Gentoo Logo

Jornal Semanal Gentoo: 27 de Outubro de 2003

Content:

1.  Noticias Gentoo

Resumo

Suporte ampliado para hospedagem virtual e aplicações baseadas na rede

Nas próximas semanas, o projeto Gentoo Linux estara lançando atualizações para o Apache e todos os pacotes ligados com a rede, para fazer mais fácil o uso do Gentoo Linux em servidores que hospedam mais de um sitio da rede ao mesmo tempo. Como parte destas mudanças, a localização padrão do diretório 'htdocs' - o diretório para onde os seus sitios vão parar - vai mudar de /home/httpd para /var/www/localhost. Servidores que tenham necessidade de suportar mais de um sitio no por vez, novas ferramentas serão introduzidas para ajudar a administrar e instalar aplicações baseadas na rede e hospedagem virtual - webapp-config e vhost-config - e uma 'vhosts' USE flag.

Os detalhes técnicos completos podem ser encontrados em GLEP #11. Estaremos publicando guias de servidor web e hospedagem virtual em um futuro próximo, assim como novos documentos para desenvolvedores explicando como escrever ebuilds para pacotes tipo baseado em rede.

Kernel 2.6 disponível em LiveCD para x86 e amd64

Graças ao duro trabalho de Bob Johnson nós temos agora LiveCDs disponíveis para x86 e amd64 com o kernel 2.6. Os LiveCDs x68 pode ser encontrados aqui, e os de amd64 estão aqui. O LiveCD 2.6 para amd64 deve ser preferido sobre o 2.4 LiveCD pois o kernel 2.4 não provê o suporte necessário para hardware/driver. Divirta-se com os novos CDs.!

Vaga para desenvolvedor do kernel no Projeto Gentoo Linux

O projeto Gentoo Linux está procurando por mais desenvolvedores do kernel para preencher alguams vagas da equipe do kernel. Interessados devem tem um bocado de tempo livre e experiência com o kernel do Linux. Envie um email para Brian Jackson, em inglês, se estiver interessado.

Jornal Gentoo procura por novos colaboradores

O Jornal Semanal Gentoo está procurando por um ou mais colaboradores para compilar a seção Segurança Gentoo Linux toda semana. Não é necessário experiência em segurança porque todo informação é coletada nos avisos de segurança e aviso de bugs; tudo o que necessita é de um sólido dominio da lingua inglesa. Envie um email para us se estiver interessdo.

2.  Segurança Gentoo

Segurança Gentoo está em falta esta semana, esperando por novos colaboradores ;-)

3.  Desenvolvedor da Semana

Michael J. Cohen


Figure 3.1: Michael J. Cohen

Fig. 1: Michael J. Cohen

O nosso desenvolvedor destacado na semana é Michael J. Cohen (mjc), que alguns usuários podem reconhecer por ser o mantenedor da árvore -mjc do kernel, como descrito no Gentoo Developer List como um "Resident Kernel Colonel". Sua responsabilidade primária é consertar coisas durante a mudança para o kernel 2.6, QA, apoio ao usuário, e uma ajuda no desenvolvimento do LiveCD. Michael é também um dos Colaboradores do kernel Linux e tem contribuido com utilitários de sistemas de arquivo como e2fsprogs e reiserfsprogs. Ele é orgulhoso de contribuir com o kernel, porticularmente pela oportunidade de consultar com o grande do kernel Rik van Riel sobre o VM rmap.

Michael é usuário de longo tempo do Linux, instalando com sucesso (depois de 14 tentativas) o RedHat 5.2 a partir de disquetes com a intenção de mudar-se do FreeBSD. Em janeiro de 2001, Michael aproximou-se de Daniel Robbins para assumir a responsabilidade pela manutenção do kernel de uma distribuição nascente. Michael aceitou e (depois de gastar algum tempo para instala-lo) começar a trabalhar como desenvolvedor Gentoo. Ele tem apenas 19 anos, graduou-se pela McFatter Technical High School em Ft. Lauderdale, FL, EUA. Ele estuda atualmente Ciência da Computação na University of Central Florida in Orlando e mora no campus. Ele também trabalha como administrador de sistema de um ISP.

Michael usa hoje o KDE, mas diz que o Gnome é os seu ambiente preferido. Ele se comunica com Kmail e xchat-2. Seus aplicativos favoritos são k3b (o primeiro gravador de CD que funciona como ele gostaria), o transcode para video e cscope como navegador de código fonte. Ele também gosta de andar de skate, windsurf, mountain bike e trabalhar com os seus BMW e Porshes. Sua frase favorita é de Linux que disse "nós todos sabemos que o Linux é demais. Ele pode dar infinitos loops em 5 segundos.". Ele também disse que "o Gentoo está rapidamente tornando-se a única distribuição a oferecer tanto tecnologia de ponta e facilidade de uso."

4.  Ouvimos na Comunidade

Forums na Rede

OpenPIC Problems Resolved on New Gentoo PPC ISO

Gentoo-PPC lead developer pvdabeel made this post sticky when he announced the new LiveCD for Macintosh computers. Among other novelties it fixes the frequent problems Gentoo-on-Mac users had with the OpenPIC interrupt architecture:

Forum Users' Linux Toolshed

Com o crescimento da coleção de David Narayan de Dicas e Truques, que estão se tornando continuamente popular entre os tópicos da seção de Documentação do Forum onde os gentooistas estão ocupados trocando segredos do bash, script aliases e outras uteis ferramentas para fazer a vida no Gentoo ainda mais fácil do que já é:

gentoo-user

Escolha as bandeiras de configuração cuidadosamente

O usuário Matt reportou uma coisa estranha quando rodou o seu programa C++ no Gentoo.... era mais lento que no Debian.! Como o Gentoo é muito mais otimizado quando comparado com outras distros ele ficou confuso com os resultados. Ele pediu na lista de discussão gentoo-user uma ajuda e surgiu um tópico bem informativo. Leia ele AQUI .

gentoo-dev

Headers e Tailers.

Aqui tem uma interessante discussão sobre como é possível inserir apenas os arquivos header de uma versão especifica do kernel. De uma olhada para ver o reslutado da conversa.

Qual dev usaremos?

Não, nós não estamos escolhendo qual desenvolvedor, todos são maravilhosos.! :) Entretanto escolher entre diferentes sistemas daemons de arquivo /dev é uma escolha para o futuro do Gentoo. Um deles, devfs, tem alguma competitividade com udev. De uma olhada aqui para ver os beneficios e as criticas de cada um deles.

5.  Gentoo Internacional

Brasil: Usuários do Gentoo encontram-se em um Show de Software Livre

Os Gentooistas do Brasil estão organizando um encontro durante o CONISLI (Congresso Internacional de Software Livre) em São Paulo, Brasil. O Congresso acontecerá entre 8 e 9 de novembro de 2003 na Universidade de São Paulo - (mapa aqui). O tópico do Forum Gentoo, na seção de lingua portuguesa e um tópico nas notícias GentooBR estão sendo usados para coordenar so Gentooistas Brasileiros para o CONISLI.

6.  Portage Watch

Portage Watch está em falta esta semana.

7.  Bugzilla

Resumo

Estatisticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para gravar e rastrear bugs, notificações e sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 17 e 26 de outubro de 2003 a atividade do site resultou em:

  • 461 novos bugs
  • 344 bugs fechados ou resolvidos
  • 13 bugs fechados foram reabertos

Dos 3958 bugs atualmente abertos: 89 são blocker, 185 critical e 324 são major.

Ranking dos Bugs Fechados

Os desenvolvedores ou equipes que mais fecharam bugs foram:

Ranking dos Novos Bugs

Os desenvolvedores ou equipes que mais descobriram bugs foram:

8.  Dicas e Truques

Displaying Runlevels

This week's tip shows you how to see which service is in which runlevel. Gentoo Linux has four main runlevels: boot, default, nonetwork, single. To manipulate these, use the /sbin/rc-update command. While rc-update add and rc-update del are covered in the Gentoo Docs, you may be wondering how to see the runlevels a service is in. This is done with the rc-update show command.

Code Listing 8.1: rc-update show

(Show all services and their runlevels)
# rc-update show
             apache2 |      default                  
                 atd |      default                  
         authdaemond |                               
            bootmisc | boot                          
             checkfs | boot                          
           checkroot | boot                          
...many more lines truncated...
 

Note: You can also look in /etc/runlevels. Each runlevel is a separate directory and in those directories are symlinks to the various services in /etc/init.d.

9.  Saídas, Acréscimos e Alterações

Saídas

Nenhum desenvolvedor saiu recentemente da equipe Gentoo.

Acréscimos

Nenhum desenvolvedor entrou recentemente da equipe Gentoo.

Alterações

Nenhum desenvolvedor trocou recentemente de papel na equipe do projeto Gentoo Linux.

10.  Contribute to GWN

Interested in contributing to the Jornal Semanal Gentoo? Send us an email.

11.  Contribua com o JSG

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Nos envie um email.

12.  Retorno ao JSG

Por favor envie um email (em inglês) para feedback com sua opinião e ajude a fazer este JORNAL melhor.

13.  Informações sobre Inscrição

Para assinar o Jornal Semanal Gentoo, versão em inglês somente, envie um email em branco para Gentoo-gwn-subscribe@Gentoo.org.

Para cancelar a assinatura do Jornal Semanal Gentoo, envie um email em branco para Gentoo-gwn-unsubscribe@Gentoo.org a partir do endereço de email em que está inscrito.

14.  Outras línguas

O Jornal Semanal Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated 27 Outubro 2003

Summary: Este é o Jornal Semanal Gentoo da semana de 27 de Outubro de 2003.

Yuji Carlos Kosugi
Editor

AJ Armstrong
Colaborador

Brian Downey
Colaborador

Cal Evans
Colaborador

Chris Gavin
Colaborador

Luke Giuliani
Colaborador

Shawn Jonnet
Colaborador

Michael Kohl
Colaborador

Kurt Lieber
Colaborador

Rafael Cordones Marcos
Colaborador

David Narayan
Colaborador

Gerald J Normandin Jr.
Colaborador

Ulrich Plate
Colaborador

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandês

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandês

Jorn Eilander
Tradução Holandês

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandês

Peter ter Borg
Tradução Holandês

Jochen Maes
Tradução Holandês

Roderick Goessen
Tradução Holandês

Gerard van den Berg
Tradução Holandês

Matthieu Montaudouin
Tradução Francês

Xavier Neys
Tradução Francês

Martin Prieto
Tradução Francês

Antoine Raillon
Tradução Francês

Sebastien Cevey
Tradução Francês

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francês

Thomas Raschbacher
Tradução Alemão

Steffen Lassahn
Tradução Alemão

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemão

Lukas Domagala
Tradução Alemão

Tobias Scherbaum
Tradução Alemão

Daniel Gerholdt
Tradução Alemão

Marc Herren
Tradução Alemão

Tobias Matzat
Tradução Alemão

Marco Mascherpa
Tradução Italiano

Claudio Merloni
Tradução Italiano

Christian Apolloni
Tradução Italiano

Stefano Lucidi
Tradução Italiano

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonês

Katsuyuki Konno
Tradução Japonês

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonês

Yasunori Fukudome
Tradução Japonês

Takashi Ota
Tradução Japonês

Radoslaw Janeczko
Tradução Polonês

Lukasz Strzygowski
Tradução Polonês

Michal Drobek
Tradução Polonês

Adam Lyjak
Tradução Polonês

Krzysztof Klimonda
Tradução Polonês

Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
Tradução Português do Brasil

Eduardo Belloti
Tradução Português do Brasil

João Rafael Moraes Nicola
Tradução Português do Brasil

Marcelo Gonçalves de Azambuja
Tradução Português do Brasil

Otavio Rodolfo Piske
Tradução Português do Brasil

Pablo N. Hess -- NatuNobilis
Tradução Português do Brasil

Pedro de Medeiros
Tradução Português do Brasil

Ventura Barbeiro
Tradução Português do Brasil

Bruno Ferreira
Tradução Português de Portugal

Gustavo Felisberto
Tradução Português de Portugal

José Costa
Tradução Português de Portugal

Luis Medina
Tradução Português de Portugal

Ricardo Loureiro
Tradução Português de Portugal

Sergey Galkin
Tradução Russo

Sergey Kuleshov
Tradução Russo

Alex Spirin
Tradução Russo

Dmitry Suzdalev
Tradução Russo

Anton Vorovatov
Tradução Russo

Denis Zaletov
Tradução Russo

Lanark
Tradução Espanhol

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhol

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhol

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhol

Guillermo Juarez
Tradução Espanhol

Jesús García Crespo
Tradução Espanhol

Carlos Castillo
Tradução Espanhol

Julio Castillo
Tradução Espanhol

Sergio Gómez
Tradução Espanhol

Aycan Irican
Tradução Turco

Bugra Cakir
Tradução Turco

Cagil Seker
Tradução Turco

Emre Kazdagli
Tradução Turco

Evrim Ulu
Tradução Turco

Gursel Kaynak
Tradução Turco

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.