Gentoo Logo

Jornal Semanal do Gentoo: 14 de março de 2005

Content:

1.  Notícias do Gentoo

Planet Gentoo lançado

Planet Gentoo foi lançado na semana passada, um website dirigido usando Planet que agrega todas entradas relacionadas ao Gentoo de weblogs de mais de 50 desenvolvedores contribuintes. O novo recurso tem a intenção de melhorar as comunicações entre as comunidades de usuários e de desenvolvedores, e melhorar a comunicação interna entre desenvolvedores.

Desenvolvedores contribuintes escrevem artigos em seus weblogs, que então são automaticamente publicados no Planet Gentoo, providenciando uma boa visão do que está sendo desenvolvido e como as coisas andam. Na hora de lançamento, o Planet tinha mais de 50 desenvolvedores contribuintes, e irá crescer quando mais desenvolvedores adicionarem seus feeds à lista das disponíveis.

O Planet Gentoo começou sua vida como uma proposta de melhoria. Seguindo uma longa fase de testes, agora está cheio de atividade. Todos desenvolvedores oficiais do Gentoo estão qualificados para inclusão de seu feed, contanto que seja em inglês e totalmente sobre assuntos do Gentoo, ou permitindo categorias de feeds que podem ser limitadas. Desenvolvedores que não foram listados ainda podem incluir-se enviando um e-mail para Daniel Drake, mesmo se ainda não tiverem seu próprio blog: Um weblog para começar pode ser providenciado para aqueles que precisam de um.

Conferência Gentoo UK

Grande comparecimento na conferência Gentoo UK no último sábado: em torno de 40 desenvolvedores do Gentoo encheram a University of Salford (perto de Manchester) para ir no evento do ano, organizado pela segunda vez consecutiva por Reuben Finch e Stuart Herbert. As apresentações incluíram palestras por Rob Holland sobre auditoria de código, Daniel Drake sobre projetos de kernel e relação com usuários, Tom Martin com sua tentativa de sucesso de mostrar como tirar o máximo de proveito da interface de linha de comando (e tornar o zsh um pouco mais popular), e os palestrantes convidados Harry Moyes da Manchester Wireless network initiative, e Gareth Bult e sua apresentação do Flash Linux project terminaram um curso de apresentações densas, principalmente técnicas e de grande proveito. Mas juntar os desenvolvedores em condições da vida real tem outras vantagens também: Tim Yamin e Daniel Drake sentaram-se juntos e trabalharam em alguns embelezamentos para o genkernel, e Stephen Bennett teve uma chance de demonstrar o Gentoo/FreeBSD com um sistema de init script para alguns colegas desenvolvedores. Fotos não estavam disponíveis na hora desta escrita, mas os organizadores prometeram editar um vídeo do evento. Agradecemos aos patrocinadores da conferência, o London Internet Exchange (LINX) e a University of Salford, por tornar possível oferecer esta conferência grátis para todos! E já que o segundo show é na verdade antes do show, planos para a edição de 2006 da conferência Gentoo UK já estão sendo feitos.

Note: Entradas de blog coladas por Daniel Drake, Tom Martin e Marcus D. Hanwell.

Gentoo pré-instalado: começam vendas do Pegasos Open Desktop Workstation

Alguns dias após da data anunciada no JSG, o ODW da Genesi com Gentoo instalado está agora disponível para compra online. Depois de receber muitas expressões de interesse no endereço de e-mail temporário, o Gentoo agora tem a habilidade de processar pedidos para as máquinas. Cada estação de trabalho é vendida através do novo site vendors.gentoo.org, a fundação irá receber uma doação de 100 USD da Genesi. Uma descrição detalhada do hardware que você compra está disponível na página do ODW, de onde você pode registrar e fazer seu pedido via a loja virtual Freescale.

2.  Ouvido na comunidade

gentoo-dev

Conversa sobre GLEPs

As últimas semanas viram a discussão de várias propostas de melhoria do Gentoo Linux, e como o sistema como é agora pode ser melhorado:

Idéia de meta-estrutura/organização

Brian Jackson apresenta um novo método de gerenciar desenvolvedores inativos: "Acho que devemos instituir um voto mensal de sobrevivência para livrar-nos de desenvolvedores que são inúteis. Acho que ajudaria muito mais que re-organizar a gerência novamente. Uma vez que tirarmos todos inúteis que só parecem reclamar da gerência, podemos viver felizes para sempre."

Política de keywords

Jason Wever dá conselho para outros desenvolvedores: "Eu gostaria de pedir que todos vocês relessem a política de keywords no Manual do Desenvolvedor. Em especial, eu gostaria de chamar sua atenção para a seção sobre "Atualização de Ebuilds". As pessoas estão tornando-se boas ultimamente em tirar keywords sem motivo e/ou não notificando ou arquivando um bug com as arquiteturas tiradas sobre o motivo."

3.  Gentoo Internacional

Alemanha: IT/Linux Days Lörrach

A "REGIO Messe" é um evento anual em uma região conhecida como "Trirhenia", com constituintes franceses, suíços e alemães sentando nos bancos do rio Reno. A conferência de quatro dias IT/Linux Days em Lörrach são parte do evento REGIO maior, e o Gentoo esteve presente nesta feira pela segunda vez consecutiva. Atendendo na cabine estava um time de apoiadores e desenvolvedores do projeto do Gentoo, Sebastian Müller (dakjo), Timo Antweiler (aZZe), Stefan Knoblich (stkn), e Tobias Scherbaum (dertobi123). O mesmo LiveDVD e CD já vendidos na FOSDEM em Bruxelas e Linuxtage em Chemnitz na última semana estavam disponíveis novamente (e podem ainda ser obtidos via Bittorrent. Na cabine, perguntas sobre o Gentoo Linux em arquiteturas "alternativas" dominaram o diálogo com visitantes, com uma dos pedidos mais freqüentes, surpreendentemente, sendo uma port para Sparc32. A ITDL do ano que vem será renomeada para "Minibit", e provavelmente o Gentoo estará lá novamente.


Figure 3.1: Impressões do IT/Linux Days

Fig. 1: Impressões

Note: Esquerda: maddog dando a palestra principal, centro: Tobias Scherbaum instalando Gentoo em um Mac Mini, direita: Sebastian Müller programando em um P4 de 3GHz (

Algumas pessoas podem ter problemas para encontrar a pequena cidade do Sul da Alemanha de Lörrach em um mapa. Não é o caso de Jon "maddog" Hall, evangelista do código aberto e lendário diretor executivo do Linux International: não só ele sabia onde ficava Lörrach, ficou durante o evento inteiro, e também identificou as partes mais interessantes rapidamente.


Figure 3.2: Abraçando o futuro: maddog visita a cabine do Gentoo

Fig. 2: Loerrach

Note: Esquerda para direita: Desenvolvedor do Gentoo Stefan Knoblich, Jon "maddog" Hall, pessoal de cabine Timo Antweiler e Sebastian Müller

Japão: O futuro da engenharia de software

Yoshiaki Hagihara, antigo líder de traduções do time japonês GentooJP, escreveu um livro sobre o futuro da engenharia de software no Japão. 日本のSEはこれからどうなるのか (O que irá acontecer com a engenharia de software do Japão?) é uma coleção de entrevistas com várias pessoas, de artistas de mangá a companhias de SE japonesas, e vários programadores profissionais estrangeiros e japoneses, incluindo três Gentooístas: Ion Mudreac, o homem atrás do website romeno do Gentoo, desenvolvedor do Gentoo Masatomo Nakano, reitor espiritual do projeto GentooJP, e co-fundador do GentooJP Hiroshi Senri. O livro, publicado por Shoeisha, é vendido online por 1575 JPY (15 USD).


Figure 3.3: Capa do livro de Yoshiaki Hagihara

Fig. 3: livro de SE

Alemanha: introdução do Gentoo para LUUSA

Apesar das aparências, os membros da LUUSA são um pessoal muito culto: o acrônimo significa "Linux and Unix Users Sankt Augustin", a LUG de uma comunidade perto de Bonn, a antiga capital alemã. Sebastian Bergmann teve a honra de fazer uma palestra sobre o Gentoo em geral em um encontro na última quinta, 10 de março de 2005 no centro comunitário de Bonn "Netzladen", em frente de uma audiência de cerca de 30 LUUSAs. Dois colegas desenvolvedores do Gentoo, Lars Weiler e Marc Hildebrand, passaram para apoiar Sebastian. Seus slides (incluindo capturas de tela do projeto do instalador do Gentoo) estão disponíveis em PDF, Flash e formato Openoffice Impress.


Figure 3.4: A audiência de LUUSA no Netzladen em Bonn

Fig. 4: LUUSA

4.  Gentoo na imprensa

Linux Format (Número 65)

A revista britânica Linux Format premiou sua seleção dos leitores anual dos melhores projetos no plano do código-aberto. O Gentoo recebeu os palmares em duas das três categorias para as quais foi nomeado: "Melhor suporte" foi para os Fóruns do Gentoo, de acordo com a Linux Format "sem dúvida embalado pelo retrato que o Gentoo deixou nestas páginas," e o prêmio para "melhor distribuição" de 2004 foi vencido pelo Gentoo, derrotando os suspeitos normais Mandrake, Fedora e SuSE. A Linux Format nota que "por uma margem razoável, as espórias vão para um novato relativo que ganhou muitos apoiadores nos últimos doze meses -- Gentoo. Parabéns!"

FAZ (7 de março de 2005)

Antecipando a feira de TI Cebit em Hannover, um dos principais jornais diários da Alemanha teve um artigo sobre "Programando para o benefício da humanidade" na edição da última Segunda-feira, escrita pelo free-lancer Detlef Borchers. "Quando uma feira de trocas estabelece-se como a maior feira de computadores do mundo, não tem muito a temer de uma perda de importância imediata. Mas a Cebit tem um problema, o mesmo problema que a Microsoft. E não são os únicos," escreve Borchers sobre o crescimento do desenvolvimento de código aberto. O artigo menciona o Gentoo em um parágrafo sobre os highlights da FOSDEM deste ano em Bruxelas, que Borchers considera "um tradicional evento de programadores," exemplificando as maneiras que o movimento de código-aberto podem parecer estranhos para pessoas que só conhecem ambientes Microsoft. Para ele, o Gentoo e os outros "clãs" que estiveram presentes com seus próprios DevRooms, parecem "como vilarejos espanhóis, mas escondendo atrás destes nomes estão construções de software vitais."

5.  Saídas, adições e mudanças

Saídas

Os seguintes desenvolvedores recentemente saíram do time do Gentoo:

  • Nenhum esta semana

Adições

Os seguintes desenvolvedores recentemente juntaram-se ao time do Gentoo Linux:

  • Carlos Silva (r3pek) - Kernel

Mudanças

Os seguintes desenvolvedores mudaram recentemente seus papéis dentro do projeto do Gentoo Linux:

  • Nenhum esta semana

6.  Segurança do Gentoo

mlterm: vulnerabilidade de integer overflow

mlterm é vulnerável a um integer overflow, que pode potencialmente permitir a execução de código arbitrário.

Para maiores informações, por favor veja o Anúncio da GLSA

KDE dcopidlng: criação de arquivos temporários insegura

O script dcopidlng é vulnerável a ataques de link simbólico, potencialmente permitindo que um usuário local sobre-escreva arquivos arbitrários.

Para maiores informações, por favor veja o Anúncio da GLSA

X.org: vulnerabilidade libXpm

Uma nova vulnerabilidade foi encontrada no libXpm, que é incluído no X.org, que pode potencialmente levar à execução de código remoto.

Para maiores informações, por favor veja o Anúncio da GLSA

Ethereal: vulnerabilidades múltiplas

Múltiplas vulnerabilidades existem no Ethereal, que podem permitir que um indivíduo malicioso rode código arbitrário ou trave o programa.

Para maiores informações, por favor veja o Anúncio da GLSA

libexif: vulnerabilidade de buffer overflow

libexif não valida certas entradas, tornando-o vulnerável a buffer overflows.

Para maiores informações, por favor veja o Anúncio da GLSA

7.  Bugzilla

Resumo

Estatísticas

A comunidade Gentoo usa o Bugzilla (bugs.gentoo.org) para gravar e rastrear bugs, notificações, sugestões e outras interações com a equipe de desenvolvimento. Entre 06 de março de 2005 e 13 de março de 2005, a atividade no site resultou em:

  • 765 novos bugs durante esse per�do
  • 405 bugs fechados ou solucionados durante esse per�do
  • 26 bugs previamente solucionados foram reabertos nesse per�do

Dos 8238 bugs atualmente abertos: 97 são rotulados 'blocker', 229 são rotulados 'critical', and 598 são rotulados 'major'.

Ranking de bugs solucionados

Os desenvolvedores e equipes que fecharam o maior número de bugs nesse período são:

Ranking de novos bugs

Os desenvolvedores e equipes aos quais foram atribuídos a resolução do maior número de bugs durante esse período são:

8.  Contribua com o JSG (GWN)

Interessado em contribuir com o Jornal Semanal do Gentoo? Envie-nos um email.

9.  Feedback do JSG (GWN)

Por favor envie-nos seu feedback e ajude-nos a melhorar o JSG (GWN).

10.  Informação sobre assinatura do JSG (GWN)

Para assinar o JSG (GWN), envie um email em branco para gentoo-gwn-subscribe@gentoo.org.

Para cancelar sua assinatura, envie um email em branco para gentoo-gwn-unsubscribe@gentoo.org do endereço de email sob o qual você está inscrito.

11.  Outras línguas

O Jornal Semanal do Gentoo também está disponível nas seguintes línguas:



Print

Page updated March 14, 2005

Summary: Este é o Jornal Semanal do Gentoo da semana de 14 de março de 2005.

Ulrich Plate
Editor

Daniel Drake
Autor

Patrick Lauer
Autor

Marcelo Góes
Tradução Português do Brasil

Fernando Vaz
Tradução Português do Brasil

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.