Gentoo Logo

Notícias Semanais Gentoo (Gentoo Weekly Newsletter): 21 de Julho de 2003

Content:

1.  Notícias Gentoo

Sumário

Gentoo Linux 1.4 vai ser lançado na LinuxWorld Expo

O Gentoo Linux 1.4 vai ser lançado oficialmente na LinuxWorld Expo '03 em São Francisco, Califórnia (5-7 de Agosto). A equipa do Gentoo Linux vai estar na feira no pavilhão .org, no balcão nº1. Por favor façam planos de aparecer por lá, conversar, e levar o vosso build do Gentoo Linux 1.4 de graça :)

Gentoo Linux 1.4 disponível para pré-encomenda

A nossa nova Loja Gentoo está agora online em http://store.gentoo.org, e estamos a aceitar pré-encomendas para o Gentoo Linux 1.4 para x86, i686, Pentium III, Pentium 4 e Athlon XP, com outras arquitecturas a aparecerem em breve. Cada conjunto de 2 CDs permite instalar o Gentoo sem a necessidade de uma ligação à Internet, contém uma grande selecção de pacotes pré-construídos (Xfree86, KDE, GNOME e muitos mais,) e inclui instruções de instalação impressas. O Gentoo Linux 1.4 vai ser oficialmente lançado (e começar a ser enviado) no dia 5 de Agosto de 2003.

Posições em aberto no projecto Gentoo Linux

Equipa de Infraestrutura Gentoo

A Equipa de Infraestrutura Gentoo está de momento à procura de voluntários para os seguintes cargos:

  • administrador de qmail/ezmlm-idx Esta pessoa deve ter bons conhecimentos na administração do qmail e idealmente, também em administração do emzlm-idx. Este cargo não requer grandes quantidades de tempo, mas requer vários pedaços de tempo disponível durante uma semana típica. Os voluntários deverão esperar perder certa de 10-20 minutos todos os dias ou 20-30 minutos cada 2-3 dias geringo várias tarefas de administração de correio.
  • arquitecto/administrador de cfengine Esta pessoa deverá ter bons conhecimentos em implementar e administrar o cfengine, uma linguagem/ferramenta de alto nível usada para administração de sistemas.

Se estiver interessado num destes cargos, por favor envie um email para Kurt Lieber.

OpenAFS

O projecto Gentoo Linux está à procura de programadores para manter o pacote OpenAFS. Por favor envie um e-mail para recruiters@gentoo.org se estiver interessado.

Introduzindo o projecto Gentoo Server

Esta semana gostaríamos de introduzir o projecto Gentoo Server, um esforço comunitário iniciado por utilizadores que sentiram a necessidade de uma base sólida de documentação para a utilização e administração do Gentoo Linux num ambiente de produção. O seu novo Wiki já contém muita informação útil contribuída por frequentadores habituais da mailing-list gentoo-sysadmin@gentoo.org e do canal de IRC #gentoo-server em irc.freenode.net, mas está à procura de mais contributores para ajudar a tornar o projecto num guia "one-stop" para servir com o Gentoo. Definitivamente um óptimo local onde ir se tiver uma questão relacionada com servidores, ou se teve uma epifania de redes que gostaria de partilhar com os nossos colegas Gentoo.

Bytemark Hosting começa a oferecer o Gentoo Linux

Bytemark Hosting, um fornecedor de soluções de alojamento virtual baseadas em UML(User-Mode Linux (Linux Modo Utilizador)), começou agora a oferecer o Gentoo Linux como opção de distribuição para utilizadores novos e existentes. Também doaram um alojamento de 256MB para o projecto Gentoo, que está agora a alojar um mirror Europei do website principal, e estão a continuar a oferecer um desconto de 10% a autores de software open-source.

2.  Segurança Gentoo

GLSAs

Note: Não houveram anúncios de segurança esta semana.

Problemas de Segurança colocados no BugZilla

Os seguintes problemas foram anunciados esta semana:

3.  Historias de Utilizadores

Historias de Utilizadores irá voltar na próxima semana. Lembrem-se de nos enviar as suas bizarras, hilariantes ou inacreditáveis histórias sobre Gentoo para que possam ser contadas aqui!

4.  Programador da Semana

Kurt Lieber


Figure 4.1: Kurt Lieber

Fig. 1: Kurt Lieber

Esta semana, estamos particularmente contentes por apresentar Kurt Lieber. Kurt recentemente deixou a responsabilidade pelas Notícias Semanais Gentoo, nas quais ele serviou como editor inaugural, iniciando o projecto com um post nos fórums. A GWN cresceu até um dos recursos mais úteis e populares para a comunidade Gentoo, em grande parte graças à visão inicial de Kurt.

Kurt começou a trabalhar com o Gentoo servingo como moderador dos fórums que estavam a aparecer. A sua eficiência lá fez com que o seu papel crescesse até responsabilidade pela infraestrutura Gentoo. Kurt e a sua equipa trabalham incansavelmente (e, demasiadas vezes, sem agradecimentos) mantendo a rede de servidores e mirrors que uma distribuição tão intensiva em descarregamentos como o Gentoo exige para ter sucesso. Este feito é uma fonte de orgulho para Kurt. Nas suas próprias palavras, "estou orgulhoso da equipa que lentamente fomos juntando para trabalhar em assuntos de infraestrutura. Ainda é trabalho em progresso, mas temos uma equipa de profissionais comprometidos e motivados que fazem um trabalho espectacular de me dar bom aspecto." Este feito é ainda mais notável se nos lembrarmos que não existe um orçamento para uma infraestrutura e que a equipa precisa de alguma forma manter um sistema a nível empresarial utilizando computadores doados e material oferecido.

Em Junho, Kurt esteve entre os nomeados para formar a Nova estrutura de gestão Gentoo . Kurt será um dos seis gestores de nível superior, tomando responsabilidade pela gestão estratégia do portage e pelos esforços de Relações Públicas do Gentoo, assim como o seu papel contínuo em gerir a infraestrutura Gentoo. Kurt também servirá como uma reserva para gestão de relações entre programadores. Kurt deu algum tempo para comentar na nova estrutura de gestão para nós:

"O meu objectivo pessoal é um que eu penso partilhar com o resto da equipa, é encontrar o nível mínimo de gestão necessário para fazer este projecto andar eficientemente. Não sou grande fã de estruturas complexas, regras sobre-onerosas e quilos e quilos de burocracia. Dito isto, aprecio e reconheço que uma certa quantidade de estrutura é necessária para dirigir com eficiência um projecto do tamanho do nosso."

Apesar de ter contribuído correcções para vários projectos OSS, o Gentoo foi o primeiro papel principal de Kurt num projecto significativo. As suas aplicações favoritas reflectem o seu passado como administrador de sistemas: screen, irssi, cfengine e nagios. Ele usa o KDE como Gestor de Janelas e o venerável mutt para o correio. Um retoque irónico no seu sentido de humor foi demonstrado na sua frase favorita que ele nos ofereceu:

  • Regra nº1 de Administração de Sistemas Linux: "Há sempre mais do que uma forma de executar a mesma tarefa."
  • Corolário à regra nº1: "Há sempre alguém que pensa que a tua maneira está errada."

Kurt vive na cidade de Nova Iorque, trabalhando para uma instituição financeira da Fortune 500. Ele gosta de mexer em carros antigos e tem especial prazer no seu restaurado GMC Suburban de 1972.

5.  Ouvido em comunidade

Web Forums

Lançamento do 1.4 na LinuxWorld

Os lançamentos não tem grande importancia na filosofia de Gentoo mas tem algumas alterações que diferem a versão do lançamento, mais importante é o Gentoo Reference Platform (GRP) packages e o LiveCD. Ainda muita gente fora da realidade de Gentoo Linux continua a ter atenção aos números, ainda assim, é necessário lembrar o processo e colocar provas numericas. Os utilizadores de Gentoo tem garantido o anuncio do Gentoo 1.4 para ser lançado a tempo da LinuxWorld em San Francisco dia 5 de Agosto com um debate nos Forums, com algumas coisas irrelevantes e açucarado com provas irrelevantes, porem engraçadas, sobre a termodinâmica do inferno.

gentoo-user

Quando as USE Flags não funcionam

Muitos de nós que correm Gentoo nos nossos servidores principais usam Gentoo's USE Flags para dizer ao Portage para não instalar nada de modo grafico. Loopingz, um utilizador de PHP em linha de comandos ficou curioso porque mesmo com "-qt" USE flag, PHP ainda requeria QT. Robin Johnson, o maintainer do PHP ebuild envolveu-se e explicou para toda a gente. Link aqui.

Ficar mais envolvido no desenvolvimento de Gentoo

Com vontade de contribuir ou ficar mais envolvido com o prejecto Gentoo? O utilizador sdesseaux ficou. Quando deparava para as maneiras de contribuir, ele, reparou que o procedimento de instalação de Gentoo podia ser grande e complicado para aqueles que são novos em Linux. Ele propos um projecto para criar um instalador gráfico e deparou com algum feedback no mesmo projecto. Rapidamente, outros utilizadores com alguns projectos similares como o Gentoo Linux Install Script Projecto e ferramente chamada InGen, que está disponivel no servidor de CVS de Gentoo sobre gentoo/users/luke-jr/ingen/. Link aqui.

gentoo-dev

Um bocadinho interessante de bash

Aron Griffis fez um post chamado fantastic bit of bash que contem uma lista de todas as variáveis definidas num script.

6.  Gentoo Internacional

NYFIX Coloca Gentoo no Desktop!

Aberdeen Group, uma firma baseada em Boston de analise de mercado e consultoria, verificaram na semana passada que um fornecedor de comercio electronico e acções NYFIX, começou a transacionar os seus sistemas de Windows para Linux, como razões um pouco inaceitáveis no seu negócio: Segundo o consultor da Aberdeen Bill Claybrook eles estavam cansados dos tempos mortos em que tinham de aplicar patches em sistemas Windows... Agora os servidores que custumavam correr Windows ou Solaris vão ser baseados em distribuições de Linux mais conservativas mas as desktops para comerciantes vão correr Gentoo Linux. Pode ler o artigo completo em Claybrook's blog, e juntar-se àdiscusão nos Forums.

Gentoo capa de revista Italiana

"Gentoo GNU/Linux - The Power of Optimization" é o titulo de um artigo escrito por Gentoo devs lu_zero e brain aka Luca Barbato e Michele Balistreli que apareceram este mês na revista Linux & C (edição #33). O artigo de sete páginas dá uma ideia do que Gentoo representa e para quem foi desenhado, eles ainda descrevem o processo de instalação do LiveCD detalhadamente com alguns truques e dicas sobre a configuração e aproximando-se mais propriamente como desejo de alguns utilizadores -- divertirem-se. Bom divertimento na realidade, vejam Linux & C.'s website para detalhes tais como comprar uma copia da revista que contem quatro CDs, no qual, dois deles contem Gentoo 1.4_rc4 e muitos pacotes adicionais para Gentoo.

Austria: Comunidade de Viena de Gentoo com o proximo encontro dia 5 de Agosto

E o vagão do comboio continua. Mais uma vez os utilizadores de Gentoo de Viena decidiram mudar de localização no próximo encontro marcado para ter lugar em 5 de Agosto. A conheçida costureira em Viena Hooters será possivelmente uma distração similar à que os loucos que tiveram na festa comunista Austriaca que teve o primeiro encontro ainda este ano (veja a GWN) assim sendo alguns dos organizadores esperam mesmo grande motivação para as pessoas voltarem se lhes for prometido varias bellybuttons femininas sobre os seus ecrãs de laptops... Coordenação está ainda numa thread dos forums neste URL.

7.  Vigia do Portage

Vigia do Portage está num hiato esta semana, mas voltará na próxima semana com os pacotes actualizados desta semana e da próxima.

8.  Bugzilla

Sumário

Estatísticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para registar e fazer traçagem de bugs, notificações, sugestões e outras interacções com a equipa de desenvolvimento. Entre 11 de Julho de 2003 e 17 de Julho de 2003, a actividade no site resultou em:

  • 373 bugs novos durante este período (menos 51 que na edição anterior)
  • 338 bugs fechados ou resolvidos durante este período (menos 403 que na edição anterior)
  • 1 bug anteriormente fechado foi reaberto durante este período (menos 9 que na edição anterior)

Dos 3273 bugs que estão abertos: 66 estão marcados como 'bloqueadores' (blocker), 134 estão marcados como 'críticos', e 266 estão marcados como 'importantes' (major).

Closed Bug Rankings

The developers and teams who have closed the most bugs during this period are:

Classificação de bugs fechados

Os programadores e equipas que fecharam mais bugs esta semana são:

Classificação de bugs novos

Os programadores e equipas a quem foram designados mais bugs esta semana são:

9.  Truques e Dicas

Aceder à rede Kazaa sem Wine

A dica desta semana mostra como usar o giFT para aceder à rede Kazaa sem necessitar de usar o WINE.

O primeiro passo é instalar o programa giFT e o plugin para a rede Kazaa. Os programadores do giFT ainda não lançaram uma versão oficial, portanto a única maneira de o obter é através de CVS. Para instalad o giFT corra os seguintes comandos:

Code Listing 9.1: Getting giFT

    # ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge gift-cvs
    # ACCEPT_KEYWORDS="~x86" emerge gift-fasttrack-cvs
  

Note: Em ambos os casos substitua "~x86" pela sua arquitectura.

Uma vez que o giFT é apenas um daemon, necessitamos de instalar um cliente. Existem vários clientes à disposição. Na Portage pode encontrar:

  • giftcurs - cliente em modo texto baseado na livraria Ncurses
  • giftoxic - cliente gtk2
  • giftui - mais um cliente em gtk2
  • Existem também outros clientes (verifique a página do projecto giFT), mas estes são os que está disponíveis na portage.

    Para configurar o giFT corra o comando giFT-setup. No passo onde lhe é perguntado que plugins usar insira: OpenFT:FastTrack. OpenFT tem que estar lá, senão não irá funcionar nada.

    Depois de ter instalado e configurado o giFT pode iniciar o programa executando o seguinte comando:

    Code Listing 9.2: Running giFT

        % giFT -d
        (cliente_gift_aqui (exemplo: giFTcurs para o pacote giftcurs))
        % giFTcurs
      

    Note: A dica desta semana foi submetida por Svyatogor

    10.  Frase/assinatura da semana

    Quote/Signature of the week está num hiato esta semana. Se vir uma frase ou assinatura engraçada nas mailing-lists, fórums web, ou canais de IRC Gentoo, não hesite em enviá-la para nós

    11.  Saidas, Adições e Mudanças

    Saidas

    Os seguintes programadores abandonaram recentemente a equipa Gentoo:

    • nenhum esta semana

    Adições

    Os seguintes programadores entraram recentemente para a equipa Gentoo Linux:

    • (lanius), printing
    • Stuart Herbert(stuart)
    • Joshua Charles Campbell(warpzero), SL
    • Greg Fitzgerald(gregf), printing

    Mudanças

    Os seguintes programadores mudaram recentemente de papel junto da equipa do Gentoo Linux:

    • nenhum esta semana

    12.  Contribua para a GWN (Notícias Semanais Gentoo)

    Interessado em contribuir para as Notícias Semanais Gentoo? Envie um email.

    13.  Feedback GWN

    Por favor envie-nos o seu feedback e ajude a tornar a GWN ainda melhor.

    14.  Informação acerca da subscrição da GWN

    Para subscrever as Notícias Semanais de Gentoo (GWN), envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

    Para cancelar a subscrição das Notícias Semanais de Gentoo, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org a partir do endereço de email que deseja remover da subscrição.

    15.  Outras Línguas

    As Notícias Semanais Gentoo estão disponíveis nas seguintes línguas:



    Print

    Page updated 21 de Julho de 2003

    Summary: Estas são as Notícias Semanais Gentoo (Gentoo Weekly Newsletter) para a semana de 21 de Julho de 2003.

    Yuji Carlos Kosugi
    Editor

    AJ Armstrong
    Contributor

    Michael Kohl
    Contributor

    Kurt Lieber
    Contributor

    Rafael Cordones Marcos
    Contributor

    David Narayan
    Contributor

    Gerald J Normandin Jr.
    Contributor

    Ulrich Plate
    Contributor

    Peter Sharp
    Contributor

    Kim Tingkaer
    Contributor

    Mathy Vanvoorden
    Tradução Holandesa

    Hendrik Eeckhaut
    Tradução Holandesa

    Jorn Eilander
    Tradução Holandesa

    Bernard Kerckenaere
    Tradução Holandesa

    Peter ter Borg
    Tradução Holandesa

    Jochen Maes
    Tradução Holandesa

    Roderick Goessen
    Tradução Holandesa

    Gerard van den Berg
    Tradução Holandesa

    Matthieu Montaudouin
    Tradução Francesa

    Martin Prieto
    Tradução Francesa

    Antoine Raillon
    Tradução Francesa

    Sebastien Cevey
    Tradução Francesa

    Jean-Christophe Choisy
    Tradução Francesa

    Steffen Lassahn
    Tradução Alemã

    Matthias F. Brandstetter
    Tradução Alemã

    Thomas Raschbacher
    Tradução Alemã

    Klaus-J. Wolf
    Tradução Alemã

    Marco Mascherpa
    Tradução Italiana

    Claudio Merloni
    Tradução Italiana

    Christian Apolloni
    Tradução Italiana

    Stefano Lucidi
    Tradução Italiana

    Yoshiaki Hagihara
    Tradução Japonesa

    Katsuyuki Konno
    Tradução Japonesa

    Yuji Carlos Kosugi
    Tradução Japonesa

    Yasunori Fukudome
    Tradução Japonesa

    Takashi Ota
    Tradução Japonesa

    Radoslaw Janeczko
    Tradução Polaca

    Lukasz Strzygowski
    Tradução Polaca

    Michal Drobek
    Tradução Polaca

    Adam Lyjak
    Tradução Polaca

    Krzysztof Klimonda
    Tradução Polaca

    Atila "Jedi" Bohlke Vasconcelos
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    Eduardo Belloti
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    João Rafael Moraes Nicola
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    Marcelo Gonçalves de Azambuja
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    Otavio Rodolfo Piske
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    Pablo N. Hess -- NatuNobilis
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    Pedro de Medeiros
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    Ventura Barbeiro
    Tradução Portuguesa (Brasil)

    Bruno Ferreira
    Tradução Portuguesa (Portugal)

    Gustavo Felisberto
    Tradução Portuguesa (Portugal)

    José Costa
    Tradução Portuguesa (Portugal)

    Luis Medina
    Tradução Portuguesa (Portugal)

    Ricardo Loureiro
    Tradução Portuguesa (Portugal)

    Sergey Kuleshov
    Tradução Russa

    Dmitry Suzdalev
    Tradução Russa

    Anton Vorovatov
    Tradução Russa

    Lanark
    Tradução Espanhola

    Fernando J. Pereda
    Tradução Espanhola

    Lluis Peinado Cifuentes
    Tradução Espanhola

    Zephryn Xirdal T
    Tradução Espanhola

    Guillermo Juarez
    Tradução Espanhola

    Jesús García Crespo
    Tradução Espanhola

    Carlos Castillo
    Tradução Espanhola

    Julio Castillo
    Tradução Espanhola

    Sergio Gómez
    Tradução Espanhola

    Aycan Irican
    Tradução Turca

    Bugra Cakir
    Tradução Turca

    Cagil Seker
    Tradução Turca

    Emre Kazdagli
    Tradução Turca

    Evrim Ulu
    Tradução Turca

    Gursel Kaynak
    Tradução Turca

    Donate to support our development efforts.

    Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.