Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 21 de Julho de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Vagas abertas na equipe de infraestrutura do Gentoo

A equipe de infraestrutura do Gentoo está atualmente procurando voluntários para as seguintes posições:

  • Administrador qmail/ezmlm-idx Esta pessoa deveria ser bem versada em administração do qmail e, idealmente, também bem versada em administração em emzlm-idx. Esta posição não requer grande quantidade de tempo, mas sim pequenos intervalos de tempo disponível durante uma semana típica. Voluntários deveriam esperar um gasto de 10-20 minutos a cada dia ou 20-30 minutos a cada 2-3 dias, lidando com várias tarefas realativas a administração de mail.
  • arquiteto/administrador cfengine Esta pessoa deveria ser bem versada em implementar e administradar cfengine,uma linguagem de políticas e ferramenta para administração de sistemas.

Se você está interessado em uma dessas vagas, por favor envie um e-mail para Kurt Lieber.

Apresentando o projeto de Servidor Gentoo

Esta semana nós gostariamos de apresentar o projeto de servidor Gentoo, um esforço comunitário iniciado por usuários que sentiram a necessidade de uma sólida documentação-base para o uso e a administração do Gentoo Linux em um ambiente de produção. O seu novo Wiki já contém muita informação útil contribuida por assinantes regulares da lista de discussão Gentoo-sysadmin@Gentoo.org e do canal IRC #Gentoo-server no irc.freenode.net, mas estão procurando por mais contribuintes para ajudar a se tornar o guia definitivo para servidores rodando Gentoo. Definitivamente um grande local para visitar, se você tem dúvidas relacionadas a servidores, ou se você é apenas um administrador de redes experiente e gostaria de dividir seu conhecimento com outros seguidores do Gentoo.

Bytemark Hosting começa a oferecer Gentoo Linux

Bytemark Hosting, um provedor de soluções de hospedagem virtual baseadas no UML(User-Mode Linux), iniciou agora a oferecer Gentoo Linux como uma opção de distribuição para usuários novos e já existentes. Eles também doaram um host de 256 MB para o projeto Gentoo, o qual está agora hospedando o espelho Europeu do site principal, e continuam a oferecer um disconto de 10% para autores de software de Código Aberto.

2.  Segurança Gentoo

GLSAs

Note: Não existem anúncios de segurança essa semana.

Novos Relatos de Bug de Segurança

Os seguintes novos bugs de segurança foram postados esta semana:

3.  Histórias de Usuários

Lembre-se, nós necessitamos que nos envie as suas histórias para colocarmos aqui. Qualquer coisa interessante, engraçada, ou inacreditável.!! Nós vamos adorar destacar sua história sobre o Gentoo e você aqui.

4.  Desenvolvedor da Semana

Kurt Lieber

Esta semana, com especial prazer, apresentamos Kurt Lieber. Kurt recentemente deixou de ser o responsável pelo Jornal Semanal Gentoo, onde prestou serviços como editor inaugural, iniciando o projeto com uma mensagem nos fórums. O JSG cresceu, tornando-se um dos mais populares e úteis recursos da comunidade Gentoo, em grande parte graças à visão inicial de Kurt.

Kurt começou a trabalhar no Gentoo atuando como moderador dos fórums. Sua eficiência nesta atividade o credenciou para o papel de responsável pela infra-estrutura do Gentoo. Kurt e sua equipe trabalham incansavelmente (e geralmente sem reconhecimento) na manutenção da rede de servidores e espelhos que uma distribuição fortemente baseada em downloads como o Gentoo necessita para ser bem sucedida. Esta realização é motivo de orgulho para Kurt. Em suas palavras, "Estou orgulhoso da equipe que reunimos ao longo do tempo para trabalhar nas questões de infra-estrutura. Ainda é um trabalho em andamento, mas temos uma equipe de profissionais motivada e e comprometida, que desenvolve um trabalho notável para livrar a minha cara." Este feito é ainda mais notável se lembrarmos que não há um orçamento destinado à infra-estrutura e que a equipe necessita, de alguma forma, manter um sistema de proporções corporativas utilizando computadores doados e equipamentos descartados.

Em junho, Kurt esteve entre os indicados para compor a nova estrutura de gerenciamento do Gentoo. Kurt será um dos seis gerentes principais, tomando as responsabilidades pelo gerenciamento estratégico do portage e dos esforços de Relações Públicas do Gentoo, bem como o gerenciamento da infra-estrutura do Gentoo. Kurt também atua como reserva no gerenciamento de relações com desenvolvedores. Kurt aproveitou para comentar a nova estrutura de gerenciamento:

"Meu objetivo pessoal, um objetivo que acredito compartilhar com o restante da equipe, é encontrar um nível mínimo de gerenciamento necessário para tocar este projeto. Não sou um grande fã de estruturas complexas, regras ultra rígidas e quilometros de fita vermelha. Isto posto, eu realmente aprecio e reconheço que algum tanto de estrutura seja necessário para guiar de maneira efetiva um projeto deste tamanho."

Embora tenha contribuído com a resolução de alguns bugs em projetos OSS, o Gentoo representou o primeiro papel formal de Kurt em um projeto significativo. Suas aplicações favoritas refletem sua experiência como administrador de sistemas: screen, irssi, cfengine e nagios. Ele usa o KDE como seu gerenciador de janelas e o venerável mutt para o mail. Uma amostra do seu senso de humor é revelada através de sua citação preferida, que ele nos oferece:

  • Lei #1 do Administrador Linux: "Há sempre mais de uma maneira de realizar a mesma tarefa."
  • Corolário da Lei #1: "Tem sempre alguém que acha que a sua maneira é a maneira errada."

Kurt reside na cidade de Nova York, trabalhando para uma instituição financeira da Fortune 500. Ele gosta de mexer em carros antigos e tem especial satisfação com seu GMC Suburban 1972 restaurado.

5.  Ouvimos na Comunidade

Gentoo-user

Quando as Flags USE não funcionam

Muitos de nós, que rodam o Gentoo em nossos servidores utilizam as USE flags do Gentoo para dizer ao Portage não instalar nada gráfico de nenhuma natureza. Loopingz, um usuário PHP de linha de comando PHP estava curioso sobre porque mesmo com a USE flag "-qt", o PHP ainda requeria o QT. Robin Johnson, o mantenedor do ebuild do PHP se involveu e explicou tudo pra todo mundo. Link aqui.

Se envolvendo mais com o desenvolvimento do Gentoo

Querendo contribuir ou se envolver mais com o projeto Gentoo? O usuário sdesseaux estava. Enquanto procurava por maneiras de contribuir, ele percebeu como a instalação do Gentoo pode ser longa e dolorosa para os que são novos para o Linux. Ele propôs um projeto para criar um instalador gráfico e procurou por retorno nesse projeto. Rapidamente, outros usuários apresentaram projetos similares, como o Gentoo Linux Install Script e uma ferramenta chamada InGen, que é disponibilizada no servidor CVS do Gentoo em Gentoo/users/luke-jr/ingen/. Link aqui.

Gentoo-dev

Um interessante código de bash

O Aron Griffis postou um código fantástico de bash que lista todas as variáveis definidas em um script.

Gentoo part II

John Davis acendeu uma bem energética discussão sobre como a gerência do Gentoo é realizada e para onde ela vai com este post. Instruçôes bem pensadas e estruturadas, que receberam respostas de todas as áreas da comunidade Gentoo.

6.  Gentoo Internacional

NYFIX Escolhe Gentoo Para o Desktop!

Aberdeen Group, uma empresa de consultoria em tecnologia e análise de mercado, de Boston, noticiou semana passada que uma empresaNYFIX, começou a migrar seus sistemas de Windows para Linux, por razões completamente compreensíveis em seu negócio: de acordo com o consultor Bill Claybrook da Aberdeen, eles estavam cansados dos momentos fora do ar relacionados a aplicação de patches nos sistemas Windows... Agora, servidores baseados em Windows ou Solaris serão baseados em distribuições Linux mais conservadoras, mas as estações de trabalho dos negociantes irão rodar Gentoo Linux. Leia o artigo na íntegra no Blog do Claybrook, e se una a discussão nos Foruns .

Gentoo em Revista Italiana de Linux

"Gentoo GNU/Linux - O Poder Da Otimização" é o título do artigo escrito pelos desenvolvedores Gentoo lu_zero e brain, também conhecidos como Luca Barbato e Michele Balistreri, que apareceu na revista Linux & C. (edição 33). O artigo de sete páginas dá uma visão geral sobre o que o Gentoo simboliza para quem ele é feito, segue adiante descrevendo em detalhes o processo de instalação a partir do LiveCD, com muitas dicas e truques relacionados as configures, chegando, de forma correta a desejar aos usuários que se divirtam. Bon divertimento, de fato, visite o site da Linux & C.'s para detalhes sobre como conseguir uma cópia da revista que também contém quatro CDs, dois dos quais conténdo o Gentoo 1.4_rc4 e vários pacotes adicionais.

Austria: Comunidade Gentoo de Vienna Organiza o Próximo Encontro em 5 de Agosto

E o vagão de trem continua a se mover. Mais uma vez os usuários Gentoo de Vienna decidiram trocar os locais do próximo encontro a ser realizado em 5 de Agosto. A pouquissima vestida garçonete do Vienna Hooters será, provavelmente uma distração similar aos estranhos comunistas austriacos povoando o local da festa do primeiro encontro deste ano (see GWN report), mas alguns dos organizadores esperam uma maior motivação das pessoas se elas puderem perceber umbigos femininos sobre as extremidades das telas de seus laptops... Tópicos de coordenação nos foruns nesta URL.

7.  Portage Watch

Esta semana o Portage Watch está de férias. Mas voltaremos semana que vem, com os pacotes atualizados desta semana e da próxima.

8.  Bugzilla

Resumo

Estatísticas

A Comunidade Gentoo usa Bugzilla (bugs.Gentoo.org) para gravar e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 11 de julho e 17 de julho de 2003, a atividade do site resultou em:

  • 373 novos bugs
  • 338 bugs fechados ou resolvidos
  • 1 bug previamente fechado foram reabertos

Dos atuais 3273 bugs abertos: 66 são marcados como "blocker", 134 são marcados como "critical" e 266 são marcados como "major".

Ranking dos Bugs Fechados

Os desenvolvedores ou equipes que mais fecharam bugs durante o período foram:

Ranking dos Bugs Novos

Os desenvolvedores ou equipes que mais assinalaram novos bugs neste período foram:

9.  Dicas e Truques

Acessando a rede Kazaa sem o Wine

A dica desta semana mostra como usar o giFT para acessar a rede do Kazaa sem usar o WINE.

O primeiro passo é instalar o giFT e o plugin para a rede Kazaa. Os desenvolvedores do giFT ainda não fizeram um lançamento oficial, então a unica maneira de obter o plugin é através do CVS. Para instalar o giFT execute o seguinte:

Code Listing 9.1: Obtendo o giFT

    # ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge gift
    # ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge gift-fasttrack-cvs
  

Note: Em ambos os casos substitua "~x86" pela sua arquitetura.

O giFT é apenas um daemon, por isso nós precisamos instalar um cliente. Existem inúmeras escolhas possíveis. No portage você pode encontrar:

  • giftcurs - um cliente modo texto baseado na biblioteca ncurses
  • giftoxic - un cliente gtk2
  • giftui - mais um cliente gtk2.
  • Existem outros clientes disponíveis (verifique na página do projeto giFT), mas estes são os existentes no portage.

    De modo a configurar o gifFT execute giFT-setup. Na etapa em que você for questionado sobre os plugins, entre: OpenFT:FastTrack. É necessário que o OpenFT esteja instalado, caso contrário não funcionará.

    Agora que temos o giFT instalado e configurado você pode executa-lo através deste comando:

    Code Listing 9.2: Executando o giFT

        % giFT -d
        (cliente_gift__aqui (e.g.: giFTcurs para o pacote giftcurs))
        % giFTcurs
      

    Note: A dica desta semana foi enviada por Svyatogor

    10.  Entradas, Saídas e Mudanças

    Saídas

    Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe Gentoo Linux:

    • nenhum esta semana

    Entradas

    Os seguintes desenvolvedores recentemente juntaram-se à equipe Gentoo Linux:

    • (lanius), impressão
    • Stuart Herbert(stuart)
    • Joshua Charles Campbell(warpzero), SL
    • Greg Fitzgerald(gregf), impressão

    Mudanças

    Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de função dentro do Projeto Gentoo Linux:

    • nenhum esta semana

    11.  Contribua com o JSG

    Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

    12.  Retorno ao JSG

    Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

    13.  Informações sobre Inscrição

    Para inscrever-se no Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para Gentoo-gwn-subscribe@Gentoo.org.

    Para cancelar a inscrição do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para Gentoo-gwn-unsubscribe@Gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

    14.  Outras línguas

    O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



    Print

    Page updated 21 July 2003

    Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 21 de Julho de 2003.

    Yuji Carlos Kosugi
    Editor

    AJ Armstrong
    Colaborador

    Michael Kohl
    Colaborador

    Kurt Lieber
    Colaborador

    Rafael Cordones Marcos
    Colaborador

    David Narayan
    Colaborador

    Gerald J Normandin Jr.
    Colaborador

    Ulrich Plate
    Colaborador

    Peter Sharp
    Colaborador

    Kim Tingkaer
    Colaborador

    Mathy Vanvoorden
    Tradução Holandês

    Hendrik Eeckhaut
    Tradução Holandês

    Jorn Eilander
    Tradução Holandês

    Bernard Kerckenaere
    Tradução Holandês

    Peter ter Borg
    Tradução Holandês

    Jochen Maes
    Tradução Holandês

    Roderick Goessen
    Tradução Holandês

    Gerard van den Berg
    Tradução Holandês

    Matthieu Montaudouin
    Tradução Francês

    Martin Prieto
    Tradução Francês

    Antoine Raillon
    Tradução Francês

    Sebastien Cevey
    Tradução Francês

    Jean-Christophe Choisy
    Tradução Francês

    Steffen Lassahn
    Tradução Alemão

    Matthias F. Brandstetter
    Tradução Alemão

    Thomas Raschbacher
    Tradução Alemão

    Klaus-J. Wolf
    Tradução Alemão

    Marco Mascherpa
    Tradução Italiano

    Claudio Merloni
    Tradução Italiano

    Christian Apolloni
    Tradução Italiano

    Stefano Lucidi
    Tradução Italiano

    Yoshiaki Hagihara
    Tradução Japonês

    Katsuyuki Konno
    Tradução Japonês

    Yuji Carlos Kosugi
    Tradução Japonês

    Yasunori Fukudome
    Tradução Japonês

    Takashi Ota
    Tradução Japonês

    Radoslaw Janeczko
    Tradução Polonês

    Lukasz Strzygowski
    Tradução Polonês

    Michal Drobek
    Tradução Polonês

    Adam Lyjak
    Tradução Polonês

    Krzysztof Klimonda
    Tradução Polonês

    Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
    Tradução Português do Brasil

    Eduardo Belloti
    Tradução Português do Brasil

    João Rafael Moraes Nicola
    Tradução Português do Brasil

    Marcelo Gonçalves de Azambuja
    Tradução Português do Brasil

    Otavio Rodolfo Piske
    Tradução Português do Brasil

    Pablo N. Hess -- NatuNobilis
    Tradução Português do Brasil

    Pedro de Medeiros
    Tradução Português do Brasil

    Ventura Barbeiro
    Tradução Português do Brasil

    Bruno Ferreira
    Tradução Português de Portugal

    Gustavo Felisberto
    Tradução Português de Portugal

    José Costa
    Tradução Português de Portugal

    Luis Medina
    Tradução Português de Portugal

    Ricardo Loureiro
    Tradução Português de Portugal

    Sergey Kuleshov
    Tradução Russo

    Dmitry Suzdalev
    Tradução Russo

    Anton Vorovatov
    Tradução Russo

    Lanark
    Tradução Espanhol

    Fernando J. Pereda
    Tradução Espanhol

    Lluis Peinado Cifuentes
    Tradução Espanhol

    Zephryn Xirdal T
    Tradução Espanhol

    Guillermo Juarez
    Tradução Espanhol

    Jesús García Crespo
    Tradução Espanhol

    Carlos Castillo
    Tradução Espanhol

    Julio Castillo
    Tradução Espanhol

    Sergio Gómez
    Tradução Espanhol

    Aycan Irican
    Tradução Turco

    Bugra Cakir
    Tradução Turco

    Cagil Seker
    Tradução Turco

    Emre Kazdagli
    Tradução Turco

    Evrim Ulu
    Tradução Turco

    Gursel Kaynak
    Tradução Turco

    Donate to support our development efforts.

    Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.