Gentoo Logo
Gentoo Spaceship

Get Started
Gentoo Handbook
Downloads

News
Security Announcements
Calendar
Infrastructure Status

Documentation
Gentoo Handbook
Featured Documentation
IBM dW/Intel article archive

Get Gentoo
Downloads
Mirrors

Community
Discussion Forums
IRC Channels
Mailing Lists
Report Issues
Planet (Blogs)
Online Package Database
Wiki
Contact Us
Sponsors

Get Involved
Report Issues
Help Wanted
Help maintaining packages
Discussion Forums
IRC Channels
Mailing Lists
Become a Developer
Offer Resources
Enhancement Proposals (GLEPs)
Source Repositories
Developer's Manual

Other
Developer List
Developer Map
Gentoo Stores
Projects

About
About Gentoo
Philosophy
Social Contract
Name and Logo Guidelines
Logos and themes
Screenshots




1.  Sobre o Gentoo Linux

Gentoo Linux... em um pôster

Gentoo Linux em um parágrafo

Nós produzimos o Gentoo Linux, um tipo especial de Linux que pode ser otimizado e personalizado automaticamente para quase qualquer aplicação ou necessidade. Extremo grau de configuração, performance e comunidade de usuários e desenvolvedores de qualidade são marcas da experiência do Gentoo.

Graças a uma tecnologia chamada Portage, o Gentoo Linux pode tornar-se um servidor seguro ideal, estação de desenvolvimento, desktop profissional, sistema de jogos, solução embedded ou qualquer outra coisa -- o que você quiser. Por causa de sua adaptabilidade quase ilimitada, nós chamamos o Gentoo Linux de uma metadistribuição.

O que é o Portage?

Portage é o coração do Gentoo Linux, e faz muitas funções chave. Uma delas, o Portage é o sistema de distribuição de software do Gentoo Linux. Para obter o software mais recente do Gentoo Linux, você digita um comando: emerge --sync. Este comando diz para o Portage atualizar sua "árvore do Portage" local via Internet. Sua árvore local do Portage contém uma coleção completa de scripts que podem ser usados pelo Portage para criar e instalar os últimos pacotes do Gentoo. Atualmente, nós temos mais que 10000 pacotes em nossa árvore do Portage, com atualizações e novos sendo adicionados a cada momento.

O Portage é também um sistema de construção e instalação de pacotes. Quando você quiser instalar um pacote, você digita emerge nomedopacote, ponto no qual o Portage constrói automaticamente uma versão personalizada do pacote de acordo com suas especificações exatas, otimizando-o para seu hardware e verificando que funções opcionais do pacote você quer ativadas -- e desativando as que você não quer.

O Portage também mantém seu sistema atualizado. Digitar emerge -u world -- um comando -- irá certificar que todos os pacotes que você quer em seu sistema são atualizados automaticamente.

Gentoo Linux

O Portage irá manter seu sistema Gentoo Linux tão "atualizado" quanto você quiser. E por causa disso, usuários experientes do Gentoo não prestam muita atenção a "novas versões" do Gentoo Linux -- afinal de contas, a última e melhor versão do Gentoo Linux está sempre disponível digitando o comando emerge --sync. Não há necessidade de esperar vários meses por uma "nova versão" do Gentoo Linux ser lançada, já que o Gentoo Linux é continuamente atualizado e refinado e estas melhorias são imediatamente disponibilizadas para você.

Claro, nós lançamos CDs oficiais do Gentoo Linux para que novas instalações do Gentoo Linux sejam tão atualizadas quanto o possível do início. Aqui está uma visão geral do que é incluído no lançamento mais recente do Gentoo Linux:

  • Suporte para processadores x86, AMD64, PowerPC, UltraSparc, Alpha e MIPS
  • Instalação baseada em LiveCD para x86, AMD64, PowerPC, UltraSparc e Alpha
  • Últimas versões estáveis do KDE e do GNOME
  • Vários kernéis de Linux otimizados
  • Ambiente de desenvolvimento GNU muito moderno
  • Excelente suporte a sistema de arquivos: ReiserFS, XFS, ext3, EVMS, LVM
  • Excelente suporte de hardware: NVIDIA, Creative Labs Live! e Audigy
  • OpenGL modular e sub-sistema de compilador (suporta múltiplas versões coexistentes)
  • Scripts de inicialização limpos e baseados em dependências
  • Nova iniciativa de segurança do Gentoo "hardened"
  • mais de 10000 pacotes do melhor e mais novo software
  • Capacidades melhoradas do Portage

Se o poder, flexibilidade e velocidade do Gentoo Linux tem apelo para você, nós encorajamos você a experimentá-lo. Não achamos que você ficará decepcionado.

História do Gentoo

Tudo começou com Tempo de Sobra. Tempo de descobrir, Tempo de experimentar. Foi assim que o criador do Gentoo, Daniel Robbins entrou no mundo do Linux. Ele começou com o Debian Linux, configurou umas aplicações, aprendeu os caminhos do Linux como a maioria dos usuários do Linux, experimentou umas distribuições e começou a ajudar uma distribuição chamada Stampede Linux. Logo, estava trabalhando no desenvolvimento do Stampede e seu sistema de gerenciamento de pacotes. Após um período de tempo e devido a certos problemas, ele decidiu criar sua própria distribuição.

Assim, nasceu Enoch. Daniel queria que o Enoch fosse uma distribuição incrivelmente rápida com capacidade de automatizar completamente a criação de pacotes e processo de atualização. Logo já existia um #enoch no irc.freenode.net e 10 desenvolvedores ajudando com a distribuição. Depois de um tempo, conforme o Enoch começou a ser melhorado, acharam que precisava de um novo nome. Chamaram de Gentoo Linux. Por volta da época em que o Gentoo estava chegando no lançamento de sua versão 1.0, Daniel comprou uma máquina nova e rápida. O modelo da placa-mãe tinha um chip com defeito que fazia o Linux travar quando ocioso e por causa disso o desenvolvimento do Linux paralizou-se completamente.

Já que não havia nada acontecendo com o Gentoo, Daniel mudou para FreeBSD. Ele gostou do que viu. Especialmente o sistema de "Ports". E então ele voltou para o mundo do Linux. Com a ajuda de desenvolvedores como Achim Gottinger, O Gentoo estava de volta e crescendo. O sistema de gerenciamento de pacotes inteiro foi redesenhado e chamado de Portage. O Gentoo está em desenvolvimento ativo desde então, com toneladas de funções sendo continuamente adicionadas através dos anos. Times de voluntários ajudam a manter o Gentoo super-atualizado e com patches para garantir a melhor segurança e estabilidade.

O modelo de desenvolvimento do Gentoo foi estendido para um método baseado em projetos completo, onde cada projeto desenvolve-se independentemente, mas cooperando com outros projetos do Gentoo. Encontros regulares entre os líderes de projetos (chamados "gerenciadores de projetos") mantêm o passo acelerado do desenvolvimento. A Gentoo Foundation foi criada para cuidar das finanças, proteção jurídica e controlar o desenvolvimento geral do Gentoo para mantê-lo em linha com o Contrato Social.

Em abril de 2004, Daniel decidiu abandonar suas responsabilidades de desenvolvedor do Gentoo. Nós somos todos muito gratos por todo trabalho que Daniel colocou no Gentoo e desejamos-lhe o melhor.

O Gentoo ainda continua a crescer, evoluir e melhorar - novos projetos são adicionados, novos desenvolvedores juntam-se ao time, novos pacotes são adicionados todos dias. A comunidade de desenvolvedores e usuários é sem dúvida o valor maior do Gentoo.



Atualizado 24 de novembro de 2005

A versão original deste documento foi atualizada em 17 de setembro de 2007

Resumo: Este documento conta um pouco sobre o Gentoo e suas funcionalidade. Também contém fatos históricos do Gentoo.

Donate to support our development efforts.

Copyright 2001-2014 Gentoo Foundation, Inc. Questions, Comments? Contact us.