Gentoo Logo

Notícias Semanais Gentoo (Gentoo Weekly Newsletter): 3 de Fevereiro de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Sumário

KDE 3.1 lançado

Na Terça, o KDE 3.1 foi lançado para a comunidade Linux, estando as ebuilds para o Gentoo disponíveis no mesmo dia. Esta nova versão contém muitas novas funcionalidades e melhoramentos de segurança. Apesar de existirem notícias de alguns problemas, o processo de upgrade parece estar a correr suavemente para maior parte dos utilizadores. A maior queixa até agora parece ter sido o tempo necessário para compilar a nova versão do KDE, com muitos utilizadores a indicarem um aumento significativo do tempo de compilação em comparação com o KDE 3.0.

Lentidão dos mirrors

Um dos efeitos secundários do lançamento do KDE 3.1 foi a lentidão significativa dos mirrors dos distfiles para a maior parte dos utilizadores Gentoo. Adicionalmente, devido à popularidade crescente do Gentoo, a ibiblio (o mirror principal que fornece os distfiles do Gentoo) foi forçado a desviar muito do tráfego do Gnetoo para um servidor secundário de 'alívio'. Apesar de isto ter em certa medida ajudado a distribuir a carga, o número bruto de pedidos relacionados com o Gentoo que estão a entrar estão a chegar ao máximo da capacidade do servidor e a obrigar a que pedidos de HTTP sejam colocados em fila de espera (queued). Isto pode causar lentidão e timeouts durante os emerges e também causou alguns problemas no site Gentoo.org, dado que muitas imagens estão armazenadas na ibiblio.

Está-se a trabalhar para transferir as imagens do website para outro local, o que deverá aliviar muitas das imagens que não têm aparecido ultimamente no www.gentoo.org. Quanto à lentidão geral dos mirrors, os utilizadores são encorajados a encontrar e utilizar o mirror que estiver mais próximo deles e a serem pacientes à medida que a vaga do KDE 3.1 desaparece.

Migrações dos servidores Gentoo

Um dos servidores principais do Gentoo Linux vai ser reformado e, como tal, alguns serviços do Gentoo estão a ser distribuídos para servidores alternativos. O bugs.gentoo.org já foi migrado para o mesmo servidor que aloja o forums.gentoo.org. Outros serviços serão também migrados durante os próximos dias. Durante este processo, os utilizadores podem notar algumas falhas à medida que as alterações aos DNS se propagam pela rede.

Canais de IRC do Gentoo mudam de rede

Qualquer um que tenha participado num dos vários canais de IRC do Gentoo Linux recentemente sabe que a rede corrente de IRC, a freenode, tem tido problemas significativos com netsplits. Por causa disto, o Gentoo Linux vai-se mudar para a rede de IRC OFTC durante os próximos dias. Todos os nomes dos canais ficarão como estão. Os utilizadores apenas devem apontar os seus clientes de IRC para irc.oftc.net em vez de irc.freenode.net.

2.  Segurança Gentoo

Sumário

Novos bugs de relacionados com segurança

Os seguintes bugs relacionados com segurança foram colocados esta semana no Bugzilla:

3.  Programador da Semana

Mark Guertin


Figure 3.1: Mark Guertin

Fig. 1: Mark Guertin aka Gerk

O programador desta semana, Mark Guertin, é o gestor superior (senior) de desenvolvimento para o Gentoo PPC. Ele tem a seu cargo a coordenação da equipa de desenvolvimento PPC e manter as coisas todas juntas, assim como fazer bastante gestão de bugs e testes aos pacotes PPC, num esforço para ter o melhor controlo de qualidade para a arquitectura PPC. Mark começou a usar o Gentoo quando ouviu dizer que exisita um port não-oficial para PPC. Entrando a pés juntos, não demorou muito até começar um canal #gentoo-ppc e construir um site que fornecesse os binários do Gentoo PPC, acabando como programador. Ao lado de 5 máquinas x86 a correr tudo desde o Gentoo até ao Windows XP, Mark tem 7 máquinas PPC (principalmente Gentoo excepto algumas reservas numa versão do Slackware da qual ele fez um port para PPC há muito tempo), incluindo algumas máquinas arcanas de duas, e até quatro processadores, mas a sua mania não acaba aqui: Mark recentemente fez algumas alterações para o yabootconfig, um configurador automático para o boot-manager Yaboot para PPC, permitindo-lhe detectar automaticamente e configurar, e até fazer arranque-triplo ao Mac OS 9, OS X, e Linux, e também já mantém e aloja, há vários anos, as máquinas de construção para o ppckernel.org, um site que constrói binários de kernel a partir de várias árvores de PPC, talhando algumas para configurações específicas de hardware, utilizando um sistema automatizado de construção do kernel (gkb - o construtor de kernel GNU [the GNU kernel builder], escrito por um amigo seu). Mark também escreveu o Xeasyconf, um configurador automático para o X em PPC, escrito especificamente para o Gentoo PPC mas utilizável outras distribuições. Uma das suas aplicações favoritas de momento é o kio-fish, um kio-slave flexível que, dado acesso shell e alguns comandos normais de UNIX, permite-lhe aceder a um sistema de ficheiros remoto como se fosse local.

Um residente de Toronto, ON (Ontario) no Canadá, Mark trabalha como um gestor de TI e programador de base de dados para uma empresa de design/impressão de gráficos durante o dia, e como o programador principal do Cartwise, uma suite de e-commerce B2B com grande sucesso. Quando não está a mexer/inventar alguma coisa, Mark tem um estúdio de gravação computorizado em casa 100% digital, com o qual ele gosta de escrever, interpretar, produzir e fazer engenharia de música.

4.  Ouve-se na Comunidade

Fóruns Web

Arte Gentoo, Alguém? - Faça Os Seus Pedidos...

Começou de um modo bastante inócuo, com apenas um tipo chamado port001 que só queria experimentar alguns efeitos visuais novos. Então ele meteu o carro à frente dos bois e ofereceu a toda a gente a possibilidade de pedir um ícone para a sua aplicação favorita. Após uma semana, o gang de desenhadores já tinha crescido para oito Gentooístas com uma predilecção para botões bonitos, e entre eles, criaram uma das maiores colecções de botões para windowmanagers que andam por aí. E no caso de o seu software ainda não estar representado, pode pedi-lo na mesma thread, ou então pegue no template para o Gimp/Photoshop e faça-o você mesmo. E porquê parar quando começa a fazer sentido: Parabéns para a criação da Agência de Ambiente Gentoo (Gentoo Environment Agency):

Portáteis Manhosos

Quando torna a computação móvel, os utilizadores de Windows são invejados. Não só têm os seus computadores portáteis com um sistema operativo pré-instalado, não: os fabricantes de portáteis também fazem tudo o que estiver em seu poder para que o hardware coincida com o tal sistema operativo. Entretanto, lá na selva, os utilizadores de Linux têm que lançar avisos e dicas em tudo quanto é sítio para prevenir que coisas piores aconteçam durante as suas tentativas de instalação. O último exemplo documentado nos fóruns: gestão de energia no kernel do LiveCD 1.4 que faz coisas muito más aos HP Omnibook...

Algum Scripting de Ebuilds FVM (Faça Você Mesmo)

Em mailing-lists e newsgroups, é raro encontrar pessoas que respondem a threads que estavam silenciosas há meses. Mas nos fóruns, ocasionalmente uma thread apenas precisa de amadurecer durante alguns meses, e então de repente alguém lhe pega, escreve algumas adições, e torna-a muito mais útil. Aqui está um script em perl para construir pacotes que pode sacar e instalar numa máquina menos potente ou replicar através da rede:

Fórum Agora Aloja Bugs

rac lançou um anúncio que causou arrepios na espinha de algumas pessoas que pensaram que o phpBB tinha finalmente revelado algumas falhas terminais. Não tema nada, é apenas o bugs.gentoo.org que agora é alojado na mesma máquina que os fórums. Isto parece a ocasião perfeita para lembrar as pessoas para pesquisarem por ocorrências anteriores do seu próprio problema. E é melhor fazer pesquisas tanto nos fóruns como no sortido particularmente fino de bugs no Gentoo no site-irmão. A não ser que não se importe de se tornar alvo da muito temida thread "Encontre o Duplicado (Spot the Dupe)":

gentoo-dev

Problemas na Portage.

Emiel Kollof escreve: "Porque é que, quando eu faço unmask a um pacote (com um número de versão mais alto do que o "oficial"), usando as ACCEPT_KEYWORDS, a portage faz o downgrade da mesma no próximo emerge -u world para uma versão anterior? Isto é um comportamento muito irritante. Pode de alguma forma ser desligado?". Caleb respondeu com uma solução e J Robert Ray apontou para um patch no bugzilla para acrescentar exactamente essa funcionalidade.

Seguimento: Métodos para gerir ficheiros etc.

Jeff Kowing diz: "Tendo visto o meu nome mencionado nas luzes brilhantes da GWN[...] fiquei inspirado para acrescentar uma funcionalidade de auto-actualização ao etc-update. Funciona gravando as md5sums antes de o utilizador fazer um emerge grande. Depois de um emerge grande, ele utiliza esses md5sums para determinar quais ficheiros de configuração foram modificados pessoalmente. Aqueles que nunca modificou serão automaticamente actualizados." Veja o Bug 14666 no Bugzilla.

Gestão da Portage com Base de Dados.

Ingo Krabbe pergunta se existem planos para que a Portage faça uso de uma base de dados de modo a melhorar a velocidade.

5.  Gentoo Internacional

Sites Gentoo Europeus Não-Oficiais (cont.)

Desde que o Enrico Morelli iniciou a base italiana do Gentoo em 1 de Maio de 2002, tem recebido ajuda de dois amigos. Os três mantêm o único website Gentoo europeu que a GWN conseguiu esquecer a semana passada: gentoo.it... Administrador de sistemas de dia, Enrico colocou o Gentoo em todos os bocados de hardware onde conseguiu meter as mãos no local de trabalho. Não que alguém no seu departamento na Universidade de Florença ficasse surpreendido com isso, dado que ele também foi a pessoa que introduziu o Linux no Centro de Ressonância Magnética, há uns dez anos atrás. Agora todas as coisas e também a banca da cozinha têm o Gentoo instalado, incluindo o servidor de correio do instituto, várias workstations e um cluster Mosix inteiro. O servidor gentoo.it ainda tem os seus três administradores, e parece que eles estão em contacto com mais voluntários, mas infelizemente, o servidor sofre de ligações lentas e condições rígidas para fornecimento de serviços de Internet na sua localização corrente. Se alguém souber de onde o alojar a um preço barato na Itália, se tiver um servidor a mais que possa acomodar um fórum em PHP ou uma mailing-list, ou talvez queira ajudar a comunidade Gentoo italiana através de contribuições ao seu excelente site documentação e alertas de segurança, contacte gentoo-dev@gentoo.it.

6.  Vigia da Portage

Os seguintes pacotes estáveis foram adicionados à portage esta semana

Note: Devido ao lançamento da versão 1.4_final prevista para breve, a árvore da Portage está neste momento congelda. Assim sendo, não foram adicionados pacotes estáveis novos esta semana

Actualizações a pacotes importantes

  • sys-kernel/* - development-sources-2.5.59-r3.ebuild; development-sources-2.5.59-r4.ebuild; development-sources-2.5.59-r5.ebuild; development-sources-2.5.59-r6.ebuild; gs-sources-2.4.21_pre3-r3.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r41.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r42.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r43.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r44.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r45.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r46.ebuild; usermode-sources-2.4.19-r47.ebuild; wolk-sources-4.0_pre9.ebuild;
  • dev-db/mysql - mysql-3.23.55.ebuild;

Novas variáveis USE

  • ethereal - Adiciona suporte para logs em formato ethereal wiretap no kismet
  • usb - Adiciona suporte USB para aplicações que tenham suporte usb adicional (por exemplo, cups)

7.  Bugzilla

Sumário

Estatísticas

A comunidade Gento usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para registar e fazer traçagem de bugs, notificações, sugestões e outras interacções com a equipa de desenvolvimento. Nos últimos 7 dias, a actividade no site resultou em:

  • 287 bugs novos esta semana
  • 1590 bugs no total correntemente marcados como 'novos'
  • 568 bugs no total designados a programadores
  • 52 bugs que estavam fechados e foram reabertos
De momento existem 2210 bugs abertos no bugzilla. Destes: 43 estão marcados como 'bloqueadores' (blocker), 80 estão marcados como 'críticos', e 151 estão marcados como 'importantes' (major).

Classificação de Bugs Fechados

Os programadores e equipas que fecharam mais bugs esta semana são:

Classificação de Bugs Novos

Os programadores e equipas a quem foram designados mais bugs esta semana são:

8.  Truques e Dicas

Alterar o Título do seu Terminal

Uma vez que muitos utilizadores de Gentoo usam frequentemente terminais (xterm, Eterm, etc.), a dica desta semana mostra como torna-los mais úteis através da adição de informação ao título. Podemos adicionar o nome de utilizador, nome da máquina e directoria de trabalho no título do terminal, tornando mais fácil ver onde está o terminal, especialmente se estiver minimizado. Em vez de ter que abrir a janela do terminal, uma olhadela tápira á barra de tarefas basta..

Se usa Bash, adicione o seguinte ao seu ficheiro ~/.bashrc.

Code Listing 1.1: ~/.bashrc

SHORT_HOST=`hostname -s`

if [ "$SHELL" = '/bin/bash' ] || [ "$SHELL" = '/bin/sh' ]
then
    case $TERM in
        rxvt|*term)
        PROMPT_COMMAND='echo -ne "\033]0;${USER}@${SHORT_HOST}: ${PWD}\007"'
        ;;
    esac
fi
				

Se usa Zsh, adicione o seguinte ao seu ficheiro ~/.zshrc. utilizadores de Zsh podem ver a directoria actual se estiverem na prompt, ou ver os comandos se estiver um programa a correr.

Code Listing 1.1: ~/.zshrc

if [ "$SHELL" = '/bin/zsh' ]
then
    case $TERM in
        rxvt|*term)
            precmd() { print -Pn "\e]0;%n@%m - %~\a" }
            preexec () { print -Pn "\e]0;%n@%m - $1\a" }
            ;;
    esac
fi
				

A ideia para a dica desta semana veio a partir dos Forums de Gentoo

9.  Mudanças, Adições e Alterações

Mudanças

Os seguintes programadores deixaram recentemente a equipa Gentoo:

  • nenhum esta semana

Adições

Os seguintes programadores juntaram-se recentemente à equipa Gentoo:

  • Peter Johanson (latexer) -- Wireless e portáteis
  • Jason Shoemaker (kutsuya) -- Python

Alterações

Os seguintes programadores mudaram recentemente de papel no projecto Gentoo:

  • nenhum esta semana

10.  Contribuir para a GWN

Interessado em contribuir para as Notícias Semanais Gentoo (Gentoo Weekly Newsletter)? Envie-nos um e-mail

11.  Feedback à GWN

Por favor envie-nos o seu feedback e ajude a melhorar a GWN.

12.  Outras Línguas

As Notícias Semanais Gentoo também estão disponíveis nas seguintes línguas:



Print

Page updated 3 Fev 2003

Summary: Estas são as Notícias Semanais Gentoo para a semana de 3 de Fevereiro de 2003.

Kurt Lieber
Editor

AJ Armstrong
Contributor

Brice Burgess
Contributor

Yuji Carlos Kosugi
Contributor

Rafael Cordones Marcos
Contributor

David Narayan
Contributor

Ulrich Plate
Contributor

Peter Sharp
Contributor

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandesa

Tom Van Laerhoven
Tradução Holandesa

Roel Adriaans
Tradução Holandesa

Nicolas Ledez
Tradução Francesa

Guillaume Plessis
Tradução Francesa

Eric St-Georges
Tradução Francesa

John Berry
Tradução Francesa

Martin Prieto
Tradução Francesa

Michael Kohl
Tradução Alemã

Steffen Lassahn
Tradução Alemã

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemã

Thomas Raschbacher
Tradução Alemã

Marco Mascherpa
Tradução Italiana

Claudio Merloni
Tradução Italiana

Daniel Ketel
Tradução Japonesa

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonesa

Andy Hunne
Tradução Japonesa

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonesa

Ventura Barbeiro
Tradução Portuguesa (Brasil)

Bruno Ferreira
Tradução Portuguesa (Portugal)

Gustavo Felisberto
Tradução Portuguesa (Portugal)

Ricardo Loureiro
Tradução Portuguesa (Portugal)

Lanark
Tradução Espanhola

Rafael Cordones Marcos
Tradução Espanhola

Julio Castillo
Tradução Espanhola

Sergio Gómez
Tradução Espanhola

Pablo Pita Leira
Tradução Espanhola

Carlos Castillo
Tradução Espanhola

Tirant
Tradução Espanhola

Jaime Freire
Tradução Espanhola

Lucas Sallovitz
Tradução Espanhola

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.