Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 04 de Agosto de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Gentoo Linux na Linux World Expo de 5 a 7 agosto

O Gentoo Linux estará presente na Linux World Expo em São Francisco, no Moscone Convention Center, no período de 5 a 7 de agosto, onde estaremos lançando o Gentoo Linux 1.4. Você nos encontrará no estande #1 do pavilhão .org, onde estaremos distribuindo LiveCDs do Gentoo Linux 1.4 e também algumas partes de hardware, incluindo um sistema Pentium 4 e uma impressora Epson Stylus Photo 900. Nós temos muitas outras surpresas preparadas, tanto no local como online, então junte-se a nós nesta exposição!

O primeiro Dia do Bug Gentoo foi um sucesso: 130 participantes se reuniram em #gentoo-bugs no irc.freenode.net, e um total de 124 bugs foram fechados - cerca do dobro do número usual (51 bugs foram fechados no último sábado). Usuários e desenvolvedores trabalharam juntos no canal, testando, discutindo e consertando bugs. Foi uma grande oportunidade para que usuários e desenvolvedores pudessem se conhecer, e pode até ser que tenhamos encontrado candidatos a futuros desenvolvedores. Agradecimentos a Brian Jackson por organizar este evento.

Ebuilds do WineX removidos do Portage

Por solicitação da Transgaming Technologies, dois ebuilds do WineX (winex e winex-cvs), que constroem o WineX a partir da árvore pública do CVS da Transgaming, disponível sob a Licença Pública Livre Alladin foram removidos do Portage e não serão mais mantidos. Segundo a Transgaming, o propósito da árvore pública de CVS não é fornecer uma versão gratuita do WineX e sim possibilitar que as pessoas ajudem em seus esforços de desenvolvimento, e se é trivial que as pessoas consigam o WineX sem contribuir, isso os desencoraja a fornecer um CVS público. Veja este trecho extraído da LICENÇA deles:

"Note que enquanto esta licença permite certos tipos de distribuição não comercial de pacotes binários pré-compilados do WineX, desencorajamos a fazê-lo em larga escala, já que isto afeta a habilidade da Transgaming em continuar a desenvolver e melhorar o código. A Transgaming se reserva ao direito de alterar a licença sob a qual o código de copyright da Transgaming é liberado, e não hesitará em fazê-lo se a distribuição não comercial de pacotes binários pré-compilados afetar adversamente o financiamento de desenvolvimento continuado."

O ebuild winex-transgaming permanece disponível para assinantes da Transgaming que desejam instalar os pacotes binários do WineX. Além disso, o Wine, o projeto livre no qual o WineX é baseado, permanece na árvore do Portage.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

Não houve nenhum anúncio relacionado a segurança nesta semana.

Novos relatos de bugs de segurança

Não houve nenhum bug de segurança aberto nesta semana.

3.  Histórias de Usuários

A secção Histórias de Usuários estará de volta na próxima semana. Lembre-se de nos enviar a sua bizarra, hilária, ou incrível história sobre o Gentoo, para que ela possa aparecer aqui!

4.  Desenvolvedor da Semana

Seemant Kulleen


Figure 4.1: Seemant Kulleen

Fig. 1: Seemant Kulleen

Esta semana estamos gratos de apresentarSeemant Kulleen (seemant), um desenvolvedor a longo tempo e nome familiar nos fóruns e nas listas de discução Gentoo é de fato o primeiro envolvimento de Seemant com um grande projeto de Código Aberto, onde ele serviu até recentemente como Coordenador de Projeto. Ele está na equipe de XFree do Gentoo e seguidamente contribuis com correcoes a falhas de implementação a pacotes não mantidos (antes de embarcar em uma missão de encontrar um mantenedor para esse pacote).

Poucas semanas atras, Seemant foi nomeado para uma posição de Gerente de Relações entre os desenvolvedores, dentro da nova Estrutura de Gerência do Gentoo. A responsabilidade primária do Relações entre os desenvolvedores será tomar cuidado e fomentar a comunidade desenvolvedora do Gentoo. Isto inclui identifucar e recrutar novos desenvolvedores, prover recursos recursos para os desenvolvedores, organizar equipes e resolver conflitos. Ele está atualmente trabalhando com Jon Portnoy para criar um Manual do Desenvolvedor, que irá formalizar alguns dos detalhes técnicos do processo de desenvolvimento e ajudará a treinar novos desenvolvedores. Ele também está trabalhando no subprojeto "Ouvidoria das Relações de Desenvolvedores" sugerido por Grant Goodyear como um esforço para prover uma avenida de resolução de conflitos, estável e neutra. Mais informações sobre o projeto de Relações dos Desenvolvedores pode ser achada na página do projeto. Seemant também ajuda com Garantia de Qualidade e Relações Públicas para a equipe de gerência.

Seemant é candidato a Mestre no Instituto de Tecnologia de Rochester, atualmente trabalhando na sua dissertação. Ele vive em Santa Monica, CA onde ele gasta muito do seu tempo trabalhando no Gentoo. Ele roda uma máquina preta nForce2 com um Athlon-XP 2100 e uma Sun Ultra 1 atualmente servindo de firewall. Ele geralmente tem sylpheed-claws e xchat1 rodando com XFce4 como Gerenciador de Janelas. Ele é também fan de rsync, screen e gkrellm. Ele usualmente tem uma Coca-Cola na mão. Ele descreve Gentoo como um sonho e é particularmente orgulhoso da comunidade desenvolvedora, a qual ele descreve como nada menos que uma especie de mágicos. Ele fez questão de agradecer aos desenvolvedores Gentoo e a base de usuários por fazer possível a ele trabalhar em tão boa distribuição.

5.  Ouvimos na Comunidade

Web Forum

Enfeitando seu Desktop

Quer saber o que as pessoas estão fazendo com seus ambientes de trabalho enfeitados. Verifique esse tópico que tem sido popular por algumas semanas.

Os Adolescentes são os Vencedores

As idades variam para os usuários gentoo, mas as massas falaram. Verifique esse tópico nos forums para ver aonde você se encontra na categoria de idade dos usuários Gentoo.

gentoo-user

Esclarecendo o significado de x86 e ~x86

Determinado a entender completamente a diferença entre ~x86 e x86, o usuário Gentoo Jonathan Kelly mandou um email para seus companheiros de Gentoo. Eles foram rápidos em apontar que ~86 não é necessariamente "instável" mas particularmente uma área de "testes". Uma vez que o processo de construção bem como a execução de um pacote é testada e considerada estável, ela é liberada para as massas sobre a palavra-chave x86. Adicionalmente usuários apontaram que ppc, ~ppc, bem como outras palavras-chave referentes a arquitetura existem pelo mesmo propósito de testar e estabilizar pacotes. Leia aqui

gentoo-dev

Nova máquina Itanium!

Kurt Lieber postou a fantástica notícia de que o projeto Gentoo Linux agora tem acesso a uma máquina Itanium. Isto é especialmente importante para qualquer desenvolvedor que deseje testar com o Itanium.

Baixando binários.

Apesar de a idéia estar um pouco fora de lugar na comunidade Gentoo, Fredrik Danerklint trouxe uma questão sobre a flag "--usepkg" - usada para baixar binários ao invés dos fontes - para ser implementada em nosso tão amado make.conf.

6.  Gentoo Internacional

Gentoo Linux no acampamento de 2003 da Chaos Communication

O Gentoo Linux vai estar no acampamento de 2003 da Chaos Communication. Este, que é o segundo encontro internacional Open Air Hacker, acontecerá em um local perto de Berlin durante o período de 7 a 10 de agosto e será organizado pelo grupo de hackers alemão Chaos Computer Club. Haverão diversos cursos em inglês, bem como a maior rede civil de ar aberto e, é claro, muita diversão. Haverá também uma estande do Gentoo para que você possa conhecer os desenvolvedores, fazer perguntas sobre o Gentoo, obter os mais recentes LiveCDs e trocar experiencias sobre o Gentoo.

7.  Portage Watch

Os seguintes pacotes estáveis foram modificados ou adicionados na última semana

Total de categorias: 95 (3 categorias adicionadas nas últimas duas semanas)

Total de pacotes: 6088 (104 pacotes adicionados nas últimas duas semanas)

8.  Bugzilla

Sumário

Estatísticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para registrar e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 25 de Julho de 2003 e 01 de Agosto de 2003, a atividade no site resultou em:

  • 377 novos bugs durante este período
  • 201 bugs bugs fechados ou resolvidos durante este período
  • 6 bugs anteriormente fechados foram reabertos neste período

Dos 3467 bugs atualmente abertos: 72 estão marcados como 'blocker', 155 como 'critical', e 281 como 'major'.

Ranking de Bugs fechados

Os desenvolvedores e equipes que fecharam mais bugs neste período foram:

Ranking de Bugs novos

Os desenvolvedores e equipes que mais indicaram novos bugs neste período foram:

9.  Dicas e Truques

Um Gerador de Senhas Rápido e Fácil

A dica desta semana é sobre como gerar rapidamente uma lista de senhas usando /dev/urandom, e md5sum.

Code Listing 9.1

% head -c8 /dev/urandom | md5sum | cut -c0-9
93f8b5d65
  

As opções para o comando cut indicam o comprimento da senha gerada (neste caso foram 9 caracteres). Isto pode ser expandido facilmente para gerar uma lista de senhas usando o comando for:

Code Listing 9.2

% for ((n=0;n<10;n++)); do head -c8 /dev/urandom | md5sum | cut -c0-9; done
e076fd1e1
ca8a555ee
c0bbbe397
bcf4125ab
e07adf328
52b55cf07
4180e2796
a2142ac9e
ea7022a7b
b7ec14a6a

Para criar uma lista mais longa ou mais curta basta mudar o limite no for (neste caso foi 10).

10.  Citação/Assinatura da Semana

A assinatura desta semana deve agradar os usuários do Gentoo que também são fans da trilogia do Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien). Dê uma olhada na assinatura de philocipher:

"Nine megs for the secretaries fair (Nove megas para as belas secretárias)
Seven megs for the hackers scarce (Sete megas para os escassos hackers)
Five megs for the grads in smoky lairs (Cinco megas para os alunos de pós-graduação em seus lares enfumaçados)
Three megs for system source (três megas para o código fonte do sistema)

One disk to rule them all (um disco para dominá-los todos)
One disk to bind them (um disco para prendê-los)
One disk to hold the files (um disco para manter os arquivos)
And in the darkness grind 'em (e nas trevas reduzi-los a pó)
"

11.  Entradas, Saídas e Mudanças

Saídas

Os seguintes desenvolvedores recentemente deixaram a equipe do Gentoo:

  • nenhum esta semana

Entradas

Os seguintes desenvolvedores recentemente se juntaram à equipe do Gentoo Linux:

  • Jasmine Chua (jasmine) -- monitoramento baseado em nagios
  • Romans Malinovskis (romans) -- arquivos da lista de e-mails
  • Don Seiler (rizzo) -- gerenciamento do envio de novos ebuilds
  • Max Kalika (max) -- mythtv
  • Brian Jackson (iggy) -- courier
  • Stephen Diener (sediener) -- app-sci
  • Gerald J Normandin Jr. (gerrynjr) -- documentação

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de função dentro de seu projeto no Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

12.  Contribua com o JSG

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

13.  Retorno ao JSG

Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

14.  Informações sobre Inscrição

Para assinar o Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para Gentoo-gwn-subscribe@Gentoo.org.

Para cancelar a assinatura do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para Gentoo-gwn-unsubscribe@Gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

15.  Outras línguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated 04 Agosto 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 4 de Agosto de 2003.

Yuji Carlos Kosugi
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Cal Evans
Colaborador

Chris Gavin
Colaborador

Luke Giuliani
Colaborador

Shawn Jonnet
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Kurt Lieber
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Gerald J Normandin Jr.
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Stefano Lucidi
Tradução Italiano

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Katsuyuki Konno
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Radoslaw Janeczko
Tradução Polonês

Lukasz Strzygowski
Tradução Polonês

Michal Drobek
Tradução Polonês

Adam Lyjak
Tradução Polonês

Krzysztof Klimonda
Tradução Polonês

Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
Tradução Português do Brasil

Eduardo Belloti
Tradução Português do Brasil

João Rafael Moraes Nicola
Tradução Português do Brasil

Marcelo Gonçalves de Azambuja
Tradução Português do Brasil

Otavio Rodolfo Piske
Tradução Português do Brasil

Pablo N. Hess -- NatuNobilis
Tradução Português do Brasil

Pedro de Medeiros
Tradução Português do Brasil

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

José Costa
Tradução Português de Portugal

Luis Medina
Tradução Português de Portugal

Ricardo Loureiro
Tradução Português de Portugal

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jesús García Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.