Gentoo Logo

Notícias Semanais Gentoo: 7 de Julho de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Sumário

Adeus e obrigado a todos.

Com esta edição, as Notícias Semanais Gentoo marcam o seu oitavo mês de publicação. Também é marcada a minha "reforma" como editor das Notícias Semanais Gentoo. Apesar de sair da posição de editar a GWN, vou continuar junto do projecto Gnetoo Linux, assistindo com a infraestrutura, relações públicas, e responsabilidades gerais de gestão, assim como a contribuição ocasional de artigos para a GWN. Yuji Carlos Kosugi irá tomar o lugar à frente da GWN, continunado onde eu deixei e melhorando as coisas que virão.

Queria aproveitar esta oportunidade para agradecer aos nossos leitores pelo seu apoio, feedback, e contribuições ao longo dos últimos oito meses. Neste curto espaço de tempo, a GWN cresceu de apenas uma ideia para um dos aspectos mais populares do Gentoo Linux. A mailing-list gentoo-gwn tem mais de 5500 subscritores e as páginas web contam-se entre as mais visitadas no nosso site. Nada disto teria sido possível sem o vosso apoio. Portanto, apesar de estar triste por estar a deixar um cargo tão maravilhoso, estou contente por o mesmo estar a ser entregue a alguém que lhe pode dedicar mais tempo e esforço do que eu fui capaz de fazer. Dito isto, por favor acompanhem-me a dar as boas-vindas a Yuji como o editor das Notícias Semanais Gentoo.

-- Kurt Lieber

Gentoo a aparecer no Windows com Cygwin

Estamos muito satisfeitos ao anunciar a criação do projecto gentoo-cygwin, que permitirá aos utilizadores tomar partido da Portage e de outras potencialidades da plataforma Gentoo em Windows utilizando Cygwin. Ao dar seguimento a projectos como o Metapkg e este, o nosso objectivo é aumentar as escolhas disponíveis aos utilizadores, apresentando a possibilidade de escolherem plataformas adicionais e fazerem do Gentoo uma opção para utilizadores de sistemas operativos diferentes.

Estamos de momento a preparar a nossa infraestrutura (mailing-lists, site do projecto, etc.) para este projecto. Notícias sobre desenvolvimentos posteriores serão lançadas na página de notícias Gentoo assim como em edições futuras da GWN.

Marca atingida (milestone) no projecto herds

O projecto herds, que aponta para o desenvolvimento de uma infraestrutura para ajudar a gerir o número crescente de ebuilds, chegou a um marco com a finalização de um DTD para o ficheiro metadata.xsml que contém informações extra sobre um dado ebuild. Utilizadores: precisamos de descrições longas para os pacotes, e boas sugestões são bem-vindas no Bugzilla.

Alterações à infraestrutura

Durante a semana passada, o forums.gentoo.org, bugs.gentoo.org, cvs.gentoo.org, e dev.gentoo.org tiveram algum downtime, à medida que foram sendo migrados para novas máquinas ou melhorados. Apesar de algumas destas alterações serem necessárias por causa de se ter que devolver hardware emprestado, foram feitos vários melhoramentos: os servidores de forums e bugs estão em hardware muito melhor que deverá ser muito mais escalável do que antes, e o dev.gentoo.org e o cvs.gentoo.org, que disponibilizam e-mail à equipa de desenvolvimento, directorias públicas de html, e CVS, já não estão todos na mesma máquina.

Controvérsia sobre conteúdo inapropriado nos ebuilds

Um bug lançado por um utilizador que encontrou conteúdo inapropriado no ebuild x11-themes/windowmaker-themes ebuild deu azo a um longo debate entre programadores sobre o que deveria ser feito, e as soluções propostas foram muitas. Aqueles que defendiam a escolha queriam que o ebuild ficasse como está, ou concediam que seria uma má ideia instalar conteúdo inapropriado por defeito e sugeriram a utilização de uma USE flag local. Outros defendiam que o Gentoo deve distribuir software, e não conteúdo, e remover completamente os temas (themes) da Portage. No final, os temas ofensivos foram removidos do ebuild; alguns deram voz a procupações de que seria mau modificar um "upstream package", mas ao fim e ao cabo esta era apenas uma colecção de temas juntos num pacote e colocados na Portage.

A GWN está à procura de contributores adicionais

As Notícias Semanais Gentoo estão à procura de alguém para tomar conta da secção do Programador da Semana, assim como alguns contributores adicionais para dar mais profundidade à equipa de modo a não termos secções a falhar tantas vezes. Os candidatos deverão ter uma compreensão sólida do inglês escrito; diga-nos alguma coisa em gwn-feedback@gentoo.org se estiver interessado. Além disso, não há necessidade de nos mandarem um currículo, quando dizermos "diga-nos alguma coisa", dizê-mo-lo literalmente.

2.  Segurança Gentoo

Sumário

GLSA: phpbb

O sistema de forums phpbb contem uma vulnerabilidade de injecção de SQL que pode permitir a atacantes remotos aceder as passwords encriptadas.

  • Severidade: Alta - Vulnerabilidade de segurança remota.
  • Pacotes Afectados: net-www/phpbb anteriores ao phpbb-2.0.5
  • Rectificação: Sincronizar e emerge phpbb, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: gnocatan

O jogo gnocatan contem vários buffer overflows que podem ser usados para correr código arbitrário no servidor.

  • Severidade: High - Execução remota de código arbitrário.
  • Pacotes Afectados: app-games/gnocatan anteriores ao gnocatan-0.7.1-r3
  • Rectificação: Sincronizar e emerge gnocatan, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: mikmod

O MOD-player mikmod pode ser alvo da execução de código arbitrário através de um buffer overflow.

  • Severidade: Alta - Execução de código arbitrário.
  • Pacotes Afectados: media-sound/mikmod anterior a mikmod-3.1.6a
  • Rectificação: Sincronizar e emerge mikmod, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: noweb

A ferramenta de programação noweb contêm várias vulnerabilidades, cria ficheiros temporários inseguros, que podem ser alterados por outros utilizadores locais.

  • Severidade: Moderada - Vulnerabilidade num ficheiro local.
  • Pacotes Afectados: app-text/noweb anterior a noweb-2.9-r3
  • Rectificação: Sincronizar e emerge noweb, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

GLSA: tcptraceroute

O analisador de redes tcptraceroute não faz o "drop" de pervilégios depois de obter um "file descriptor". Isto pode permitir a utilizadores locais obter acesso a esse "file descriptor" através de outra falha no tcptraceroute.

  • Severidade: Moderada - Vulnerabilidade em um "file descriptor" local.
  • Pacotes Afectados: net-analyzer/tcptraceroute anterior a tcptraceroute-1.4-r1
  • Rectificação: Sincronizar e emerge tcptraceroute, emerge clean.
  • Anúncio GLSA

3.  Histórias sobre utilizadores

Novidades dos utilizadores com cromossomas XX


Figure 3.1: loothi e o amado portátil dela

Fig. 1: Lucy Newman aka loothi

Ok, o utilizador em destaque desta semana é realmente especial. Não por utilizar o Gentoo para dominar o mundo. Mas, cuidado, meus companheiros geeks, "ele" nem sequer é um "ele". Sim, é verdade, existem por aí utilizadores Gentoo do sexo feminino! ;) E esta semana, introduzimos uma delas: Lucy aka loothi.

Alguma informação pessoal

loothi, de 27 anos, é originária de Londres e está de momento a trabalhar como web-developer em Sydney, na Austrália. Mas como ela gosta de passear pelo mundo com o seu portáteil, ela já está a caminho da Holanda para passar lá um ano a trabalhar. Lucky gosta de kung-fu de Perl, aventuras do estilo "Indiana Jones" em países estrangeiros, e de tocar o banjo. As aplicações favortias dela incluem o window maker, um browser derivado do geck (ela muda constantemente de ideia sobre qual usar), vim, xine, xmms, gnome-terminal (porque ela gosta dos links clicáveis, mutt e gnupg.

Porquê o Gentoo Linux

Ninguém consegue explicar porque é que ela escolheu o Gentoo Linux melhor do que a própria Lucy: "O portátil é o meu fio condutor, tem que preencher razoavaelmente todas as necessidades de computação, comunicação, e desenvolvimento. Preciso de poder actualizar rapidamente as bibliotecas e aplicações de modo a manter-me actualizada com a segurança, patches, e novos lançamentos, e foi por isso que o Gentoo me apelou." Este raciocínio deve soar bastante familiar a muitos de nós!

O passado, presente, e futuro

Lucy era uma fã de Debian há bastante tempo, mas a ideia de um sistema operativo afinado em detalhe com um sistema de ports similar aos *BSD realmente apelou a ela e então ela finalmente decidiu instalar Gentoo no portátil.

Até agora loothi não se arrependeu desta decisão, apesar de decobrir que o processo de instalação é bastante doloroso, especialmente porque ela teve que o fazer sem uma ligação de rede. Portanto, ela não recomenda esta forma de instalar o Gentoo Linux aos que não sejam profundamente masoquistas. Mas áparte disso, ela acha que fez a decisão correcta e está a aprender mais com cada dia que utiliza o Gentoo. Lucy está mesmo muito contente com a Portage por causa da sua maneira indolor de instalar software e da gestão automática de dependências.

No futuro ela gostaria de ter outra instalação do Gentoo numa máquina a mais para ver como é que o Gentoo compete como servidor. Se se sair bem, Lucy vai usá-lo como servidor de produção e começar a utilizá-lo nos locais onde trabalha.

Desejos

O que a Lucy adorava ver era um pequeno livro de bolso como o do FreeBSD porque acha que a documentação está um pouco fragmentada e não é grande fã de fórums. Mais alguma coisa? Sim, claro, uma T-shirt Gentoo em preto seria óptimo! As brancas sujam-se muito depressa... ;)

4.  Programador da Semana

Dylan Carlson, aka absinthe


Figure 4.1: Dylan Carlson, aka absinthe

Fig. 1: Dylan Carlson, aka absinthe

Dylan Carlson é o homem principal da equipa de Java, e como tal, toma conta de todas as coisas que tenham a ver com Java, e gasta o seu tempo a pensar em novas maneiras de estragar coisas, a fechar bugs para o que ele já estragou, e a gozar com o seu colega programadorTodd Berman(/joke). Recrutado por Seemant Kulleen após ter reparado nas suas contribuições para o Bugzilla e o interesse em fazer ports de coisas de BSD para o Gentoo, ele planeia voltar o esforço BSD breavemente. Antes do gentoo, a maior parte do trabalho de Dylan era no FreeBSD; ele ainda divide o seu tempo entre o Gentoo e o FreeBSD, e ocasionalmente contribui com pequenas correcções para as aplicações que usa. Ele escrever um descodificador METAR (para dados metereológicos do NOAA), e uma aplicação de helpdesk/traçagem de defeitos chamada Coalesce. Ele planeira lançar no outono uma Citadel BBS baseada em java; também está a considerar escrever um cliente GUI para o Bugzilla.

As suas aplicações favoritas incluem o jEdit, distcc/ccache, e bogofilter; ele corre-as dentro do Fluxbox juntamente com o Idesk, KDE 3.x e OpenOffice. Ele usa o Kmail na consola e o Mutt a partir de uma shell. Recentemente, ele construiu a sua primeira firewall Gentoo Linux usando a Shorewall, e pretende colocar o projecto Hardened do Method em teste.

Dylan vive em Roxbury, Connecticut, e tem estado a trabalhar em TI e gestão de TI nos últimos 13 anos. Presentemente, ele está a fazer construção de data-centers e administração de sistemas; o seu eventual objectivo é fazer desenvolvimento de software a tempo inteiro, de preferência sem ser também um gestor. Ele gosta de viajar quando tem dinheiro, e ir a pé/boleia quando não tem. Quando o estado de espírito o atinge, ele escreve ficção horrível numa máquina de escrever Underwood de 1924. Ele também corta a relva.

"And a thousand slimy things lived on; and so did I." [E um milhar de coisas viscosas sobreviveram; e eu também] - Samuel Taylor Coleridge

5.  Fórums Web

Servidor em Baixo Outra Vez a Funcionar

Após uma migração com sucesso na Quinta para hardware novo e melhor, Sexta-feira viu-se a demolição absoluta e total do disco rígido dos Fórums e do Bugzilla, causando uma interrupção de ambos os serviços durante várias horas. Está tudo novamente a funcionar agora, claro, mas para os que estiverem à procura de uma explicação de como pode isto acontecer, porque não olhar de vez em quando para as estatísticas do Fórum? Com 22,000 utilizadores, com picos de quase 250 sessões concorrentes, com 400,000 posts em 1.5 GB de base de dados, a carga no hardware do servidor do Fórum torna-se bastante compreensível:

Instalador Gráfico: Quase Pronto...

Tradicionalmente entre os pedidos mais frequentes (e às vezes entre as queixas mais amargas) está a falta de um instalador gráfico e semi-automático no Gentoo. Apesar da maior parte dos Gentooístas certamente não precisam dele, certamente ter um não poderá fazer mal. Nathaniel McCallum escreveu um script que tem estado a evoluir bastante bem desde a primeira versão, e o seu website e a thread no Fórum de quase oito páginas são certamente prova de que existe uma aduência para este tipo de coisa:

Erros Eclass

Pouco após a publicação da nossa última edição da GWN, um fenómeno seriamente estranho causou um sururu enorme nos Fórums. Uma falha na árvore da Portage que se foi propagando lentamente pelos mirrors causou centenas de errors "eclass 'foo' in 'foo' does not exist!" que passavam em frente aos utilizadores horrificados no seu próximo rsync. Este problema, traçado até a uma falha no servidor principal de rsync possivelmente causada pela migração do CVS, continuou a ocorrer em menor grau durante o resto da semana porque a correcção levou algum tempo a propagar-se pelos mirrors todos, mas foi resolvida graças à expediência de robbat2, peitolm, avenj, e klieber, e esperemos que não volte a acontecer. Não para ser tomada de ânimo leve, mas é interessante ver a propagação do erro pela superfície global, saltando os continentes um a um:

6.  Gentoo Internacional

Gentoo Brasil

Já está online há alguns meses, mas esquecemo-nos de vos dizer... Antes tarde do que nunca: Marcos Roberto S. Vieira e Otavio Rodolfo Piske, dois estudantes de CIS do Rio Grande del Sul e Santa Catarina começaram o Gentoo Brazil há três meses, com o objectivo de providenciar todos os serviços que temos vindo a esperar do número crescente de websites Gentoo regionais, documentação, truques e dicas, serviços dos utilizadores, tudo na própria língua que muitos dizem ainda ter uma forte semelhança ao Português genuíno... O grupo de utilizadores Gentoo Linux Brasil foi criado em Março de 2003, e o seu foco em promover o Gentoo junto dos utilizadores de Linux brasileiros não é uma tarefa fácil num país que tem a sua própria distribuição, a Conectiva. Marcos e Otavio ambos começaram como utilizadores da Conectiva por volta de 1997/98, também, mas mudaram para o Gentoo ao longo do ano passado, acrescentando-se também ao forte grupo de pessoas ocupadas a traduzir a documentação Gentoo e as notícias para Português Brasileiro (ao oposto do Português de Portugal). O sucesso deles, já agora, levou a que os antigos mestres coloniais na Europa começassem a pensar em criar o próprio site. Se lhes quiser dar uma mão, junte-se aos Gentooístas de Português de Portugal nesta thread do Fórum.

Loja de Computadores e Café Internet na Austrália a Correr Sobre Gentoo

A prova de que Lá Em Baixo se pode estar por vezes no topo das coisas: Michael Vale informa-nos que no dia 30 de Junho ele abriu as portas da sua loja de computadores em Bendigo/Victoria, um estabelecimento sete-dias-por-semana que vai pelo nome de ZING! Computing. Entre a verda e reparação de computadores, eles oferecem acesso à Internet para browsing e jogos-online a quem quiser entrar. E claro que têm o próprio servidor de rsync local: "As maravilhas de trabalhar com o Gentoo supreenderam-me. A liberdade e potencial que oferece não tem rival. Devido a ser bastante directo, permitiu-me fazer muitas coisas com fabilidade que normalmente levariam muito mais tempo com qualquer outra distribuição", disse Michael, que está no processo de configura uma mão-cheia de "thin clients" 386 para o seu Internet Café, em adição aos 4 AMD Athlon 2.0 com motherboards Soltek nForce2 e alguns PCs com placas gráficas Geforce4 TI adicionais. É difícil não reparar na loja se por acaso se encontrar em Bendigo, Victoria. É a que diz "Powered by Gentoo Linux" em 374 Hargreaves Street...

Alemanha: Venha Ver o Gentoo no LinuxTag 2003

O maior evento anual na Europa de Linux e Open Source, o LinuxTag 2003 alemão vai ser feito esta semana, entre 10 a 13 de Julho no Centro de Conferências em Karlsruhe. Suficientemente perto à fronteira francesa para atraír muitos visitantes de fora da Alemanha, o evento deste ano deita uma luz forte sobre a cobiçada linha de discussão "Linux na administração pública", com um dia inteiro de conferências patrocinado pelo Ministério Federal do Interior da Alemanha, conhecido pelo seu papel activo em aplicar soluções de software open-source em escritórios do governo. Todos os que vão estar presentes, incluindo - claro - um número de activistas a tratar do balcão Gentoo no espaço de exibição do LinuxTag. O pré-registo dá-lhe um bilhete grátis para o espaço de exibição e para a maior parte dos discursos e seminários (excluindo a conferência de Linux do Governo, essa custa 175 EUR, se faz favor). Conhecer outros utilizadores Gentoo será facil dado que terão uma tendência para andar de volta do balcão Gentoo, mas se quiser anunciar a sua chegada, esta thread do Fórum é o local ideal para coordenar encontros de utilizadores Gentoo no LinuxTag.

7.  Vigía da Portage

Os seguintes pacotes importantes foram actualizados ou adicionados à Portage nas últimas 2 semanas

Os seguintes pacotes estáveis foram adicionados ou actualizados à portage nas últimas 2 semanas

Número total de categorias: 86 (Nenhuma categoria adicionada na última semana)

Número total de pacotes: 4448 (30 pacotes adicionados na semana passada)

8.  Bugzilla

Devido a dificuldades técnicas com o servidor do bugs.gentoo.org na sexta feira, as estatísticas sobre bugs não estarão disponíveis esta semana. Para a semana a GWN irá incluir estatísticas das 2 semanas anteriores.

9.  Truques e Dicas

Matando Processos

Esta semana vamos mostrar alguns métodos interessantes para matar processos. Que nunca seja dito outra vez que não consegue matar um processo! O primeiro método é aquele velho e chato que a maior parte das pessoas possívelmente usa. Usar o comando ps aux e ver na lista de processos qual é o PID do processo para o qual se quer efectuar o comando kill . Que Tédio!

Alternativamente, tente usar o comando killall que vai automáticamente matar um programa através do seu nome

Code Listing 9.1

  # killall mozilla-bin

Mas e quando só se sabe uma parte do nome? Bem, pode combinar ps com grep, kill e awk para produzir aldo deste tipo.

Code Listing 9.2

  # ps aux | grep mozilla | awk '{print $2}' | xargs kill

Mas há uma maneira muito mais simples. Usar o comando pkill e o pgrep. Estes comandos fazem parte do pacote sys-apps/procps e foram feitos para procurar (ou matar) processos que estejam a correr. Portanto o comando anterior pode ser substituido pelo seguinte:

Code Listing 9.3

  # pkill mozilla

Note: Para listar od PIDs em vez de os matar, use o comando pgrep.

Finalmente, e se tivermos um processo a bloquear o /dev/dsp, ou outro dicheiro/socket? Podemos usar o comando fuser, que mostra os PIDs dos processos que estão a usar um determinado ficheiro ou sistema de ficheiros. Ou use o parâmetro -k , e poderá matar facilmente estes processos:

Code Listing 9.4

  # fuser -k

10.  Frase/Assinaturada semana

Esta semana temos outra frase acerca de XML; parece que brincar com XML é tão popular como o próprio XML! O membro da equipa de desenvolvimento de Gentoo Phillip Cockrell disse: "XML is like the community bicycle ... everybody needs to have a ride."

11.  Alterações, Adições e Abandonos

Abandonos

Os seguintes programadores recentemente abandonaram a equipa do Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

Adições

Os seguintes programadores recentemente juntaram-se à equipa do Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

Alterações

Os seguintes programadores recentemente mudaram de tarefas na equipa do Gentoo Linux:

  • nenhum esta semana

12.  Contribua para a GWN (Notícias Semanais Gentoo)

Interessado em contribuir para as Notícias Semanais Gentoo? Envie um email.

13.  Feedback GWN

Por favor envie-nos o seu feedback e ajude a tornar a GWN ainda melhor.

14.  Informação acerca da subscrição da GWN

Para subscrever as Notícias Semanais de Gentoo (GWN), envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar a subscrição das Notícias Semanais de Gentoo, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do endereço de email que deseja remover da subscrição.

15.  Outras Línguas

As Notícias Semanais Gentoo estão disponíveis nas seguintes línguas:



Print

Page updated 7 de Julho de 2003

Summary: Estas são as Notícias Semanais Gentoo para a semana de 7 de Julho de 2003.

Yuji Carlos Kosugi
Editor

AJ Armstrong
Contributor

Michael Kohl
Contributor

Kurt Lieber
Contributor

Rafael Cordones Marcos
Contributor

David Narayan
Contributor

Gerald J Normandin Jr.
Contributor

Ulrich Plate
Contributor

Peter Sharp
Contributor

Kim Tingkaer
Contributor

Mathy Vanvoorden
Tradução Holandesa

Hendrik Eeckhaut
Tradução Holandesa

Jorn Eilander
Tradução Holandesa

Bernard Kerckenaere
Tradução Holandesa

Peter ter Borg
Tradução Holandesa

Jochen Maes
Tradução Holandesa

Roderick Goessen
Tradução Holandesa

Gerard van den Berg
Tradução Holandesa

Matthieu Montaudouin
Tradução Francesa

Martin Prieto
Tradução Francesa

Antoine Raillon
Tradução Francesa

Sebastien Cevey
Tradução Francesa

Jean-Christophe Choisy
Tradução Francesa

Steffen Lassahn
Tradução Alemã

Matthias F. Brandstetter
Tradução Alemã

Thomas Raschbacher
Tradução Alemã

Klaus-J. Wolf
Tradução Alemã

Marco Mascherpa
Tradução Italiana

Claudio Merloni
Tradução Italiana

Christian Apolloni
Tradução Italiana

Stefano Lucidi
Tradução Italiana

Yoshiaki Hagihara
Tradução Japonesa

Yuji Carlos Kosugi
Tradução Japonesa

Yasunori Fukudome
Tradução Japonesa

Takashi Ota
Tradução Japonesa

Radoslaw Janeczko
Tradução Polaca

Lukasz Strzygowski
Tradução Polaca

Micha\217\252\312~B Drobek
Tradução Polaca

Adam Lyjak
Tradução Polaca

Krzysztof Klimonda
Tradução Polaca

Ventura Barbeiro
Tradução Portuguesa (Brasil)

Atila
Tradução Portuguesa (Brasil)

Pablo Nehab-Hess
Tradução Portuguesa (Brasil)

Joao Rafael
Tradução Portuguesa (Brasil)

Dudu
Tradução Portuguesa (Brasil)

Ricardo Nogueira
Tradução Portuguesa (Brasil)

Bruno Ferreira
Tradução Portuguesa (Portugal)

Gustavo Felisberto
Tradução Portuguesa (Portugal)

José Costa
Tradução Portuguesa (Portugal)

Luis Medina
Tradução Portuguesa (Portugal)

Ricardo Loureiro
Tradução Portuguesa (Portugal)

Sergey Kuleshov
Tradução Russa

Dmitry Suzdalev
Tradução Russa

Anton Vorovatov
Tradução Russa

Lanark
Tradução Espanhola

Fernando J. Pereda
Tradução Espanhola

Lluis Peinado Cifuentes
Tradução Espanhola

Zephryn Xirdal T
Tradução Espanhola

Guillermo Juarez
Tradução Espanhola

Jesús García Crespo
Tradução Espanhola

Carlos Castillo
Tradução Espanhola

Julio Castillo
Tradução Espanhola

Sergio Gómez
Tradução Espanhola

Aycan Irican
Tradução Turca

Bugra Cakir
Tradução Turca

Cagil Seker
Tradução Turca

Emre Kazdagli
Tradução Turca

Evrim Ulu
Tradução Turca

Gursel Kaynak
Tradução Turca

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.