Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 28 de Julho de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Mudanças radicais no tratamento de módulos Perl

Uma nova versão do perl alterando radicalmente o modo como os módulos são tratados está disponível em ~arch, e talhada para aparecer no release 1.4. O Perl tem uma lista de diretórios chamada @INC, onde procura por módulos, a ordenação padrão de @INC é um tanto quanto incoveniente para a manutenção de distribuições. É impossível anular a funcionalidade de módulos incluídos na distribuição principal sem sobrescrever os arquivos. É isto o que o Gentoo vem fazendo até hoje, porém isto apresenta alguns efeitos colaterais.

Seria esperado que ao realizar o merge e o unmerge de uma nova versão de ExUtils-MakeMaker o sistema retornasse ao estado original, tal qual antes do merge, só que isso não acontece. Ao contrário ExtUtils::MakeMaker é completamente removido, e o sistema torna-se incapaz de instalar qualquer outro módulo. No perl 5.8.0-r12 e posteriores, @INC é aumentada e reordenada, para que as versões dos arquivos do principal estejam próximas do final da cadeia, podendo ser sobrescrita de duas maneiras bem definidas: por diretórios de fornecedores e por diretórios de 'site'. Arquivos nos diretórios de site podem por sua vez sobrescrever aqueles nos diretórios de fornecedor.

Depois que o 5.8.0-r12 estiver amplamente em uso, nós mudaremos o eclass do perl-modules para que todos os ebuilds em dev-perl que se utilizem dele instalem seus arquivos sob o diretório de fornecedor. Até agora, eles têm utilizado o diretório de site. Na opinião da equipe perl do Gentoo, o diretório de site no perl é o equivalente ao diretório /usr/local, nós vamos dar aos usuários completo controle do que entra nele, para que você não tenha que se preocupar mais com ebuilds do Gentoo escrevendo no seu diretório de sites, e para que você tenha sempre a última palavra sobre qual versão de um dado módulo será utilizada. Quer experimentar uma versão do CPAN um tanto experimental? Vá em frente, depois apenas remova-a do diretório de site, e você terá novamente a versão vinda do ebuild, sem a necessidade de fazer o emerge de novo. O depclean ou um unmerge de um módulo perl não mais afetarão nenhuma funcionalidade crítica do perl.

No entanto, já que as versões atuais de alguns ebuilds de módulos perl já instalados na máquina podem reclamar arquivos críticos do núcleo do perl, você precisará removê-los do seu sistema antes de fazer o emerge do perl-5.8.0-r12. O emerge irá lembrá-lo disto através do uso de 'depends' do tipo 'blocking', então se você tiver versões problemáticas de pacotes instalados, emerge -u world ou emerge -u perl irão falhar e retornar condição de erro. Repare que a versão mencionada no bloqueio é a versão segura, porque o bloqueio diz que há o conflito com qualquer coisa anterior à versão segura. Abaixo está a lista, até o presente momento, das versões seguras dos módulos afetados. Qualquer coisa anterior deve ser removida antes do emerge do perl. Você não precisa fazer o emerge destes módulos pois as versões contidas no core do perl são suficientemente recentes para a maioria dos casos.

  • ExtUtils-MakeMaker-6.05-r6
  • File-Spec-0.84-r1
  • Test-Simple-0.47-r1

Primeiro Dia do Bug Gentoo em 2 de Agosto

A equipe de desenvolvimento do Gentoo Linux dedicará um dia à garantia de qualidade, 2 de agosto de 2003, o primeiro Dia do Bug Gentoo. Desenvolvedores e usuários são encorajados a entrar no irc.freenode.net, canal #gentoo-bugs para testar e eliminar tantos bugs quanto forem possíveis. Esperemos periodicamente reservar tempo para consertar bugs e com a ajuda dos usuários poderemos matar uma parcela grande dos bugs abertos no Bugzilla. Então venha e divirta-se conosco!

Gentoo Linux 1.4 para PowerPC disponível para encomenda antecipada

Nossa nova Loja Gentoo está aceitando encomendas antecipadas para o Gentoo Linux 1.4 para PowerPC, PowerPC G3, PowerPC G4, e o LiveCD KDE/Gnome para PowerPC, que agora inclui os dois ambientes em um único CD. Agradecimentos à equipe Gentoo PowerPC pelo seu excelente trabalho!

Equipe de documentação indonésia precisa de tradutores

A equipe de documentação para o indonésio necessita de tradutores para a documentação do Gentoo Linux. Candidatos devem ter sólida compreensão do indonésio e do inglês escrito. Interessados devem fazer uma visita ao #gentoo-id, o canal da comunidade indonésia em irc.freenode.net, ou mandar um email para Erwin.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: nfs-utils

Trecho do anúncio:

"Um atacante remoto ou local capaz de enviar uma requisição RPC ao daemon mountd vulnerável poderia executar código arbitrário ou causar negação de serviço."

  • Severidade: Alta - Potencial sobreposição remota de arquivos ou execução remota de código.
  • Pacotes Afetados: nfs-utils anterior a nfs-utils-1.0.5
  • Correção: emerge sync, emerge nfs-utils, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: gnupg

gpg precisa de permissão setuid para utilizar espaço protegido da memória, no entanto o bit de setgid permitia o usuário gpg sobrescrever arquivos do grupo root sendo então desnecessário.

  • Severidade: Alta - Potencial sobreposição remota de arquivos.
  • Pacotes Afetados: gnupg anterior a gnupg-1.2.2-r1
  • Correção: emerge sync, emerge gnupg, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

Novos relatos de bug de segurança

Os seguintes novos bugs de segurança foram postados esta semana:

3.  Histórias de Usuários

A secção Histórias de Usuários estará de volta na próxima semana, com uma história de como o Gentoo Linux está sendo usado na Digital Illusions CE (a empresa que desenvolve Battlefield 1942). Lembre-se de nos enviar a sua bizarra, hilária, ou incrível história sobre o Gentoo, para que ela possa aparecer aqui!

4.  Desenvolvedor da Semana

Robert Coie


Figure 4.1: Robert Coie

Fig. 1: Robert Coie

Robert Coie (rac) será familiar a muitos usuários Gentooistas, uma vez que ele seguidamente aparece no fórum e no IRC ajudando com relação à questões de suporte e configuração. Além desses esforços, Robert ajuda com a adminsitração dos fóruns e na manutenção dos pacotes Perl e XEmacs no "portage". Robert também se envolveu no desenvolvimento inicial da verificação de assinatura para o "portage".

Robert é um desenvolvedor de Mac dos velhos tempos. Ele contribuiu correções e remendos para o porte do Perl para Macintosh e até mesmo desenvolveu algumas aplicações empacotadas para o mac chamadas "Highway" e "Construction" que produziam trabalhos de arte e animações matematicamente complexas. As aplicações foram suficientemente populares entre os DJs de "clubs" japoneses para Robert ser até mesmo um convidado num programa televisionado sobre cultura, no japão. Robert também contribuiu com atualizações para os drivers de placas de rede LAN sem-fio para o kernel 2.2 e para o projeto de "handheld" Linux-MIPS

josienoor

Robert trabalha para um firma japonesa de design e implementação de sistemas, desenvolvendo software customizado e servidores Linux para objetivos específicos. Ele é casado há 7 anos e atualmente vive na Califórnia, apesar de seu trabalho necessitar de algumas viagens ao Japão a cada poucos meses.

Robert é também músico, tocando uma guitarra '89 USA Fender Strat preta e laranja ou uma Ovation 1867 acoustic/electric vermelho-cereja. Ele gosta de cozinhar e frequentemente testa sua mão tentando fazer refeições únicas e sazonais. Ele é ecleticamente dotado de habilidades para jogar cartas, remar e caminhar. Ele reportou que é dono de um gato pelado e que esta é a condição nornal do bichano.

Robert falou sobre o Gentoo:"O usuário altamente motivado que está desejando participar no avanço da distribuição, seja submentendo falhas (bugs), testando pacotes, contribuindo com "ebuilds" ou ajudando outros usuários é o que dá ao Gentoo a força que ele tem."

5.  Ouvimos na Comunidade

Foruns Web

Gentoo Framebuffer, Bootsplash

O "bootsplash" fez sucesso no gentoo, permitindo consoles de alta resolução e fundos de tela atraentes. Estes dois tópicos nos foruns mostram como fazer o "bootsplash" e o "framebuffer" funcionarem no gentoo.

Otimizações CFLAGS

Otimizar o seu computador é uma das principais razões pelas quais usuários escolhem o gentoo. Este tópico nos foruns compartilha e discute experiências com diferentes otimizações.

Projeto Porte XD2

Um projeto para portar o Ximian Desktop 2 para o Gentoo. É um projeto para criar ebuilds para o os pacotes Ximian Gnome para prover aos usuários do Gentoo um ambiente de trabalho polido e que se diferencia do XD2 o mínimo possível.

Montando "Drives" Automaticamente

Tentando montar drives de cdrom, disquetes e outros dispositivos automaticamente em seu sistema Gentoo. Acompanhe este tópico no forum discutindo a automontagem e como fazer ela funcionar para você.

Queimando DVDs

Muitas novas tecnologias estão ganhando popularidade rapidamente. Um desses avanços é o uso de mídias DVD (re)graváveis. Nos foruns um usuário gentoo perguntou qual programa usar para gravar DVDs, e o tópico se tornou um grande ponto informativo sobre queimar DVDs e Linux. Variando de "Que tipo de mídia eu deveria usar?" até as limitações do ISO9660, está é certamente uma boa leitura para qualquer um interessado no assunto.

gentoo-user

O que é Azarah?

O que é este fantasma "Azarah Exp $" aparecendo em arquivos no sistema de Robert Crawford? Curioso, ele rapidamente enviou uma mensagem. Vindo a descobir que, aqueles comentários eram registros do desenvolvedor que mexeu por último no arquivo. De alguma maneira, Azarah também se mostrou como um dispositivo de armazenamento para Robert. Pode Azarah ser um desenvolvedor e um dispositivo de armazenamento? Clique aqui para descobrir! Na verdade, o editor de texto do usuário criou uma nova linha, fixando Azarah como um um ponto de montagem.

Editores X para programadores

O usuário gentoo Nathaniel McCallum postou uma questão relativamente simples para a lista gentoo-user esta semana: "Existem bons editores X para programadores, que não usem GTK ou QT?". Ela gerou uma discussão relativamente grande com algumas boas sugestões, bem como algumas clássicas dispustas emacs / vi jogadas apenas por diversão. Link aqui.

Votação Gentoo Número 2

O desenvolvedor Gentoo Fred Van Andel decidiu repostar sua votação. A questão: "Por que você escolhou o Gentoo?" Por favor envie todas as repostas para gentoo-poll@vanandel.net. De acordo com o Fred, a reação a esta votação tem sido lenta, então "feedback" é bem vindo. O post original pode ser encontrado aqui.

gentoo-dev

Iniciando uma intalação do Gentoo a partir de disquetes

Mike Frysinger postou um pedido de ajuda sobre criar um conjuto de disquetes para inicializar e instalar o Gentoo. Indubitávelmente poucas pessoas tinham algo a dizer sobre isso!

Progresso da Compilação

Rutger Lubbers sugeriu esta idéia sobre como o progresso é monitorado nas compilações (algo que todos os gentooistas tem que amar!). A discussão centraliza em torno das diferentes dependências que este cálculo de tempo envolve, e que unidades usar ...

(Louco?) Proposta para reduzir a carga em discos e "mirrors"

Com o gentoo continuando a trazer novos softwares para os usuários, a necessidade de armazenamento nos "mirrors" cresce continuamente. E de qualquer forma, espelhar a portage tree é uma boa solução para aprimorar o acesso ao software. Pode não ser o método mais efetivo para armazenar grandes aplicações como jogos.

Håvard Wall sugere a implementação de um sistema ponto a ponto que permite aos usuários compartilhar grandes arquivos. Desta maneira quase sempre existira uma cópia do software disponível. Entretanto este esquema não é completamente livre de problemas. Leia a seguinte discussão que trás os prós e contras.

6.  Gentoo Internacional

Não há notícias no Gentoo Internacional esta semana

7.  Portage Watch

Os seguintes pacotes estáveis foram modificados ou adicionados na última semana

Categorias totais: 92 (6 categoriss adicionadas nas últimas duas semanas)

Pacotes totais: 5984 (1060 pacotes adicionados nas últimas duas semanas)

8.  Bugzilla

Sumário

Estatísticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para registrar e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 18 de Julho de 2003 e 24 de Julho de 2003, a atividade no site resultou em:

  • 450 novos bugs durante este período
  • 231 bugs fechados ou resolvidos durante este período
  • 7 bugs anteriormente fechados foram reabertos neste período

Dos 3405 bugs atualmente abertos: 75 estão marcados como 'blocker', 146 como 'critical', e 285 como 'major'.

Ranking de Bugs fechados

Os desenvolvedores e equipes que fecharam mais bugs neste período foram:

Ranking de Bugs novos

Os desenvolvedores e equipes que mais indicaram novos bugs neste período foram:

9.  Dicas e Truques

Tudo sobre o Mozilla

A seção de Dicas e Truques desta semana mostram dicas úteis sobre o Mozilla, mais especificamente sobre o endereço especial about:. Para acessar estas páginas especiais no Mozilla (ou em qualquer outro browser baseado nele), basta digitar esta URL na barra de endereço.

Existem seis páginas principais que podem ser acessadas desta maneira e que permitem a visualização de várias opções no Mozilla:

  • about:
  • about:cache
  • about:config
  • about:credits
  • about:mozilla
  • about:plugins
  • Os endereços about:, about:credits, e about:mozilla mostram algumas informações sobre as pessoas que trabalham no Mozilla e contém links sobre informações da licença do Mozilla.

    O próximo endereço, about:cache, mostra informações sobre o cache do Mozilla (tanto o de disco como o de memória). Ao entrar este endereço, o tela deve mostrar algo semelhante ao seguinte:

    Code Listing 9.1: about:cache

    Memory cache device
    
    Number of entries: 	210
    Maximum storage size: 	4096 k
    Storage in use: 	3943 k
    Inactive Storage: 	2630 k
    
    List Cache Entries
    -----------------------------------------------------------------------------
    Disk cache device
    
    Number of entries: 	1468
    Maximum storage size: 	50000 k
    Storage in use: 	10180 k
    Cache Directory: 	/home/david/.galeon/mozilla/galeon/Cache
    
    List Cache Entries
      

    O endereço seguinte, about:plugins, mostra todos os plugins instalados no Mozilla, e é uma boa maneira de ver o que esta instalado no Mozilla e descobrir por que algum plugin específico não está funcionando.

    O último endereço, about:config, mostra praticamente todas as opções de configuração disponíveis no Mozilla. Na maioria dos browsers baseados no Mozilla voce pode modificar diretamente os valores destas opções nesta página, economizando uma boa quantidade de digitação e edição de arquivos de preferências.

    10.  Citação/Assinatura da Semana

    Esta semana estamos mostrando a assinatura do usuário do forum senectus: "Imagine uma escola com crianças que sabem ler e escrever, mas com professores que não sabem, e você tem uma metáfora da Era da Informação em que vivemos." - Peter Cochrane.

    11.  Entradas, Saídas e Mudanças

    Saídas

    Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe do Gentoo:

    • nenhum esta semana

    Entradas

    Os seguintes desenvolvedores recentemente se juntaram à equipe do Gentoo Linux:

    • Keith Wesolowski (wesolows) -- sparc, mips

    Mudanças

    Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de função no projeto Gentoo Linux:

    • nenhum esta semana

    12.  Contribua com o JSG

    Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

    13.  Retorno ao JSG

    Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

    14.  Informações sobre Inscrição

    Para assinar o Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para Gentoo-gwn-subscribe@Gentoo.org.

    Para cancelar a assinatura do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para Gentoo-gwn-unsubscribe@Gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

    15.  Outras línguas

    O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



    Print

    Page updated 28 Julho 2003

    Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 28 de Julho de 2003.

    Yuji Carlos Kosugi
    Editor

    AJ Armstrong
    Colaborador

    Michael Kohl
    Colaborador

    Kurt Lieber
    Colaborador

    Rafael Cordones Marcos
    Colaborador

    David Narayan
    Colaborador

    Gerald J Normandin Jr.
    Colaborador

    Ulrich Plate
    Colaborador

    Peter Sharp
    Colaborador

    Kim Tingkaer
    Colaborador

    Mathy Vanvoorden
    Tradução Holandês

    Hendrik Eeckhaut
    Tradução Holandês

    Jorn Eilander
    Tradução Holandês

    Bernard Kerckenaere
    Tradução Holandês

    Peter ter Borg
    Tradução Holandês

    Jochen Maes
    Tradução Holandês

    Roderick Goessen
    Tradução Holandês

    Gerard van den Berg
    Tradução Holandês

    Matthieu Montaudouin
    Tradução Francês

    Martin Prieto
    Tradução Francês

    Antoine Raillon
    Tradução Francês

    Sebastien Cevey
    Tradução Francês

    Jean-Christophe Choisy
    Tradução Francês

    Steffen Lassahn
    Tradução Alemão

    Matthias F. Brandstetter
    Tradução Alemão

    Thomas Raschbacher
    Tradução Alemão

    Klaus-J. Wolf
    Tradução Alemão

    Marco Mascherpa
    Tradução Italiano

    Claudio Merloni
    Tradução Italiano

    Christian Apolloni
    Tradução Italiano

    Stefano Lucidi
    Tradução Italiano

    Yoshiaki Hagihara
    Tradução Japonês

    Katsuyuki Konno
    Tradução Japonês

    Yuji Carlos Kosugi
    Tradução Japonês

    Yasunori Fukudome
    Tradução Japonês

    Takashi Ota
    Tradução Japonês

    Radoslaw Janeczko
    Tradução Polonês

    Lukasz Strzygowski
    Tradução Polonês

    Michal Drobek
    Tradução Polonês

    Adam Lyjak
    Tradução Polonês

    Krzysztof Klimonda
    Tradução Polonês

    Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
    Tradução Português do Brasil

    Eduardo Belloti
    Tradução Português do Brasil

    João Rafael Moraes Nicola
    Tradução Português do Brasil

    Marcelo Gonçalves de Azambuja
    Tradução Português do Brasil

    Otavio Rodolfo Piske
    Tradução Português do Brasil

    Pablo N. Hess -- NatuNobilis
    Tradução Português do Brasil

    Pedro de Medeiros
    Tradução Português do Brasil

    Ventura Barbeiro
    Tradução Português do Brasil

    Bruno Ferreira
    Tradução Português de Portugal

    Gustavo Felisberto
    Tradução Português de Portugal

    José Costa
    Tradução Português de Portugal

    Luis Medina
    Tradução Português de Portugal

    Ricardo Loureiro
    Tradução Português de Portugal

    Sergey Kuleshov
    Tradução Russo

    Dmitry Suzdalev
    Tradução Russo

    Anton Vorovatov
    Tradução Russo

    Lanark
    Tradução Espanhol

    Fernando J. Pereda
    Tradução Espanhol

    Lluis Peinado Cifuentes
    Tradução Espanhol

    Zephryn Xirdal T
    Tradução Espanhol

    Guillermo Juarez
    Tradução Espanhol

    Jesús García Crespo
    Tradução Espanhol

    Carlos Castillo
    Tradução Espanhol

    Julio Castillo
    Tradução Espanhol

    Sergio Gómez
    Tradução Espanhol

    Aycan Irican
    Tradução Russo

    Bugra Cakir
    Tradução Russo

    Cagil Seker
    Tradução Russo

    Emre Kazdagli
    Tradução Russo

    Evrim Ulu
    Tradução Russo

    Gursel Kaynak
    Tradução Russo

    Donate to support our development efforts.

    Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.