Gentoo Logo

Jornal Semanal do Gentoo: 7 de fevereiro de 2005

Content:

1.  Notícias do Gentoo

Gentoo na Linux World Expo, edição de Boston

Faltando apenas uma semana para a versão da costa leste dos EUA da LWE abrir as portas, o time do Gentoo está pronto. Os desenvolvedores que farão parte do estande do Gentoo incluem Mike Frysinger, Chris Gianelloni, Dylan Carlson, Daniel Ostrow, Luke Macken, Jeffrey Forman, Rajiv Aaron Manglani e Chris Aniszczyk, auxiliados pelo organizador local Andrew Fant que esteve bem ocupado preparando tudo para o estande #6 no piso térreo do Centro de Convenções Boston Hynes. Visitantes ao estande do Gentoo irão encontrar Sparcs e x86, e um Mac Mini rodando Gentoo Linux/PPC entre as arquiteturas a amostra. A exibição começa terça-feira, 15 de fevereiro e acaba quinta-feira, 17 de fevereiro; aberta diariamente das 10:00 às 17:00 (16:00 na quinta-feira).

Dois milhões de mensagens

Mais um outro recorde no Fórum do Gentoo: A mensagem de número 2,000,000 desde a criação do fórum phpBB de suporte do Gentoo foi registrada na ultima Segunda-feira. Enquanto dezenas de usuários regulares estavam contemplando o total de mensagens que estava subindo até o número mágico, Naib de Birmingham no Reino Unido finalmente apertou o botão para submeter no tempo exato. Sua mensagem, combinando a claridade de expressão e poesia arrogante inglesa, foi em resposta a alguém perguntando como usar a função de tela cheia em programas sendo rodados no terminal. A resposta de Naib, marcada para a imortalidade: "Ctrl-Alt-F1"


Figure 1.1: Contador de mensagens no forums.gentoo.org, 31 de janeiro 2005 às 20:15 UTC

Fig. 1: 2Mposts

Novo canal de IRC, lista de discussão para pacotes multimídia do Gentoo

Jan Brinkmann anunciou duas novas plataformas de suporte para o sempre crescente número de pacotes no Portage lidando com aplicações de áudio e vídeo. #gentoo-media e um novo canal no irc.freenode.net onde mantenedores de pacotes multimídia se reunem, e uma nova lista de discussão, gentoo-media@gentoo.org, também foi criada para melhorar a comunicação entre desenvolvedores d multimídia. "Nos também queremos deixar mais fácil para os usuários do desktop entrarem em contato com os mantenedores de software relacionado a multimídia," diz Jan Brinkmann, esperando que o novo canal IRC e lista de discussão logo se tornem ambos "populares e populados," especialmente visando o recrutamento de novos desenvolvedores para áreas de multimídia com pouco colaboradores. Para assinar a lista de discussão, mande um email em branco paragentoo-media-subscribe@gentoo.org. Se você quiser ajudar no desenvolvimento de aplicações de som e vídeo, entre em contato com Jan Brinkmann.

2.  Para o futuro

Gentoo/FreeBSD

O projeto Gentoo/FreeBSD começou oficialmente em Agosto de 2004 com alguns ebuilds do sistema baseados no FreeBSD 5.2.1 e um portage overlay por Grant Goodyear (g2boojum). Como o lançamento do FreeBSD 5.3 se tornou iminente, o projeto fez o porte dos ebuilds do sistema para essa nova versão, que é a atual versão do projeto.

O projeto Gentoo/FreeBSD, como o próprio nome diz, e um esforço para se ter o conjunto de componentes do Gentoo rodando em cima do FreeBSD. Isso significa que, por exemplo, ao invés de se ter o kernel do Linux e a GNU LibC, terá-se o kernel do FreeBSD e a LibC do FreeBSD. Além disso, o projeto está trabalhando no porte do baselayout do Gentoo/FreeBSD de uma forma que tornará o gerenciamento do sistemas iniciais de inicialização tão fácil quanto no Gentoo Linux.

Apesar desse projeto ser relativamente novo, uma quantidade considerável de progresso foi feita. Os mais importantes progressos são:

  • Portage roda sem precisar de nehum patch.
  • o conjunto de ebuilds que baixa e instala pacotes específicos do FreeBSD está quase maduro e o processo de compilação do sistema e, de uma forma geral, sem dores.
  • Nós definimos um perfil do sistema e alguns pacotes que não são do FreeBSD que devem estar a disposição.

Neste momento, nós estamos trabalhando para estabilizar o conteúdo das tarballs de fonte de tal forma que elas irão suprir os requisitos mínimos de cada categoria (tarballs de fonte do sistema, no Gentoo/FreeBSD são separadas por categoria, como freebsd-lib, freebsd-usbin, etc).

Nossos esforços com o baselayout foram orientados em relação ao sistema de dependência do Gentoo trabalhando com as ferramentas de usuário do FreeBSD. Sem surpresa, algumas partes (principalmente envolvendo gawk) foram problemáticas, mas nós atualmente temos um pacote que pode gerar um sistema FreeBSD que funciona, e permite aos initscripts do Portage funcionar sem mudança. Mais trabalho e necessário para escrever initscripts para partes menos comuns do sistema do FreeBSD, e possivelmente atualizar o sistema para o baselayout 1.11 quando este tornar-se estável.

As metas para o futuro proximo incluem um conjunto de "stages" que serão usados na instalação do Gentoo/FreeBSD, o término do porte do "baselayout", e finalmente, o lançamento.

Em um esforço separado nós estamos pensando em um porte daglibc e do "GNU userland" para o kernel do FreeBSD. Se você estiver interessado em ajudar, entre em contato com Dylan Carlson. (veja também a mensagem do Robert Millan para a gentoo-dev, lista de discussão).

3.  Segurança do Gentoo

Gallery: vulnerabilidade de cross-site scripting

Gallery é vulnerável a ataques de cross-site scripting.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

ClamAV: Múltiplas vulnerabilidades

ClamAV contém duas vulnerabilidades que podem levar a Denial of Service e evasão da busca de vírus.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

ncpfs: Múltiplas vulnerabilidades

Os utilitários de ncpfs contem múltiplas falhas, potencialmente resultando em execução de código arbitrário remoto ou acesso de arquivos locais com privilégios elevados.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

FireHOL: criação de arquivo temporário insegura

FireHOL é vulnerável a ataques de links simbolicos (symlink), potencialmente permitindo que um usuário local sobre-escreva arquivos arbitrários.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

UW IMAP: contorno de autenticação em CRAM-MD5

UW IMAP contem uma vulnerabilidade no código que lida com autenticação do CRAM-MD5 permitindo o contorno do processo de autenticação.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

enscript: vulnerabilidades múltiplas

O enscript sofre de falhas de vulnerabilidade e desenho, potencialmente resultando na execução de código arbitrário.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

Squid: vulnerabilidades múltiplas

O Squid contém vulnerabilidades no código que lida com WCCP, HTTP e LDAP, o que pode levar a Denial of Service, contorno de controle de acesso, web cache e infecção de logs.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

Newspost: vulnerabilidade de buffer overflow

Um buffer overflow pode ser explorado para derrubar o Newspost remotamente e potencialmente executar código arbitrário.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

LessTif: vulnerabilidades múltiplas no libXpm

Vulnerabilidades múltiplas foram descobertas no libXpm, que é incluído no LessTif, que pode levar a execução de código remoto.

Para mais informações, por favor veja o Anúncio do GLSA

4.  Ouvido na comunidade

gentoo-dev

Gentoo/kFreeBSD

O desenvolvedor do Debian em visita Robert Millan postou para anunciar seu trabalho no porting do glibc e ferramentas de usuário GNU para o kernel do FreeBSD: "Eu comecei de um sistema Gentoo FreeBSD existente e gradualmente migrei-o para Glibc."

Independência do JSG?

Grant Goodyear tenta desvendar o status do Jornal Semanal do Gentoo: "O JSG é um jornal semanal que promove o Gentoo, ou é um jornal quase independente que é livre para criticar bem como evangelizar?" Quanta influência os desenvolvedores devem ter em seu conteúdo?

Bloqueios de if/else adequados em bash

Novamente, Ciaran McCreesh dá informações importantes sobre sintaxe de bash. Isto deve ser especialmente interessante para aqueles que contribuem ebuilds. Também, ele não nos aponta ao rascunho não-existente do documento, que se existisse, seria um bom recurso para todas questões sobre ebuilds.

suporte a gcc-4 no Gentoo

Para todos Gentooístas que gostam de brinquedos novo, Mike Frysinger adicionou ebuilds de gcc-4 ao portage. Elas estão mascaradas no momento e totalmente sem suporte, então se você quiser usá-las é a seu próprio risco! Os primeiros relatos são de tipos diferentes, de segfaults aleatórios até tudo funcionando perfeitamente parece ser possível. Aproveitem!

confusão sobre autotools

Um tempo atrás, as ebuilds de autoconf / automake / libtool foram modificadas. Muitos usuários agora reclamam que o portage quer instalar todas versões disponíveis, mas como Mike Frysinger explica: "As ebuilds antigas (autoconf-2.59-r5 / automake-1.8.5-r1 / libtool-1.5.2-r7) na verdade baixavam e instalavam múltiplas versões de cada pacote. Você achou que só tinha um autoconf, mas amigo você estava errado!"

5.  Gentoo internacional

Alemanha: encontro de usuários em Oberhausen na sexta-feira 11 de fevereiro

Oberhausen, casa dos "Friends of Gentoo e.V." e vários desenvolvedores ativos, é novamente o local de um Gentoo User Meeting no Gasthof Harlos, em si próprio no caminho de se tornar uma instituição no microcosmos do Gentoo alemão. Esta semana, preparativos para a conferência FOSDEM na Bélgica no final do mês estão na agenda, como também o notório Schnitzelplatte, uma copiosa quantidade de carne servida tradicionalmente nos encontros de Oberhausen. Os organizadores também estão trazer um dos Sun Blade 100 usados que foram comprados recentemente por vários desenvolvedores alemães de uma universidade suíça para o encontro, que irá ser em 11 de fevereiro, começando em torno de 19:00 CET.

6.  Gentoo na imprensa

Linux Magazin (Número 3/2005)

A alemã Linux Magazin traz um artigo do desenvolvedor do Gentoo Michael Kohl em seu número mais recente. Michael explica a ferramenta de engenharia de lançamentos catalyst e o processo de lançamento do Gentoo Linux em três páginas repletas de detalhes interessantes, mencionando exemplos de uso do catalyst para criar LiveCDs variantes como o lançamento alemão "Fizzle Wizzle" que incluí um ambiente completo de KDE rodando como o Knoppix do CD sem a necessidade de instalar no disco rígido. A revista impressa está disponível em bancas na Alemanha desde quinta-feira da semana passada, e também inclui um acompanhamento de uma instalação do Gentoo pelo editor Oliver Frommel.

O blog de David Berlind (31 de janeiro de 2005)

O colunista da CNET David Berlind postou um esclarecimento ao seu antigo anterior sobre o Gentoo e OpenSolaris de que falamos semana passada. Em seu artigo "Gentoo: Não somos o Napster do código livre" ele cita correio entre o desenvolvedor do Gentoo Pieter Van den Abeele e ele mesmo, reconhecendo que "o pessoal do Gentoo está disputando minha caracterização de suas tecnologias Portaris e Portage como sendo facilitadores como o Napster que podem pôr óleo nas engrenagens da violação de licença de código livre."

7.  Bugzilla

Resumo

Estatísticas

A comunidade do Gentoo usa o Bugzilla(bugs.gentoo.org) ara gravar e rastrear bugs, e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 23 de Janeiro de 2005 e 30 de Janeiro de 2005, a atividade no site resultou em:

  • 875 novos bugs durante o período
  • 661 bugs fechados ou resolvidos durante o período
  • 28 bugs previamente fechados foram reabertos no período

Dos 8006 bugs atualmente abertos: 105 são rotulados 'blocker', 245 são rotulados 'critical', e 601 são rotulados 'major'.

Ranking de bugs fechados

Os desenvolvedores e equipes que fecharam o maior número de bugs durante este período são:

Ranking de novos bugs

Os desenvolvedores e equipes aos quais foram atribuídos o trabalho de resolução do maior numero de novos bugs durante o período são:

8.  Saídas, adições e mudanças

Saídas

Os seguintes desenvolvedores deixaram a equipe do Gentoo recentemente:

  • Alexander Gabert
  • Andrew Bevitt (saída temporária)

Adições

Os seguintes desenvolvedores uniram-se a equipe do Gentoo:

  • Stefano Rossi (so) - Documentação
  • Andreas Pokorny (DieMumiee) - AMD64
  • Shigehiro Idani (idani) - tradução japonesa

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores recentemente mudaram de tarefa no projeto do Gentoo Linux:

  • Chris Gianelloni (wolf31o2) - Mudou de operação de engenharia de lançamentos para liderança estratégica
  • Tim Yamin (plasmaroo) - Novo líder de operação de engenharia de lançamentos

9.  Contribua para o JSG (GWN)

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal Gentoo? Envie-nos um email.

10.  Feedback do JSG (GWN)

Por favor envie-nos seu feedback e ajude a melhorar o JSG (GWN)

11.  Informações sobre assinaturas

Para assinar o Jornal Semanal do Gentoo (Gentoo Weekly Newsletter), envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar sua assinatura, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org do endereço sob o qual você está inscrito.

12.  Outras línguas

O Jornal Semanal do Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated February 7, 2005

Summary: Este é o Jornal Semanal do Gentoo da semana de 7 de fevereiro de 2005.

Ulrich Plate
Editor

Stephen Bennett
Autor

Dylan Carlson
Autor

Patrick Lauer
Autor

Otavio R. Piske
Autor

Marcelo Góes
Tradução Português do Brasil

Filipe Augusto
Tradução Português do Brasil

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.