy gosta de kung-fu com Perl, aventuras no estilo "Indiana Jones" em países estrangeiros e de tocar banjo. Suas aplicações preferidas incluem o windowmaker, algum navegador derivado do gecko (ela vive mudando de idéia sobre qual deles usar), vim, xine, xmms, gnome-terminal (porque ela gosta dos links clicáveis), mutt e gnupg.

Por que Gentoo Linux

Ningém pode explicar porque ela escolheu o Gentoo Linux melhor do que a própria Lucy: "O Laptop é meu ganha-pão, deve suprir de maneira confiável minhas necessidades no desktop, nas comunicações, no entretenimento e no desenvolvimento. Eu preciso ser capaz de atualizar rapidamente bibliotecas e aplicações para me manter em dia com a segurança, os patches e os releases, e é justamente isso que me chamou a atenção no Gentoo." Esta justificativa deve soar bem familiar para a maioria de nós!

Passado, presente e futuro

Lucy foi fã do Debian por muito tempo, mas a idéia de um sistema operacional com ajustes finos e um sistema de ports a la *BSD realmente chamou sua atenção e ela finalmente decidiu-se por instalar o Gentoo em seu notebook.

Até agora loothi não se arrependeu de sua decisão, apesar de ter achado o processo de instalação bem doloroso, especialmente porque ela teve de realizá-lo sem uma conexão de rede. Portanto ela não recomenda este modo de instalação do Gentoo Linux a ninguém que não seja profundamente masoquista. Apesar disto, ela sente que tomou a decisão correta e está aprendendo mais a cada dia que em utiliza o Gentoo. Lucy está satisfeita com o Portage por causa da maneira indolor com que a instalação de pacotes e o gerenciamento de dependências são tratados.

Para o futuro ela gostaria de realizar outra instalação do Gentoo em uma máquina livre para ver como o Gentoo compete no papel de servidor. Se tudo correr bem, Lucy vai utilizá-lo como servidor de produção e poderá começar a empregá-lo em seus locais de trabalho.

Lista de desejos

O que a Lucy realmente gostaria de ver seria um belo manual de usuário no estilo do 'handbook' do FreeBSD porque ela acha a documentação um tanto fragmentada, e não é nenhuma grande fã de fóruns. Algo mais? Sim, claro, uma camiseta preta do Gento seria ótimo! As brancas sujam muito rápido... ;)

4.  Desenvolvedor da semana

Dylan Carlson, aka absinthe


Figure 4.1: Dylan Carlson, aka absinthe

Fig. 1: Dylan Carlson, aka absinthe

Dylan Carlson é o líder da equipe do Java, e como tal é o reponśavel por todas as coisas relacionadas ao Java. Dylan passa o seu tempo procurando e corrigindo erros e fazendo graça do seu colega desenvolvedor Todd Berman(/joke). Dylan foi recrutado por Seemant Kulleen, que notou suas contribuições no Bugzilla e seu interesse em adaptar programas do BSD para o Gentoo, sendo que ele planeja continuar esta última tarefa em pouco tempo. Antes de trabalhar no Gentoo, a maior parte do trabalho de Dylan era feito no FreeBSD, mas hoje ele divide seu tempo entre o FreeBSD e o Gentoo e, de vez em quando, submete pequenas correções para as aplicações que usa. Ele descreveu um decodificador METAR (para dados climáticos do NOAA), e uma aplicação de helpdesk e rastreamento de defeitos chamada Coalesce. No outono (a partir de setembro), ele planeja publicar um sistema de BBS (Citadel BBS) escrito em Java. Ele também está planejando escrever um cliente GUI para o Bugzilla em Java.

Suas aplicações favoritas incluem o jEdit, distcc/ccache e o bogofilter, que ele executa sobre o Fluxbox juntamente com o Idesk, KDE 3.x e o OpenOffice. Para email ele usa o Kmail, quando na console gráfica, e o Mutt, quando na linha de comando. Recentemente Dylan montou seu primeiro firewall Linux com o Gentoo, usando o Shorewall, com o qual ele planeja testar o projeto "Method's Hardened project".

Dylan vive em Roxbury, Connecticut e está trabalhando em informática e administração de TI a 13 anos. Hoje ele monta centros de processamento de dados (data centers) e faz administração de sistemas. O seu alvo para o futuro é o de trabalhar com desenvolvimento de software em tempo integral, preferencialmente sem ter que realizar tarefas administrativas. Dylan gosta de viajar quando tem dinheiro para tal, e de fazer caminhadas locais quando não tem. Quando está no "clima", ele escreve textos de ficção (horríveis) em uma máquina de escrever Underwood de 1924. Dylan também gosta de cuidar do seu jardim.

"And a thousand slimy things lived on; and so did I." - Samuel Taylor Coleridge

5.  Fóruns Web

Backup do Servidor "Acidentado"

Após uma migração executada com exito na quinta-feira, a sexta-feira presenciou a demolição total de ambos HDs; dos servidores do Fórum e do Bugzilla, causando a interrupção dos serviços por várias horas. Tudo está em ordem e funcionando perfeitamente agora, é claro, mas para quem está procurando explicação de como isto pode ter ocorrido, porque não dar uma olhada nas estatísticas do fórum agora e na hora do ocorrido? Com 22.000 usuários, com picos de 250 seções simultaneas, 400.000 postagens em 1.5Gb de entradas na base de dados, a tensão no hardware do Fórum se torna subitamente compreensível:

Instalador Gráfico: Quase pronto....

Tradicionalmente uma das mais frequentes requisições (e mesmo as mais amargas reclamações) é a falta de uma semi-automática e caprichosa rotina de instalação baseada em uma interface gráfica no Gentoo. Enquanto muitos Gentooistas não precisam de uma, as chances são de que tendo uma, não poderá ser feito muito mal. Nathaniel McCallum escreveu um script que tem evoluido muito bem desde a primeira versão, e o seu website e o tópico no Fórum de oito páginas quando isto foi escrito certamente são provas de que existe uma audiência para tais tipos de coisa:

Erros Eclass

Brevemente após a publicação do nosso último número do JSG, um sério fenômeno desconcertante causou furor no Fórum. Uma falha na árvore do portage que se propagou lentamente pelos espelhamentos causou centenas de erros "eclass 'foo' in 'foo' does not exist!" que horrorizaram usuários no seu próximo rsync. Este problema, seguido até uma falha no servidor de rsync mestre possivelmente causado pela migração do CVS, continuou a ocorrer com uma incidência menor durante a semana, conforme o concerto ia se propagando pelos espelhamentos, mas ele foi resolvido graças a expediência de robbat2, peitolm, avenj, e klieber, e felizmente não irá ocorrer novamente. Não é para ser tomado muito levianamente, mas é interessante observar um erro se propagar por toda superficie terrestre, pulando de continente em continente:

6.  Gentoo International

Gentoo Brazil

Já faz alguns meses que está no ar, mas esquecemos de informar... Antes tarde do que nunca: Marcos Roberto S. Vieira e Otavio Rodolfo Piske, dois estudantes de Ciência da Computação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina iniciaram o Gentoo Brasil há três meses, com o objetivo de prestar todos os serviços que nos acostumamos a esperar do crescente volume de sites, documentação, dicas e serviços do Gentoo, tudo em sua língua nativa, que alguns alegam ainda ser muito semelhante ao português genuíno... O grupo de usuários do Gentoo Linux Brasil foi criado em março de 2003, e seu foco é promover o Gentoo para usuários brasileiros, o que não é uma tarefa fácil num país com uma distribuição nacional tão popular como a Conectiva. Marcos e Otavio também se iniciaram no Linux com o Conectiva em 1997/98, mas mudaram para o Gentoo durante o último ano, e agora se juntam ao forte grupo de pessoas empenhadas na tradução das novidades e da documentação do Gentoo para o português brasileiro (diferente do português português). Seu sucesso, aliás, levou os ex-colonizadores europeus a começar a pensar em montar seu próprio site. Se você está disposto a ajudá-los, junte-se aos Gentooístas portugueses do português de Portugal neste tópico do Fórum.

Loja de Computadores e Cyber-Café movidos a Gentoo na Austrália

Prova de que o "Down Under" pode perfeitamente estar no topo as vezes: Michael Vale nos informa de que em 30 de Junho ele abriu as portas de sua própria loja de computadores em Bendigo/Victoria, um caso amoroso em tempo integral sob o nome de ZING! Computing. Além de vendas e conserto de computadores, eles oferecem acesso à Internet para navegação e jogos online para quem quiser entrar. E é claro que eles têm seu próprio servidor rsync local: "As maravilhas de trabalhar com o Gentoo me impressionaram. A habilidade e a liberdade que ele oferece são totalmente fantásticas. Por ser tão objetivo e direto, ele me permitiu conseguir muitas coisas com grande facilidade, que normalmente levariam muito mais tempo com qualquer outra distribuição", diz Michael, que está no processo de configuração de um monte de clientes 386 para seu Cyber-Café, além dos quatro AMD Athlon 2.0 com placas-mãe Soltek Nforce2 e uns poucos PCs com placas de vídeo Geforce4 TI adicionais. Se você por acaso estiver em Bendigo, Victoria, será difícil não ver a loja que diz "Powered by Gentoo Linux" no número 374 da Hargreaves Street...

Alemanha: Venha e Veja o Gentoo no LinuxTag 2003

O maior evento anual de Linux e Open Source, o LinuxTag 2003 alemão, acontecerá esta semana, de 10 a 13 de Julho no Centro de Conferências em Karlsruhe. Suficientemente perto da fronteira com a França para também atrair muitos visitantes de fora da Alemanha, o evento deste ano volta sua atenção para o cobiçado assunto "Linux na administração pública", com um dia inteiro de conferência patrocinado pelo Ministério Alemão do Interior, conhecido por seu papel ativo na propagação do software de código aberto em escritórios do governo. Todos que são alguém estarão lá, incluindo - é claro - um número de ativistas populando o estande do Gentoo no salão de exibições do LinuxTag. O pré-registro dá direito a um ingresso grátis para a exibição e a maioria das palestras e seminários (exceto a conferência do Governo sobre Linux, que custará 175 EUR). Encontrar outros usuários do Gentoo será fácil, já que eles certamente têm uma tendência a se concentrar em volta do estande do Gentoo, mas se você quiser anunciar sua ida, este tópico do Fórum é o lugar certo para coordenar os encontros de usuários do Gentoo no LinuxTag

7.  Portage Watch

The following notable packages were updated or added to portage in the last two weeks

The following stable packages were updated or added to portage in the last two weeks

Total categories: 86 (no category added in the last week)

Total packages: 4448 (30 packages added in the last week)

8.  Bugzilla

Devido a dificuldades técnicas com o servidor bugs.gentoo.org na sexta-feira, as estatísticas de bugs não estarão disponíveis nessa semana. Na próxima semana o JSG incluirá um resumo das duas últimas semanas.

9.  Dicas e Truques

Matando Processos

Neste semana nós mostraremos algumas formas interessantes de se matar processos teimosos. Nunca mais deixe eles dizerem que vocês não consegue matar um processo! A primeira forma é o velho e tedioso método que a maioria das pessoas usa. Digite o comando ps aux, procure na lista de processos até encontrar o PID que voce quer e use o comando kill. Que tédio!

Alternativamente, tente usar o comando killall, que automaticamente mata um programa pelo seu nome.

Code Listing 9.1

  # killall mozilla-bin

Mas e se você souber apenas parte do nome? Bom, você poderia combinar ps com grep, kill e awk para produzir algo como isto:

Code Listing 9.2

  # ps aux | grep mozilla | awk '{print $2}' | xargs kill

Mas, existem jeitos muito mais simples. Chegam pkill e o seu parente próximo pgrep. Esses comandos fazem parte do pacote sys/apps/procps e sãoo projetados para procurar (ou matar) processos em execução. Então, o comando anterior pode ser substituído pelo seguinte:

Code Listing 9.3

  # pkill mozilla

Note: Para listar todos os PIDs ao invés de matá-los, use pgrep.

Finalmente, o que fazer se você tiver um processo segurando /dev/dsp, ou algum outro arquivo/socket sem o seu conhecimento? Você pode usar fuser, que mostra PIDs de processos que estão usando um arquivo específico ou sistema de arquivo. Ou use a opção -k, e você poderá facilmente matar esses processos:

Code Listing 9.4

  # fuser -k

10.  Assinatura da semana

Esta semana temos outra assinatura sobre XML; parece que fazer piada sobre isso é tão popular quanto o próprio XML! O desenvolvedor Gentoo Phillip Cockrell disse: "XML é como a bicicleta comunitária ... todo mundo quer dar uma volta."

11.  Saidas, Entradas e Mudanças

Saidas

Os seguintes desenvolvedores recentemente saíram da equipe Gentoo:

  • nenhum esta semana

Entradas

Os seguintes desenvolvedores recentemente juntaram-se à equipe Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de função dentro do Projeto Gentoo.

  • nenhum esta semana

12.  Contribua com o JSG

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

13.  Retorno ao JSG

Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

14.  Informações sobre Inscrição

Para inscrever-se no Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar a inscrição do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

15.  Outras línguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated 07 Julho 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 07 de julho de 2003.

Yuji Carlos Kosugi
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Kurt Lieber
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Gerald J Normandin Jr.
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Kim Tingkaer
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Stefano Lucidi
Tradução Italiano

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Radoslaw Janeczko
Tradução Polonês

Lukasz Strzygowski
Tradução Polonês

Micha\217\252\312~B Drobek
Tradução Polonês

Adam Lyjak
Tradução Polonês

Krzysztof Klimonda
Tradução Polonês

Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
Tradução Português do Brasil

Eduardo Belloti
Tradução Português do Brasil

Joao Rafael Moraes Nicola
Tradução Português do Brasil

Marcelo Gonçalves de Azambuja
Tradução Português do Brasil

Otavio Rodolfo Piske
Tradução Português do Brasil

Pablo N. Hess -- NatuNobilis
Tradução Português do Brasil

Pedro de Medeiros
Tradução Português do Brasil

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

José Costa
Tradução Português de Portugal

Luis Medina
Tradução Português de Portugal

Ricardo Loureiro
Tradução Português de Portugal

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jesús García Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.