Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 14 de Julho de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Gentoo Linux na LinuxTag

Gentoo Linux está atualmente na LinuxTag, a maior feira de Linux/Código Aberto da Europa, sendo sediada no Centro de Conferências em Karlsruhe, Alemanha. Os desenvolvedores Michael Imhof e Dan Armak estão bastante ocupados respondendo a questões, distribuindo LiveCDs e encontrando-se com todos tipos de usuários e desenvolvedores, incluíndo um desenvoolvedor do KDE que converteu-se para o Gentoo apenas por causa dos "ebuilds" de KDE do CVS de Dan. A conferência, que iniciou dia 10, irá prolongar-se até o dia 13, portanto ainda é tempo de encontrar alguns desenvolvedores e ver todas essas coisa bacanas do Gentoo, bem como o que os outros expositores estão mostrando.

ViewCVS está de volta

Nós estamos muito gratos de anunciar que o ViewCVS, o visualizador de repositórios CVS, baseado em interface web que esteve fora do ar desde a migração do cvs.gentoo.org, está agora novamente disponivel em http://www.gentoo.org/cgi-bin/viewcvs.cgi/, com um avanço significativo: a carga agora é distribuida sobre diversos servidore, portanto os usuários deveriam perceber um tempo de resposta melhor.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: unzip

Inserindo caracteres inválidos entre ".." atacantes podem sobrescrever arquivos arbritários.

  • Gravidade: Alta - Sobrescrita de arquivos remotamente.
  • Pacotes Afetados: app-arch/unzip anteriorres a unzip-5.50-r2
  • Correção: Synchronize e emerge unzip, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: gtksee

Uma figura png cuidadosamente feita pode ser utilizada para explorar um "buffer overflow" no gtksee e executar código arbritário na máquina alvo.

  • Gravidade: Alta - Execução remota de código arbritário.
  • Pacotes Afetados: media-gfx/gtksee anteriores a gtksee-0.5.2
  • Correção: Synchronize e emerge gtksee, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: cistronradius

O "daemon" Cistron RADIUS permite um ataque de negação de serviço (DoS) com o potencial de executar código arbritário. Isto é devido a uma manipulação indevida de um atributo para gandes "Portas-NAS" que é interpretado pelo "daemon" como um número negativo.

  • Gravidade: Alta - Execução remota de código arbritário.
  • Pacotes Afetados: net-dialup/cistronradius anteriores a cistronradius-1.6.6-r1
  • Correção: Synchronize e emerge cistronradius, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: ypserv

O servidor NIS ypserv poderia permitir um ataque remoto de negação de serviço (DoS) usando uma requisição TCP cliente que não responde ao servidor.

  • Gravidade: Moderate - Negação de Serviço Remota.
  • Pacotes Afetados: net-dns/ypserv anteriores a ypserv-2.8
  • Correção: Synchronize e emerge ypserv, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

Novos Relatos de Bug de Segurança

Os seguintes novos bugs de segurança foram postados nas duas últimas semanas:

3.  Histórias de Usuários

Lembre-se, nós necessitamos de nos envie as suas histórias para colocarmos aqui. Qualquer coisa interessante, engraçada, ou inacreditável, nós vamos adorar destacar a sua história sobre o Gentoo e você aqui.

4.  Desenvolvedor da Semana

Lisa Marie Seelye

Esta semana apresentamos Lisa Marie Seelye, que uniu-se ao Projeto Gentoo Linux há poucos dias. Ela mantém o distcc, e já conseguiu colocar o distcc-2.7.1 no x86 estável e submeteu o 2.8 para testes. Ela diz que a vida de um mantenedor é simples: ficar até a alta madrugada eliminando todos os bugs, tornando um pouco mais fácil a vida de qualquer um usando o Gentoo. Lisa entrou no projeto quando Seemant Kulleen viu algo nos ebuilds e bugs que ela postou no Bugzilla, ela afirma que estas contribuições foram egoístas - bugs submetidos para que as coisas funcionassem para si mesma - porém a beleza por trás disto é que as pessoas foram afetadas de maneira positiva por esta atitude e isto a fez sentir-se bem. Lisa desenvolveu alguns programas Win32 de código aberto, mas o Gentoo é seu primeiro projeto 'real' de OSS. Estudante durante o dia, Lisa escreve aplicações PHP de forma remunerada para clientes para ajudar a pagar suas contas.

A PHP lover, Lisa says her best work is a function from a PHP project she wrote, that accepts a relative path and then recursively adds every jpeg under it into a database and even makes a thumbnail of each image. Weighing in at a lean 57 lines with comments, Lisa says this taught her how to manipulate stacks in a way she hadn't done before, as well as how to use PHP/Apache functions. Her favorite apps are a mix of Windows and Linux ones: first, she's in love in Trillian, a Win32 native multi-protocol messaging client that she finds compact and easy to use. Second is Opera, which in her opinion is the best web browser and one she'd find hard to surf without. An x86 gal, Lisa uses three computers on a daily basis: her desktop, a 1.2GHz Athlon T-Bird with 640MB RAM, her testing box, a K6-2/400MHz with 128MB RAM and a buggy NIC, and her everything-server, a dual P3 (1GHz and 733MHz) running with a bunch of grsecurity restrictions. She's using 2.4.20-OpenMosix on the first two and 2.4.20-gentoo-r5 on the server. On her desktop, she uses whatever happens to be the latest release of Evolution in ~x86, under a default Gnome installation.

Amante do PHP, Lisa afirma que seu melhor trabalho é uma função de um projeto PHP que ela escreveu, aceitando um caminho relativo e então adicionando recursivamente todo jpeg sob este caminho a um banco de dados e também criando um thumbnail para cada imagem. Medindo 57 linhas, comentários inclusos, Lisa diz que isto a ensinou como manipular pilhas de uma maneira em que jamais havia feito antes, bem como o uso das funções PHP/Apache. Suas aplicações favoritas são uma mistura de aplicações Windows e Linux: primeiro, ela está apaixonada pelo Trillian, um programa para mensagens instantâneas multi-protocolo nativo para Win32 que ela acha compacto e fácil de usar. Em segundo lugar está o Opera, que na opinião dela é o melhor navegador que existe, e acharia difícil ter que surfar na Web sem ele. Uma garota x86, Lisa diariamente faz uso de três computadores: seu desktop, um Athlon T-Bird 1.2GHz com 640MB de RAM, sua máquina de testes, um K6-2/400MHz com 128MB de RAM e uma placa de rede bichada, e seu servidor faz-tudo, um P3 dual (1GHz and 733MHz) rodando com uma série de restrições do grsecurity. Ela usa o 2.4.20-OpenMosix nos dois primeiros e o 2.4.20-gentoo-r5 no servidor. Em seu desktop ela usa sempre a última versão do Evolution que estiver em ~x86, sob uma instalação padrão do Gnome.

"Tenho que ser eu mesmo porque ninguém irá fazer isto por mim" - um amigo

5.  Ouvimos na Comunidade

Forums Web

Sobre o Último Kernel 2.5.x

Com a iminente chegada da nova série estável e o recente anúncio de que a versão 2.7.75 será a última versão da série 2.5.x os usuários do Gentoo estão cada vez mais anciosos para que esta versão se torne estável. Duas threads nos forums estão discutindo idéias e características da última versão de desenvolvimento, e os diferentes aspectos de como fazer do kernel atual uma série 2.6 estável:

Mozilla 1.4 Tomando Atenções

Esta nova versão do Mozilla foi adicionada a portage tree na semana passada, e os Gentooístas tem estado ocupado dando "feedback" sobre esta nova versão, características, bugs, tempos de compilação e outras coisas. Verifique as principais "threads" dos fóruns aqui:

Menu Comum do Gentoo

Outras distribuições já trazem as aplicações instaladas disponíveis nos menus dos gerenciadores de janelas, e no espiríto de uma crescente orientação desktop de muitos Gentooístas, spikkle pergunta sobre uma maneira de implementar estes menus comuns através de vários ambientes "desktop". O que é preciso para fazer adição automática de aplicações suficientemente estável e flexível?

gentoo-user

Escolhendo o gerenciador de janelas da sua preferência

Escolher o seu gerenciador de janelas pode as vezes ser muito difícil. Alguns tem muitas features, mas podem as vezes ser pesados demais. Outros podem nao ter alguns features, porém são muito rápidos. O usuário Richard Kilgore postou para a lista -user, pedindo por ajuda para um gerenciador de janelas que se adequa-se a ele. Ele preferia que não fosse feio, porém aceitasse input do teclado, pois o mouse não estaria disponível. Nas respostas, muitos usuários recomendaram o xfce4, openbox, até o FVWM com temas. Link aqui.

Problema com NVidia

O usuário Christian Herzyk estava tendo problemas com o seu sistema e os últimos drivers da NVidia, versão 4340. Os sintomas incluíam travadas, ou inicialização do X muito lenta. As soluções recomendadas incluem desligar o ACPI, forçar a detecção de monitores, etc. Link aqui.

6.  Gentoo Internacional

Gentoo.de Recrutando Desenvolvedores e Tradutores

Sobre o Gentoo.de: O mais antigo site não-Americano sobre Gentoo, o alemão www.gentoo.de precisa da injeção de sangue novo para cobrir alguns contribuídores antigos que tiveram que deixar suas escalas frenéticas de contribuições devido a carga de trabalho com compromissos do mundo real, no trabalho e na universidade, Beejay (Benjamin Judas) está coordenando um chamado por contribuídores nesta "thread". Mais desesperadamente são necessários tradutores para a documentação do Gentoo e notícias, mas também escritores de ebuilds e desenvolvedores com tempo livre suficiente para ajudar as coisas a correr sem percalços no grupo de usuários alemães de Gentoo.

CDs Gentoo Games distribuídos com Revista Brasileira de Linux

Revista do Linux, uma publicação mensal sobre linux publicada pela distribuição Brasileira Conectiva, oferece um CD com várias ferramentas para Linux e aplicações a cada edição. Documentação, jogos, novos lançamentos, distribuições completas, a última versão dos fontes do kernel, vídeos; toda semana os leitores da Revista do Linux são apresentados a uma excelente coleção de items de software livre, e a edição de Julho tem o GentooGames LiveCD "Return to Castle Wolfenstein - Enemy Territory" empacotado com ela.

Atualização: Nova "Thread" da Coordenação Portuguesa nos Foruns

Como informado na semana passada, os Gentooístas Portugueses estão preparando seu próprio Grupo de Usuários. António Meireles (aka Datashark), um antigo desenvolvedor do Gentoo, está requisitando idéias para fazer um completo e sofisticado grupo de usuários com um site e tudo mais que possa parecer apropriado. Comentários, idéias e sugestões nesta "thread", por favor.

LinuxTag 2003 em Karlsruhe: O dia após

É o maior show sobre Linux e Código Aberto na Europa, e inegavelmente uma das maiores atrações este ano foi a tenda do Gentoo. LinuxTag 2003 em Karlsruhe fechou suas portas ontem, após quatro dias de discursos, workshops, competições de programação e o seu suficientemente grande hall de exibição, competindo com atenção da mídia apenas com o belo ambiente (jornalistas de TI foram descobertos vagando pelo jardim zoológico adjacente, bebendo "latte" e perseguindo pavões). Os desenvolvedores Gentoo alemães presentes, tantive, phoen][x, torbenh, cybersystem e muitos outros que preencheram a tenda Gentoo desde quinta-feira, empacotaram suas diferentes coleções de "hardware", variando desde dispositivos "handheld", iBooks até poderosas estações gráficas e voltaram para casa, exaustos mas felizes com a primeira presença do Gentoo na LinuxTag. 1000 LiveCDs (edição LinuxTag, patrocinada por Millenux, um parceiro Alemão da IBM para Linux em mainframes s/390) foram distribuídos para os visitantes de graça, e se foram tão rápido que uma vígilia rotacional teve que ser montada sobre o número racionado de cópias a serem distribuídas por dia. Nos horários de pico até 12 Gentooístas residentes estavam dividindo o espaço disponível na tenda (a uma densidade de quase um desenvolvedor por metro quadrado), e centenas de usuários do Gentoo, desenvolvedores visitantes ocasionais e muitos profissionais de TI apareceram para um bate-papo sobre novas características, questões organizacionais, e para trocar apertos de mão entre pessoas que tinham conhecido anteriormente apenas através de listas de email e "threads" nos Foruns. A multidão reunida para assistir demonstrações do co-expositor XINE fizeram as coisas parecerem ainda mais claustrofóbicas em alguns momentos, mas o sentimento geral era "quanto mais, melhor". O Diário da LinuxTag do Tantive dá uma perfeita descrição do tipo de questões com que os desenvolvedores do Gentoo eram comumente confrontados, "Quando o Gentoo estará disponível para o Opteron?" e "Sem problemas para fazer emerges em massa para várias máquinas ao mesmo tempo, mas como eu faço um etc-update em um grande número de estações de trabalho mais tarde?" estavam entre algumas das questões tipicamente mais orientadas a negócios dos visitantes da LinuxTag. Absolutamente não é mais o mesmo público geek ...

7.  Portage Watch

Os seguintes pacotes notáveis foram modificados ou adicionados na última semana

Os seguintes pacotes estáveis foram modificados ou adicionados na última semana

Categorias totais: 86 (nenhuma categoria adicionada na última semana)

Pacotes totais: 4924 (476 pacotes adicionados na última semana)

8.  Bugzilla

Summary

Estatísticas

A Comunidade Gentoo usa Bugzilla (bugs.gentoo.org) para gravar e restrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 27 de junho e 10 de julho de 2003, a atividade do site resultou em:

  • 424 novos bugs
  • 741 bugs fechados ou resolvidos
  • 10 bugs previamente fechados foram reabertos

Dos atuais 3355 bugs abertos: 72 são marcados como "blocker", 135 são marcados como "critical" e 273 são marcados como "major"

Rankings dos Bugs Fechados

Os desenvolvedores ou equipes que mais fecharam bugs durante o período foram:

Ranking dos Bugs Novos

Os desenvolvedores ou equipes que mais assinalaram novos bugs neste período foram:

9.  Dicas e Truques

Usando o Screen

A dica dessa semana demonstra o uso do screen, que é um "gerenciador de janelas em tela cheia que divide uma janela de terminal entre vários processos". Praticamente falando, apenas significa que você pode usar o screen para iniciar um processo em uma janela e checar a saída em outra.

Embora existam muitas opções para o screen (man screen), este exemplo demonstra como iniciar um emerge em uma máquina remota, e então checar o processo a partir de outra.

Code Listing 9.1: screen + emerge

    # screen
    # emerge -u mozilla

    (Para ver os comandos no screen use Ctrl-A ?)
    (Os seguintes comandos  destacam uma janela do screen)
    # Ctrl-A d
    [destacada]
  

Agora a janela está destacada, abra outro terminal ou sessão ssh e veja as janelas disponíveis com screen -list. Para re-anexar e checar o progresso do comando, use screen -r.

Code Listing 9.2

    # screen -list
    There is a screen on:
        30901.pts-6.iris        (Detached)
    1 Socket in /var/run/screen/S-david.
    # screen -r
  

Isto irá re-anexar a janela e irá mostrar a saída do emerge.

10.  Assinatura da Semana

Nossa assinatura desta semana vem de um post de Christian Herzyk para uma "thread" no gentoo-user sobre um problema com um driver NVidia: "Então agora eu tenho todos esses arquivos do tamanho de um disquete, e eu não tenho sido capaz de descobrir qual programa eu tenho que rodar para concat--er, deixa pra lá" - aparentemente é um extrado de uma conversa que ele teve com um louco, no começo da sua odisséia UNIX.

11.  Saídas, Entradas e Mudanças

Saídas

Os seguintes desenvolvedores recentemente saíram da equipe Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

Entradas

Os seguintes desenvolvedores recentemente juntaram-se à equipe Gentoo Linux:

  • Takuto Matsuu(matsuu), cjk
  • Mamoru Komachi(usata), cjk
  • Andrea Barisani(lcars) - infraestrutura
  • Tim Haynes(piglet) - infraestrutura
  • Corey Shields(cshields) - infraestrutura
  • (srcrer) - exim, dev-java
  • Lisa Marie Seelye(lisa), distcc

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de função dentro do Projeto Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

12.  Contribua com o JSG

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

13.  Retorno ao JSG

Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

14.  Informações sobre Inscrição

Para inscrever-se no Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar a inscrição do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

15.  Outras línguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated 14 Julho 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 14 de Julho de 2003.

Yuji Carlos Kosugi
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Kurt Lieber
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Gerald J Normandin Jr.
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Peter Sharp
Colaborador

Kim Tingkaer
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Stefano Lucidi
Tradução Italiano

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Katsuyuki Konno
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Radoslaw Janeczko
Tradução Polonês

Lukasz Strzygowski
Tradução Polonês

Michal Drobek
Tradução Polonês

Adam Lyjak
Tradução Polonês

Krzysztof Klimonda
Tradução Polonês

Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
Tradução Português do Brasil

Eduardo Belloti
Tradução Português do Brasil

João Rafael Moraes Nicola
Tradução Português do Brasil

Marcelo Gonçalves de Azambuja
Tradução Português do Brasil

Otavio Rodolfo Piske
Tradução Português do Brasil

Pablo N. Hess -- NatuNobilis
Tradução Português do Brasil

Pedro de Medeiros
Tradução Português do Brasil

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

José Costa
Tradução Português de Portugal

Luis Medina
Tradução Português de Portugal

Ricardo Loureiro
Tradução Português de Portugal

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jesús García Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.