Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 01 de Setembro de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Resumo

Portage tarballs disponíveis para OpenBSD e FreeBSD

Grant Goodyear juntou tarballs que podem ser usados para instalar o Portage no OpenBSD e FreeBSD. Enquanto ainda resta um longo caminho para que seja possível instalar um sistema Gentoo/BSD do stage-1, como Grant disse no seu anúncio para o gentoo-dev, este é o primeiro passo, e nós incentivamos os usuários a testar estes tarballs, assim como tentar construir um verdadeiro tarball Gentoo *BSD stage-1. Para maiores informações, leia o anúncio acima, ou veja a página do Grant no Gentoo + *BSD.

Equipe de Documentação Gentoo Francesa procurando novo líder de tradução

A equipe de documentação do Gentoo está procurando por um novo líder de tradução francesa. As responsabilidades incluem coordenar as traduções, verificar a versão traduzida, e enviá-la ao CVS para que ela possa ser vista no website. Um conhecimento sólido de leitura de francês e inglês é requisitado; familiaridade com XML e CVS seria bom, mas pode ser adquirido após se necessário. Interessados devem enviar um email para Sergey Kuleshov.

2.  Segurança Gentoo

Resumo

GLSA: vmware-workstation

Quote from advisory:

"Manipulando as variáveis de ambiente no VMware GSX Server e no VMware Workstation, um programa como uma sessão shell com privilégios root pode ser iniciada quando uma máquina virtual é iniciada. O usuário então tem acesso total ao host."

  • Gravidade: Alta - acesso total no host local.
  • Pacotes afetados: <vmware-workstation-4.0.1-5289 <vmware-workstation-3.2.1-2242
  • Solução: emerge sync; emerge vmware-workstation-(coloque a versão que você deseja aqui); emerge clean
  • GLSA Announcement

Novos bugs de segurança reportados

Os seguintes bugs de segurança foram postados na última semana:

3.  User stories

User stories is on hiatus this week. Remember to send us your bizarre, hilarious, or incredible Gentoo stories so they can be featured here!

4.  Desenvolvedor da Semana

Lars Weiler


Figure 4.1: Lars Weiler

Fig. 1: Lars Weiler

Temos o prazer de apresentar Lars Weiler (pylon) como o Desenvolvedor da Semana. Lars trabalha na a equipe de desenvolvimento do Gentoo PPC e também assume a responsabilidade de líder da tradução para o alemão no Subprojeto de Documentação Internacional do Projeto de Documentação Gentoo. Ele também está envolvido com a Equipe de Infra-estrutura lidando com assuntos e configurações do CVS e viewcvs. O Gentoo é o seu primeiro grande projeto "open source", que o faz sentir-se recompensado através do envolvimento em aspectos tão diversos do trabalho.

Lars ouviu falar do Gentoo pela primeira vez em meados de 2002 e primeiro instalou o sistema em seu iBook em novembro do mesmo ano, necessitando de alguns meses para obter tudo funcionando conforme o desejado. Ele tornou-se desenvolvedor no projeto PPC em março de 2003 e completou a migração da sua máquina x86 para o Gentoo em maio. Ele gosta de trabalhar com a comunidade Gentoo, e viaja com freqé cia pela Europa para encontrar-se com outros desenvolvedores. Como um usuário PPC, ele aprecia o sistema de "ebuilds", já que torna fácil a sintonia fina de aplicações para atender suas necessidades - a funcionalidade "compile tudo o que você precisa" serve muito bem para ele.

Além de seu trabalho no Gentoo, Lars é um membro ativo do Chaos Computer Club, um grupo hacker do bem. Ele organiza algumas das atividades do grupo e também é responsável pelo contato com a imprensa em nome da organização. Ele é um estudante na Universidade alemã de Ciências Aplicadas em Krefeld e também assiste aulas na Fontys Hoogeschool em Venlo, Holanda. Seu esforço acadêmico é direcionado a um diploma no algo esotérico campo da mecatrônica (uma mistura de mecânica, eletrônica e informática).

Lars tem duas máquinas Gentoo: um Apple iBook 600 MHz que é sua máquina de desenvolvimento principal e plataforma de teste (sem contar a função de aparelho de DVD durante as viagens de trem), e também um velho PIII-700 de 5 anos que provê serviços de backup e também algumas funcionalidades multimídia. As necessidadesia de Lars só também supridas por uma câmera digital Fuji FinePix7400 sempre é mé . Ele prefere um gerenciador de janelas mais limpo como o Fluxbox do que o KDE ou Gnome. Ele normalmente usa um mutt altamente personalizado como cliente de email, LaTeX para processamento de texto. Além desses, ele geralmente utiliza o gnome-terminal, irssi, gkrellm, xpad, psi e o MozillaFirebird.

Lars fala quatro idiomas: alemão, inglês, francês e holandês. Um "buffer overflow" aparentemente é responsável por ele ter esquecido muito de seu latim. Ele mora no estado alemão de Northrhine-Westfalia, na cidade de Krefeld às margens do Rio Reno. Ele viaja freqentemente às cidades vizinhas Dusseldorf e Colônia. Lars nos lembra o lema do 18o. Congresso do Chaos Communication: "Hackear não é crime."

5.  Ouvimos na Comunidade

Web Forums

Metáfora da Cozinha

Não-usuários de Gentoo gozam do aparentemente complicado e indiscutívelmente longo procedimento de fazer o download de tarballs de código fonte, compilar com a ajuda de um ebuild, apenas para terminar com o binário de um aplicativo, como qualquer um. Então como alguém explica a filosofia do Gentoo para os não iniciados? Difícil? Aí chegou o TGL, que falou tudo notávelmente simples em uma linha apenas. Provavelmente foi preciso um francês para criar a analogia com cozinhar: tarballs são os ingredientes, ebuilds são as receitas, e você se torna o seu próprio chef na cozinha. É uma culinária elegante, muito mais saborosa que RPMs pré-cozidos...

Guia de Compra Gentoo para Portáteis

Imaginando a melhor configuração de laptop? Quer que aquela conexão sem fio funcione? Os usuários do fórum estão discutindo todo tipo de coisa, incluindo hardware para comprar, e como manipulá-los para que funcionem bem. Este é um assunto que freqüêntemente retorna, veja algumas das discussões mais recentes sobre computadores portáteis e placas de rede sem fio para o penúltima palavra em prazer Gentoo.

gentoo-user

Testando GCC com Python

O usuário Adam Dunstan estava curioso se ao usar -march=pentium4 em seu GCC 3.2.3 já era seguro em seu máquina com Gentoo instalado. O membro da lista Gabor respondeu com um truque legal em Python que permite um usuário saber rapidamente se seu compilador GCC foi afetado pelo bug em -pentium4.

Fazendo Backup do Gentoo

Backups são freqüêntemente ignorados até que seja tarde demais. O membro da lista, Pupeno, pediu algumas sugestões sobre backup de seu sistema Gentoo inteiro para outro disco rígido. Leia algumas dicas, além de alguns scripts de backup contribuídos por usuários.

gentoo-dev

Calendário Gentoo.

Com um projeto enorme, e muitos aspectos diferentes, às vezes pode se tornar difícil organizar as coisas. Uma coisa sugerida nesta semana para ajudar a diminuir o problema foi a implementação de um Calendário Gentoo onde datas importantes poderiam ser gravadas e relembradas.

Desktops, Desktops e Mais Desktops

Uma dessas coisas que a maioria de nós não poderia viver sem em nossos sistemas Gentoo é nosso desktop. Esta discussão levanta a interessante questão de que elementos de nossos sistemas são realmente parte do desktop, e quanta interação e controle a base do Gentoo deveria ter sobre eles.

6.  Gentoo International

Europe: Protest Against Software Patents

KDE closed its website, Apache.org was down, GNOME out of business? What happened? Well: The question should be "What will happen?" On Monday, 1 September, the European Parliament (EP) in Brussels will vote on proposed legislation to install software patents (pretty much following the example of the US, setting out to override existing patentability laws in force around Europe). Activists around Europe and their friends across the planet decided to do something about it. In a display of what could happen if some of the patents on copying and pasting, hyperlinks and whatnot were actually enforced, some major websites, mostly those of Open Source software developers, closed shop for a day or more, hoping that their protest will have an impact on the outcome of Monday's decisive meeting of the EP plenary. Many Gentooists have actively supported last week's happenings around Europe, the Gentoo website sported a brief editorial note encouraging "our European friends to make up their minds". For further information on the background of the debate, last week's events and the outcome of the vote, check the FFII website, the pivotal information hub of the anti-patent movement.

7.  Portage Watch

The following stable packages were updated or added to portage in the last two weeks:

Total categories: 96

Total packages: 6417

8.  Bugzilla

Sumário

Estatisticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para registrar e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. O uso deste serviço, no período de 22 a 28 de agosto resultou no seguinte:

  • 364 novos bugs durante este período
  • 202 bugs fechados ou resolvidos durante este período
  • 4 bugs previamente fechados foram reabertos neste período

Dos 3709 bugs presentemente abertos, 88 só classificados como 'impecilhos' (blocker), 192 como 'crônicos' e 277 como 'importantes' (major).

Rank de bugs fechados

Os desenvolvedores e equipes que fecharam mais bugs durante este período foram:

Rank de novos bugs

Os desenvoldores e equipes aos quais foram atribuidos o maior número de bugs durante este período foram:

9.  Tips and Tricks

Editing USE flags with ufed and euse

This week's tip introduces two USE flag editors; ufed (an ncurses based utility) and euse (a command line utility). Between these two programs the days of opening /etc/make.conf and editing USE manually can be over.

While euse is available in Portage, ufed is a separate package and will need to be emerged.

Code Listing 9.1: Getting ufed

# emerge app-portage/ufed
  

Using ufed is very simple. Make sure you're root and simply type ufed. An ncurses based interface to all USE flags should start and you can select them as you like. After you're done, just select Save and you're done.

While ufed provides a full menu for editing USE flags, euse is handy when you need to quickly add or remove a USE flag. To add a USE flag, use euse -E flag. To remove a flag, use euse -D flag. To list your USE flags, use euse -i.

Code Listing 9.2: Using euse

(Example: Adding mozilla as a USE flag)
# euse -E mozilla

(Example: Removing mozilla as a USE flag)
# euse -D mozilla
  

For more information on using these two programs, see man 1 euse and man 8 ufed.

10.  Featured Quote/Signature of the Week

This week we give you forum moderator ebrostig's signature, which is worth a chuckle even if you've heard it before:

"Linux is like living in a teepee. No Windows, no Gates and an Apache in house."

11.  Saídas, Acréscimos e Alterações

Saídas

Nenhum desenvolvedor saiu recentemente da equipe Gentoo.

Acréscimos

Nenhum desenvolvedor ingressou na equipe Gentoo recentemente.

Alterações

Nenhum desenvolvedor trocou recentemente de papel na equipe do projeto Gentoo Linux.

12.  Contribua com o JSG

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

13.  Retorno ao JSG

Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

14.  Informações sobre Inscrição

Para assinar o Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para Gentoo-gwn-subscribe@Gentoo.org.

Para cancelar a assinatura do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para Gentoo-gwn-unsubscribe@Gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

15.  Outras línguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated 1 September 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 1° de setembro de 2003.

Yuji Carlos Kosugi
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brian Downey
Colaborador

Cal Evans
Colaborador

Chris Gavin
Colaborador

Luke Giuliani
Colaborador

Shawn Jonnet
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Kurt Lieber
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Gerald J Normandin Jr.
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Stefano Lucidi
Tradução Italiano

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Katsuyuki Konno
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Radoslaw Janeczko
Tradução Polonês

Lukasz Strzygowski
Tradução Polonês

Michal Drobek
Tradução Polonês

Adam Lyjak
Tradução Polonês

Krzysztof Klimonda
Tradução Polonês

Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
Tradução Português do Brasil

Eduardo Belloti
Tradução Português do Brasil

João Rafael Moraes Nicola
Tradução Português do Brasil

Marcelo Gonçalves de Azambuja
Tradução Português do Brasil

Otavio Rodolfo Piske
Tradução Português do Brasil

Pablo N. Hess -- NatuNobilis
Tradução Português do Brasil

Pedro de Medeiros
Tradução Português do Brasil

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

José Costa
Tradução Português de Portugal

Luis Medina
Tradução Português de Portugal

Ricardo Loureiro
Tradução Português de Portugal

Sergey Galkin
Tradução Russo

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Alex Spirin
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Denis Zaletov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jesús García Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.